Você já parou para pensar em qual seria a única coisa que se você focasse tornaria o restante mais fácil ou desnecessário? Pois é, esta é a pergunta pilar do livro "A única coisa".

De acordo com os autores, Gary Keller e Jay Papasan, para se obter sucesso, é necessário ir ao núcleo das coisas e ser simples, se preocupando apenas com o que é prioridade. Além disso, no livro, também é trabalhado o efeito dominó, ou seja, como uma única peça pode movimentar muitas outras.

Nesse sentido, quando uma única coisa, a coisa certa, é posta em movimento, ela pode tombar muitas outras. Logo, para criar resultados extraordinários é necessário criar um efeito dominó em todas as áreas da sua vida.

Por isso, se você quer saber mais sobre este livro, trouxemos alguns conceitos importantes dele que você pode aprender e aplicar na sua vida para obter mais sucesso e resultados extraordinários. Vamos lá?

Qual é o caminho simples para a produtividade?

carl-heyerdahl-KE0nC8-58MQ-unsplash.jpg

No livro, os autores falam a respeito do caminho simples para a produtividade, defendendo a ideia da única coisa. Porém, para chegar nisto, antes você deve se fazer a pergunta foco.

A pergunta foco nada mais é do que uma pergunta que deve ser feita antes de dar o primeiro passo. Além disso, todas as respostas posteriores irão depender da qualidade da pergunta foco, e é por isso que ela é a primeira peça do dominó. Ainda, a pergunta foco têm duas funções: encontrar a direção certa de sua vida e encontrar a atitude certa.

"Ok, mas qual é a pergunta foco?", você deve estar se perguntando. Para que esta pergunta cumpra de forma eficaz as duas funções anteriormente citadas, os autores criaram a sua fórmula, que é: "Qual é a única coisa que eu posso fazer, de modo que, ao fazê-la, todas as outras coisas se tornem mais fáceis e desnecessárias?"

A partir desta pergunta, você precisa escolher uma coisa, somente uma. Essa coisa pode ser uma direção para sua vida, para sua carreira, um conhecimento que se quer dominar, uma imagem de você mesmo que quer passar às outras pessoas, como quer ser lembrado, etc.

Também é importante que você faça essa pergunta para todas as áreas da sua vida, sejam elas trabalho, negócios, saúde, relacionamentos, financças, etc. Por isso, eu te pergunto: qual é a pergunta foco de cada área da sua vida?

Como obter resultados extraordinários?

xps-8pb7Hq539Zw-unsplash.jpg

Mais adiante no livro, os autores apresentam conceitos para implementar a única coisa na sua vida e também quais fatores são necessários para conquistar resultados extraordinários, como produtividade e propósito.

De acordo com os autores, apesar de ser um elemento aparente de uma pessoa ou empresa de sucesso, a produtividade é apenas a ponta do iceberg, ou seja, quanto mais produtivas são as pessoas, mais propósito e prioridade motivam essas pessoas.

Além disso, ainda segundo os autores, produtividade e propósito é uma combinação que diz aonde iremos e o que é mais importante para nós. Dessa forma, suas atitudes diárias devem estar de acordo com o seu propósito e sua prioridade. Por isso, quando se define um propósito, você se torna mais convicto e toma decisões mais rápidas, seu propósito passa a ser a única coisa que a sua vida gira em torno.

Ainda, sempre que se define um trajeto ou destino, é necessário estabelecer prioridades, porque o propósito sem prioridades não tem poder nenhum.

Os 4 ladrões de produtividade

magnet-me-LDcC7aCWVlo-unsplash.jpg

Para terminar este post sobre este livro incrível, iremos falar sobre quais são os 4 ladrões de produtividade, que você deve prestar muita atenção. São eles:

Ladrão número 1: Inabilidade de dizer não

Se você quer ser produtivo, precisa aprender a dizer não para as coisas que te tiram do seu caminho. Por exemplo, se você sabe que tem uma tendência a ficar mexendo demais em suas redes sociais quando deveria estar trabalhando ou fazendo outra coisa, você tem que aprender a criar maneiras de dizer não a esse vício, como por exemplo, desinstalar o app do Instagram, colocar o seu celular longe quando estiver trabalhando, etc.

Aprender a dizer não é um dos primeiros passos para se tornar mais produtivo. Citando Steve Jobs: "Foco é dizer não".

Ladrão número 2: Medo do caos

Quando se estabelece um caminho voltado para uma única coisa, outras coisas acabam ficando para trás. Por isso, é importante aprender a não ter medo do caos.

Além disso, o sucesso que você obterá ao seguir uma única coisa irá compensar e tornar suportável a convivência com um pouco de desorganização de outras áreas.

Ladrão número 3: Maus hábitos de saúde

Escolher uma única coisa não signfica sacrificar a sua saúde, afinal, é preciso gerenciar sua energia enquanto se faz o que precisa ser feito. Uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e relacionamentos saudáveis não irão somente te deixar mais saudável nos quesitos físicos e emocional, como também contribuir para a sua produtividade.

Ladrão 4: Ambiente desfavorável

Por fim, o último ladrão é um ambiente que não apoia os seus objetivos. Por isso, é essencial certificar-se de que as pessoas e o ambiente físico ao seu redor apoiem você, a fim de que gere otimismo e sustentação para a sua jornada.

Se você se interessou pelo livro e gostaria de lê-lo, você pode adquiri-lo no link abaixo:

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Abaixo, deixamos alguns posts sugeridos que podem te interessar: