Você sempre começa super empolgado um novo hábito, mas desiste dele rapidamente? Não consegue criar um ambiente favorável e vive se autossabotando?

No artigo de hoje, a gente vai entender como criar bons hábitos com base em 3 lições que James Clear fala em seu livro Hábitos Atômicos. Vamos lá?

Lição 1: Pequenas melhorias, grandes resultados

O conceito principal do livro Hábitos Atômicos de James Clear é o hábito atômico, que seria um comportamento pequeno, simples e repetitivo que, isoladamente, embora ele pareça insignificante, ele tem um grande impacto e poder de transformação no longo prazo.

Para James Clear, pequenas melhorias constantes geram grandes resultados no longo prazo. Isso porque quando você faz algo pequeno, mas de forma consistente, você tem um ganho exponencial no longo prazo, você ganha com o poder dos juros compostos. E pra exemplificar isso, ele fala do gráfico de você ser 1% melhor a cada dia.

Melhor a cada dia James Clear 1.png

De acordo com ele, quando você é 1% melhor a cada dia durante um ano, com o poder dos juros compostos, isso resulta em uma versão sua 37 vezes melhor. Já se você for 1% pior a cada dia, em um ano, isso significa que você vai chegar próximo de zero.

E o que a gente pode concluir a partir disso? Que pequenos esforços diários, ou seja, você caminhar por 10 minutos, você ler por 10 minutos, tudo isso vai se acumulando no longo prazo e no longo prazo isso tem um poder transformador.

Ou seja, para que você crie bons hábitos, você precisa aprender a ser 1% melhor todos os dias, procurando construir um sistema de pequenas mudanças diárias que te ajude a manter este hábito no longo prazo.

Porque quando você foca em ser 1% melhor a cada dia, quando você começa com pequenas mudanças, isso traz grandes resultados no longo prazo e isso te ajuda a ser constante. E ser constante te ajuda a fixar o hábito no longo prazo.

Lição 2: O poder da identidade

Imagine que um cigarro é oferecido a duas pessoas que estão tentando parar de fumar.

  • A primeira pessoa diz: “Obrigado, mas eu não fumo”.
  • Já a segunda diz: “Obrigado, mas eu estou tentando parar de fumar”.

Você percebe a diferença?

Enquanto a primeira pessoa diz que fumar não faz parte da vida dela, a segunda pessoa ainda acredita que ela é um fumante, ou seja, que ela está tentando ser uma coisa que ela não é.

Para James Clear, um ponto muito importante para você criar bons hábitos é focar na pessoa que você deseja ser, afinal, com quem você se identifica, você é.

Logo, se você vive dizendo que você é uma pessoa procrastinadora, você vai ser uma pessoa procrastinadora. Se você vive dizendo que você é uma pessoa preguiçosa, que não gosta de praticar atividade física, você vai ser uma pessoa preguiçosa, que não gosta de praticar atividade física. Se você é uma pessoa que vive dizendo que gosta muito de comer besteira e que não consegue ficar sem um docinho, você vai continuar sendo essa pessoa!

Isso porque os nossos comportamentos são sustentáveis quando eles estão em harmonia com a nossa autoimagem, ou seja, a maneira como a gente se percebe.

Por exemplo, você está tentando construir uma imagem de pessoa produtiva. Planejar é apenas um reflexo de ser uma pessoa produtiva. Então esse é um comportamento que está em harmonia com a autoimagem de ser pessoa produtiva.

Mas e como você muda a sua identidade? Com pequenas vitórias que reforcem essa nova identidade.

Por exemplo, se você está tentando se alimentar de forma mais saudável, pense no que uma pessoa que se alimenta de forma saudável faria durante o dia:

  • Esta pessoa comeria um hambúrguer no almoço ou ela tentaria comer uma refeição mais saudável?
  • Esta pessoa beberia mais água ou ela beberia mais refrigerante?

De acordo com James Clear, cada ação que você toma é um voto para o tipo de pessoa que você deseja ser.

Ou seja, preste muita atenção nas ações que você realiza diariamente, porque essas ações, elas estão encaminhando você para ser um tipo de pessoa.

🧠 Quer entender como criar e manter hábitos positivos no longo prazo? Então confira nosso Curso sobre Hábitos acessando aqui.

Lição 3: Cuidado com seu ambiente

Para James Clear, o ambiente é a mão invisível que molda o comportamento humano.

A verdade é que o nosso ambiente tem muita influência em nossos comportamentos e ações, moldando os tipos de hábitos que você tem.

Logo, se você é amigo de pessoas que só comem besteira e bebem muita cerveja, a probabilidade é que você seja também essa pessoa que bebe muita cerveja e que come besteira. Se você é amigo de pessoas que só falam mal da vida dos outros e que vivem julgando a vida dos outros, a probabilidade é que você seja esse tipo de pessoa também.

Da mesma forma, se você quer se alimentar de forma mais saudável e você só traz para dentro de casa alimentos saudáveis, não traz nenhum salgadinho e deixa as frutas e os legumes mais à vista, muito provavelmente você vai conseguir manter esse hábito.

A moral aqui é que você tem que gerenciar o seu ambiente de uma certa forma a fim de que ele ajude você a criar os seus bons hábitos e não atrapalhe.

E como você vai fazer isso? Algumas dicas são:

1. Projete seu ambiente de forma estratégica

Se você quer beber mais água, tenha uma garrafinha de água grande perto de você. Se você quer se alimentar de forma mais saudável, ter mais frutas à vista, não traga salgadinhos para dentro de casa e planeje as suas refeições no final de semana. Se você quer ler mais, deixe o seu livro em um local visível. Se você quer ser mais produtivo, coloque o seu celular no silencioso em outro cômodo.

2. Ambiente social

Um outro ponto importante é o ambiente social, ou seja, as pessoas com quem você convive.

Para criar bons hábitos, é importante que você esteja cercado de pessoas que têm os mesmos objetivos que você ou que têm os hábitos que você deseja ter, porque isso vai motivar você mais.

Como criar bons hábitos no App Flynow Produtividade?

Para criar um bom hábito no app FlyNow Produtividade:

  1. Na aba Hábitos, clique no ícone “+” localizado no canto inferior direito.
  2. Escolha o hábito de acordar cedo da Galeria de Hábitos (hábito já pré-preenchido que você pode usar e/ou adaptar) ou crie um hábito do zero clicando em Criar Próprio Hábito.
  3. Preencha as informações necessárias sobre o hábito e pronto! 🥳

Depois de um tempo, conforme você for realizando esse hábito, você terá acesso a estatísticas e gráficos sobre ele. Estes dados podem ser visualizados clicando no hábito em questão e acessando a aba Estatísticas.

🔥Ainda não tem o Flynow Produtividade baixado? Então faça o download agora mesmo clicando aqui! 🚀

👉 E se você gostou do artigo de hoje, você também vai gostar desse outro, sobre os 7 hábitos matinais de pessoas bem-sucedidas. Então, já clica nele em seguida para você continuar aprendendo! 📚