“O sucesso não depende de acertar cada mínimo detalhe, mas, em vez disso, identificar umas poucas prioridades centrais e transformá-las em poderosas alavancas.” (Charles Duhigg)
Você já se perguntou como pessoas como Michael Phelps transformam o comum em extraordinário?
Ou como algumas pessoas conseguem, ao mesmo tempo, perder peso, ser mais produtivas no trabalho e ainda chegar em casa a tempo para jantar com os filhos?
A resposta são os hábitos angulares, comportamentos que funcionam como uma alavanca que, ao longo do tempo, transforma tudo.
No blogpost de hoje, vamos conhecer o que são os hábitos angulares, como eles podem mudar a sua vida e quais hábitos angulares você pode incluir na sua rotina. Vamos lá?
Ainda não tem nosso App Flynow baixado? Então clique aqui! 🚀
Os hábitos angulares
Os hábitos angulares foram difundidos no livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg e significam hábitos capazes de desencadear uma série de mudanças na vida das pessoas, até mesmo em áreas que não estão ligadas, necessariamente, ao hábito aplicado em si.
Além disso, os hábitos angulares dizem que alguns comportamentos são mais importantes que outros na reformulação de empresas e vidas e influenciam o modo como as pessoas:
- Comem;
- Se divertem;
- Vivem;
- Gastam;
- E se comunicam.
Ao identificar essas “alavancas”, como diz Duhigg, você é capaz de gerar um efeito dominó que pode transformar sua vida.
Pense, por exemplo, na atividade física.
Você concorda que quando passamos a nos exercitar com regularidade mudamos alguns dos nossos comportamentos que não estão necessariamente ligados à atividade física?
Talvez você comece a se alimentar melhor, dormir mais cedo, se sentir menos ansioso e até mesmo seja mais produtivo.
Isso acontece porque o exercício físico é um hábito angular e, portanto, sua prática promove mudanças que vão** além da melhora da saúde** (o que seria o “benefício” principal), gerando um efeito dominó com todo o resto.
Conhecendo a história de Michael Phelps
Uma história contada por Duhigg em seu livro sobre o efeito dominó dos hábitos angulares é a de Michael Phelps, nadador profissional que conquistou trinta e sete recordes mundiais e o maior número de medalhas de ouro olímpicas em uma única edição, nas Olimpíadas de Pequim, na China, em 2008.
Tudo começou aos 7 anos de idade, quando Phelps iniciou a natação para gastar parte da energia que estava deixando sua mãe e seus professores malucos.
Quando um treinador, chamado Bob Bowman viu Phelps, seu torso comprido, suas mãos grandes e pernas relativamente curtas (que ajudavam a ter menor resistência na água), ele percebeu que o garoto poderia se tornar um campeão.
Só que havia um problema. Phelps era muito emotivo e tinha dificuldades para se acalmar antes das provas. Além disso, seus pais estavam se divorciando, o que tornava ainda mais difícil lidar com todo o estresse.
Bowman acreditava que, para um nadador, o segredo da vitória era criar as rotinas certas, com hábitos que tornassem o nadador mais forte mentalmente na piscina e foi o que ele fez com Phelps.
Primeiro, ele comprou um livro de exercícios de relaxamento e pediu que a mãe dele lesse para ele todas as noites.
Já quando Phelps era adolescente, ao final de cada treino, ele pedia a ele que “assistisse a fita de vídeo antes de dormir e quando acordar”.
“Assistir à fita” era uma metáfora que significava uma visualização mental da prova de natação perfeita.
Assim, antes de dormir e acordar, Phelps se imaginava pulando dos blocos e, em câmera lenta, nadando impecavelmente.
Ele via suas braçadas, as paredes da piscina, suas viradas, o momento da chegada e até qual seria a sensação de tirar a touca no final.
Junto com esta rotina, Phelps tinha outras rotinas centrais que faziam com que todos os outros hábitos, como sua dieta, treinamentos, alongamentos e sono se ajustassem por si próprios.
Lembra que eu falei que Phelps tem vários recordes mundiais? Um desses ele conseguiu nas Olimpíadas de Pequim, mostrando como os hábitos angulares são fundamentais.
Eram as Olímpiadas de Pequim e, assim que Phelps pulou na água, ele percebeu que havia algo errado. Havia umidade dentro dos seus óculos.
Na segunda volta, tudo estava ficando embaçado e, quando ele já estava na terceira virada e volta final, os óculos de Phelps estavam completamente cheios. Ele não conseguia enxergar nada.
Mas, apesar da situação, Phelps estava calmo. Todo o seu dia tinha ocorrido normal, de acordo com o plano. O óculos era apenas um pequeno desvio, para o qual ele estava preparado.
Bowman, seu treinador, achava que Phelps precisava se preparar para qualquer surpresa e, uma vez, fez com que ele nadasse em uma piscina no escuro.
Algumas das fitas na mente de Phelps incluíam problemas como aquele. Ele já tinha ensaiado mentalmente como proceder numa situação dessas.
Phelps então estimou quantas braçadas faltavam e começou a contar. Após 18 braçadas, ele começou a prever a parede.
Enquanto isso, ele ouvia a multidão gritando, mas não sabia se era para ele ou para outra pessoa. 20 braçadas e parecia que faltava apenas mais uma, era o que dizia a fita em sua cabeça.
Então ele deu uma vigésima primeira braçada enorme e, quando tirou os óculos, estava escrito “recorde mundial” ao lado do seu nome. Ele tinha ganhado outra medalha de ouro.
Depois da prova, ao ser interrogado por um repórter sobre como foi a sensação de nadar cego, Phelps respondeu: “Foi como eu imaginei que fosse”.
Afinal, ele já tinha vivido aquela situação em sua fita mental diversas vezes.
Hábitos angulares que podem mudar sua vida
Como vimos com o exemplo de Michael Phelps, os hábitos angulares têm um poder de transformação enorme.
Além disso, para quem está iniciando uma mudança de vida, escolher apenas um hábito angular pode ser um grande avanço.
Isso porque, uma vez que você começar a aplicar um hábito angular consistentemente, você começará a perceber diversas mudanças em outras áreas da sua vida.
Assim, para ajudar você a se inspirar, trouxemos alguns hábitos angulares que você pode começar hoje mesmo:
1) Exercícios físicos
Como já mencionado, o exercício físico é um excelente hábito angular, pois além de melhorar sua saúde em geral, a atividade física melhora a qualidade do seu sono, disposição, produtividade e, pode, até mesmo, fazer com que você queira se alimentar melhor.
2) Alimentação saudável
Ao nutrir seu corpo adequadamente, garantindo os nutrientes que ele precisa, você se tornará mais produtivo, terá mais energia e se sentirá com muito mais disposição.
3) Leitura
Além do conhecimento, através da leitura você terá a possibilidade de aprender novas habilidades, ter um melhor controle das emoções e melhorar sua memória e escrita.
4) Meditação
Além de trazer um bem interior intenso, a meditação ajuda no alívio da ansiedade, do estresse, no desenvolvimento do foco e torna mais fácil cair no sono à noite.
5) Acordar cedo
Um outro comportamento que é um hábito angular para mim é acordar cedo. Quando eu acordo cedo, parece que meu dia sai todo de acordo com o plano, como eram os dias de Michael Phelps.
E, para muitas pessoas, acordar cedo e ter estas horas extras são fundamentais para praticar atividade física, ler, meditar ou se dedicar a um projeto importante.
👉 E se você gostou desse blogpost, você também vai gostar desse outro sobre as 6 práticas do Milagre da Manhã. Então já clica nele em seguida para continuar aprendendo mais!