“A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo”.
Muito provavelmente você já ouviu esta frase, do icônico filme Rei Leão, e ela pode ser aplicada, da mesma maneira, para os hábitos.
Ninguém começa se exercitando 1 hora por dia. Ninguém começa lendo 20 páginas por dia. A jornada sempre parte de um primeiro passo, ou seja, de uma versão muito menor daquilo que você deseja. E é aí que entram os mini-hábitos.
Os mini-hábitos são posturas muito pequenas do hábito que você deseja alcançar e funcionam porque auxiliam no processo de fixação do hábito, uma vez é muito fácil realizá-los.
Por isso, se você quer saber mais sobre os mini-hábitos e como você pode aplicá-los para adquirir os hábitos que você deseja, continue lendo. Neste post, vamos te contar 3 lições sobre hábitos do livro Mini-hábitos!
Ainda não tem nosso App Flynow baixado? Então clique aqui! 🚀
O que são mini-hábitos?
Um mini-hábito pode ser definido como uma postura positiva muito pequena que você se obriga a fazer todos os dias, ou seja, algo pequeno demais para dar errado.
Mas, por que os mini-hábitos são interessantes?
Porque quando estamos começando um hábito novo, há uma resistência enorme. Assim, ao se utilizar de passos pequenos demais e quase impossíveis de não serem realizados, você consegue ir executando o hábito e ir fixando-o aos poucos até conseguir realizar uma versão maior dele.
Além disso, ao seguir a estratégia dos mini-hábitos, você obterá resultados extraordinários. Primeiramente, existem grandes chances de você fazer repetições extras, após, é claro, você ter deixado aquela resistência inicial de lado.
Em segundo lugar, com os mini-hábitos, você criará uma rotina. Mesmo que você não realize repetições extras, como o hábito é “fácil demais para ser deixado de lado”, o comportamento gradual vai começar a se tornar um (mini-)hábito.
Por fim, outro aspecto importante dos mini-hábitos que garantem o seu sucesso é o fato de que, por serem passos pequenos, você consegue obter sucesso constante. Isso elimina aquele sentimento de culpa e insuficiência que acompanha o fracasso e fará com que você queira repetir o hábito da próxima vez, porque você obteve uma “recompensa” positiva com ele.
3 lições sobre hábitos do livro Mini-hábitos
Lição 1: Fazer um pouquinho é infinitamente maior e melhor do que não fazer nada
A primeira lição do livro Mini-hábito é que fazer um pouquinho é infinitamente maior e melhor do que não fazer nada.
No livro Hábito Atômicos, James Clear fala sobre uma regra que ilustra bem essa lição: a Regra do 1%.
Pense em ter como meta ser 1% melhor todos os dias. Pode parecer pouco, né?
Mas a verdade é que é muito! Ser 1% melhor todos os dias está relacionado ao poder da composição. Se nos tornarmos 1% melhor todos os dias, isso resulta em 37 vezes melhor em um ano.
Ao ler uma página num dia, isso pode não resultar em muita diferença. Porém, ao se fazer a mesma coisa por meses e até anos, a mudança é gigantesca.
Por isso, é muito melhor e maior fazer um pouquinho todos os dias do que não fazer nada.
Lição 2: Fazer um pouquinho todo dia produz um impacto muito maior do que fazer muito em um dia
A segunda lição diz que fazer um pouquinho todo dia tem um impacto muito maior do que fazer muito em um dia.
Mas por que isso?
Porque, fazer 1 hora de exercício em um dia só e não mais não irá mudar nada. Mas fazer 10 minutos todos os dias por meses e anos vai.
Isso porque, fazer um pouquinho todo dia já basta para transformar um mini-hábito em um hábito para a vida toda.
E é isso o que queremos dos hábitos: uma postura que seja realizada diariamente, não somente uma vez e acabou. O que importa, no final das contas, é realizar o hábito diariamente.
Lembre-se que ninguém ficou sarado treinando apenas um dia e que ninguém aprendeu uma língua nova estudando apenas um dia.
Lição 3: Dedique mais energia e ambição a repetições extras, não a requisitos maiores
Por fim, a última lição dos mini-hábitos é dedicar mais energia e ambição a repetições extras, não a requisitos maiores. Isso porque, no começo dos mini-hábitos, é normal ficarmos ansiosos para progredir muito.
Entretanto, para que você consiga sustentar um hábito no longo prazo, é essencial que seja um requisito que você consiga manter. Além disso, apesar de requisitos maiores serem bons no papel, as ações são o que realmente contam.
Por isso, prefira ser a pessoa com objetivos constrangedores e resultados impressionantes do que ser a pessoa com objetivos impressionantes e resultados constrangedores.
📚 Gostou das 3 lições sobre hábitos do livro Mini-hábitos e gostaria de lê-lo? Você pode adquirir o livro neste link. 🤩