Desde os primórdios da evolução, os seres humanos desenvolveram a capacidade de se locomover para buscar alimentos, fugir de predadores e interagir com o ambiente.

Ou seja, toda nossa estrutura corporal evoluiu, ao longo dos milhares de anos, para sermos ativos e nos envolvermos em atividades físicas.

Em outras palavras, nosso corpo foi feito para o movimento.

E a verdade é que a prática regular de atividade física tem muitos benefícios, como melhora da sua saúde geral, redução do estresse, aumento da energia e da felicidade.

Mas, e como criar o hábito do exercício físico? Talvez você esteja se perguntando.

Bom, a boa notícia é que existe um passo a passo super simples que vai te ajudar a fixar a atividade física na sua rotina de uma vez por todas e aprender a gostar de se exercitar.

Assim como no vídeo de como criar o hábito de ler, estas dicas do vídeo de hoje serão baseadas nas 4 leis de criação de um hábito do livro Hábitos Atômicos, de James Clear. Vamos lá?

👟 1. Tenha um ritual fixo

Conforme vimos com o hábito da leitura, a primeira regra para criar um hábito é tornar este hábito claro.

Você pode fazer isso criando um ritual fixo para ele, a fim de que seu cérebro entenda que está na hora de se exercitar.

No caso da atividade física, você pode imaginar o seguinte ritual fixo:

“Todos os dias, às 8h da manhã, eu vou vestir minha roupa de praticar exercício e fazer 5 minutos de polichinelos e agachamentos no tapete da minha sala.”

Dessa forma, você deixou perfeitamente claro qual horário você fará atividade física, por quanto tempo e onde.

É importante realmente marcar o hábito como um compromisso na sua agenda, pois isso aumentará as chances de você cumprir com ele.

Aqui você também pode usar o empilhamento de hábitos, amarrando o seu hábito de praticar atividade física a algum outro hábito que você já tem.

Vamos supor que você chega em casa do trabalho ou da faculdade às 18h e você sempre entra em casa e pendura a chave em algum lugar perto da porta.

Podemos aproveitar este hábito que você já tem (o de pendurar a chave), para amarrar seu hábito de fazer atividade física:

"Após eu pendurar minha chave (HÁBITO ATUAL), eu vou vestir minha roupa de exercício e fazer 5 minutos de exercício no tapete da minha sala (HÁBITO NOVO)”.

💪 2. Escolha uma atividade física que você goste

O próximo passo é tornar o hábito atraente e, para isso, você vai refletir sobre o tipo de exercício físico que você gosta, para que o hábito seja mais prazeroso.

Há pessoas que gostam de correr, outras que gostam de caminhadas, outras que gostam de malhar em uma academia, outras gostam de algum praticar algum tipo de luta.

Independente de qual tipo de exercício seja o seu favorito, tente se exercitar por pelo menos 5 minutos, todos os dias.

Se você ainda achar que 5 minutos é desafiador, apenas vista sua roupa de ginástica. Somente este simples hábito já torna mais fácil se motivar para treinos mais longos no futuro.

Uma outra dica para tornar o hábito de praticar atividade física ainda mais atraente é assistir alguns minutinhos da sua série favorita ou algum vídeo que você goste enquanto se exercita.

3. Foque no longo prazo

A terceira lei para criar hábitos de James Clear é tornar o hábito fácil.

Isso porque, quando estamos criando um hábito, temos muita resistência para praticá-lo e encontrar maneiras de torná-lo fácil é fundamental para não desistirmos.

Além do exemplo da dica anterior, de apenas vestir a roupa de ginátisca, você também pode definir fases para o seu hábito, como, por exemplo:

  • Fase 1 (duração de 1 mês): exercitar-se 5 minutos por dia;
  • Fase 2 (duração de 1 mês): exercitar-se 10 minutos por dia;
  • Fase 3 (duração de 1 mês): exercitar-se 20 minutos por dia.

Neste exemplo, ao final de três meses, você estará se exercitando 20 minutos por dia. Lembrando que você pode continuar “passando de nível” até você alcançar sua quantidade ideal de minutos de exercício físico.

Além disso, caso em algum dia você sinta muita resistência, você pode sempre realizar uma versão muito menor, ou seja, um mini-hábito, para apenas não falhar.

Se você está na fase de se exercitar 10 minutos por dia, mas já são 21h e você percebe que esqueceu o hábito e não quer deixar de fazê-lo, você pode realizar uma versão menor, fazendo apenas 10 flexões, por exemplo.

Assim você não deixa de cumprir com o seu hábito.

Outro ponto importante é tornar seu ambiente favorável. Você pode fazer isso separando a roupa de praticar atividade física e o tênis na noite anterior para quando acordar no outro dia, vê-los e se lembrar de se exercitar.

🔥 Quer entender como você pode criar e manter de forma fácil qualquer hábito que quiser? Então conheça nosso nosso Curso sobre Hábitos acessando aqui! ✨

👣4. Monitore seu progresso

Por fim, a última lei para criar hábitos de James Clear é tornar o hábito satisfatório e quer algo melhor para nos motivarmos a continuar com o hábito do que vermos o quanto estamos progredindo?

Ao rastrear seu hábito dia após dia, você verá seu progresso e sentirá um sentimento de invencibilidade e satisfação ao ver o quanto você é capaz.

Além disso, você terá uma prova visual (os dias concluídos) de que você está conseguindo ser a sua melhor versão, o que te motivará ainda mais.

Lembrando que você pode rastrear seus hábito no nosso App Flynow na aba hábitos e observar seu desempenho, total de dias realizados, maior sequência do hábito e outras informações valiosas.

📅 Bônus: Use a Regra dos Dois Dias

Conforme vimos no vídeo sobre o hábito da leitura, a Regra dos Dois Dias define que você não deve ficar mais do que um dia sem realizar o hábito.

Logo, se você não se exercitou em algum dia, no próximo você deve, obrigatoriamente, se exercitar.

Além de permitir cobrir possíveis imprevistos que podem acontecer, a regra dos dois dias permite que você obtenha uma certa constância ao realizar o seu hábito.

Assim, pensando no hábito de praticar atividade física, nunca fique mais do que um dia sem exercitar!

🚀 Adicionando um hábito no App Flynow

Quer tornar todo o processo de criação do seu hábito de se exercitar mais fácil? Então vamos entender como você pode criar o seu hábito no nosso App Flynow!

Na aba “Hábitos”, clique no botão de “+” localizado no canto inferior direito.

A tela Galeria de Hábitos apresenta os hábitos mais populares já pré-preenchidos e você pode escolher um destes hábitos e adaptá-lo ou pode criar um hábito do zero.

Para criar um hábito do zero, basta clicar em Criar próprio Hábito.

Em seguida, na tela Adicionar Hábito, insira as seguintes informações:

  • Hábito: O hábito a ser realizado.
  • Gatilho: O que te faz realizar o hábito, podendo ser uma ação realizada anteriormente, um sentimento ou um local.
  • Recompensa: Benefício da realização do hábito.
  • Categorias: Área da Roda da Vida relacionadas ao hábito.
  • Dia: Data para a realização da tarefa.
  • Horário: Intervalo da realização do hábito.
  • Notificações: Lembretes para a realização da tarefa.
  • Frequência: Frequência de ocorrência da tarefa. Ex: Só Hoje, Diária, Seg a Sex, Toda Segunda,Terça e Quarta.
  • Meta diária: Como contabilizar a realização diária do hábito. Ex: 20 páginas, 2000ml, 10 repetições. Se não definido uma meta diária, a contabilização do hábito é o marcar como realizado ou não.

Para conhecer o tutorial completo do nosso App Flynow Produtividade, confira este nosso post.

🚀 Ainda não tem nosso App Flynow baixado? Então clique aqui!