A leitura é um daqueles hábitos que todos desejam cultivar, mas com tantas distrações modernas, parece praticamente impossível conseguirmos direcionar nossa atenção para ler algumas páginas.
Mas, a boa notícia é que existe um passo a passo que vai te ajudar a entender como criar o hábito de ler de forma super simples, para que você tenha mais conhecimento, se torne uma pessoa mais interessante e consiga alcançar seus objetivos.
No vídeo de hoje, vamos conhecer 4 dicas (+ 1 dica bônus) que vão te ajudar a fixar o hábito da leitura em sua rotina de uma vez por todas, baseadas nas 4 leis de criação de um hábito do livro Hábitos Atômicos, de James Clear. Vamos lá?
☕1. Tenha um ritual fixo
A primeira regra para criar um hábito, de acordo com o James Clear, é tornar o hábito claro. Você pode fazer isso criando um ritual fixo para ele.
Entenda: nosso cérebro adora padrões e, para que algo se torne um hábito, é necessário que certas condições se repitam.
Ter um ritual fixo ajudará seu cérebro nisso, fazendo com que ele entenda que está na hora de praticar um determinado hábito.
Você pode criar um ritual fixo para o hábito da leitura definindo, previamente, um horário e um local para iniciar este hábito.
Um exemplo seria:
"Todos os dias, às 7h da manhã, eu vou ler 2 páginas de um livro no sofá da minha sala enquanto bebo uma xícara de café".
Dessa forma, toda vez que estiver próximo das 7h da manhã e você estiver no sofá da sua sala com uma xícara de café na mão, você saberá que está na hora de começar a ler.
Uma outra dica para tornar seu hábito claro é usando o empilhamento de hábitos, ou seja, amarrar seu novo hábito a um hábito que você já tem.
Por exemplo: "Após eu tomar o meu café da manhã (HÁBITO ATUAL) eu vou ler 2 páginas de um livro (HÁBITO NOVO)".
😍2. Leia sobre o que você gosta
O próximo passo é tornar o hábito atraente.
Para isso, você pode começar lendo livros de assuntos que você goste, pois assim você estará estabelecendo o hábito e também se divertindo!
Se você se interessa pelo universo de magia, fantasia e aventura, você pode escolher livros que também abordem esse tema, como os da saga do Harry Potter ou O Hobbit.
Aqui vale qualquer assunto, só não vale escolher um livro sobre investimento se você não gosta desse assunto, pois assim o hábito se tornará um fardo e será mais difícil mantê-lo.
Além disso, conforme seu hábito for se fixando, você pode incluir alguns livros sobre assuntos que você também deseja aprender.
Você também pode tornar o hábito atraente lendo algumas páginas enquanto aprecia um delicioso café, cappuccino, chá ou alguma outra bebida que você goste muito.
⏳3. Foque no longo prazo
A terceira lei para criar hábitos de James Clear é tornar o hábito fácil.
A verdade é que, ao iniciar um hábito, começar pequeno e ir aumentando a quantia deste comportamento aos poucos é fundamental para não desanimarmos e desistirmos completamente.
Uma das maneiras de se fazer isso é definindo fases para seu hábito.
Um possível exemplo seria:
- Fase 1 (duração de 1 mês): ler 2 páginas por dia (ou 2 minutos).
- Fase 2 (duração de 1 mês): ler 7 páginas por dia (ou 7 minutos).
- Fase 3 (duração de 1 mês): ler 12 páginas por dia (ou 12 minutos).
Neste exemplo, ao final de três meses, você estará lendo 12 páginas por dia. Lembrando que você pode continuar “passando de nível” até você alcançar sua quantidade ideal de leitura de páginas.
Outro ponto importante para tornar seu hábito fácil é tornar seu ambiente favorável à execução deste comportamento.
Por exemplo, se você lê todo dia após acordar, uma ótima maneira de tornar esse hábito mais fácil é deixar o livro no criado-mudo do lado da sua cama.
Assim, todo dia quando você acordar e olhar para o livro, você vai se lembrar do hábito.
🔥 Quer entender como você pode criar e manter de forma fácil qualquer hábito que quiser? Então conheça nosso nosso Curso sobre Hábitos acessando aqui! ✨
👣4. Rastreie seu hábito
Por fim, a última lei para criar hábitos de James Clear é tornar o hábito satisfatório, ou seja, fazer com que a execução dele traga algum sentimento bom que faça com que você queira repeti-lo da próxima vez.
Uma maneira de fazer isso é rastrear o seu hábito, pois conforme você for dando "concluído" dia após dia, você se sentirá mais motivado a realizar mais, além de impedir que você falhe em um determinado dia ao ver todo aquele progresso que você já tem.
Além disso, rastrear seu hábito é uma prova visual que colabora para o tipo de pessoa que você deseja ser, ou seja, você tem provas concretas (ou melhor, ações) de que você está conseguindo ser esse tipo de pessoa, te motivando mais também.
Lembrando que você pode rastrear seus hábito no nosso App Flynow na aba hábitos e observar seu desempenho, total de dias realizados e maior sequência do hábito.
📅 Bônus: Use a Regra dos Dois Dias
Se você nunca ouviu falar na Regra dos Dois Dias, ela estabelece que não se deve ficar mais do que um dia sem realizar o hábito.
Em outras palavras, se você não realizar o hábito em determinado dia, isso significa que, obrigatoriamente, você deve realizá-lo no outro dia.
Mas por que esta regra é importante?
A verdade é que quando estamos criando um hábito, ser constante, ou seja, não deixar de praticar o hábito, é fundamental.
Assim, com a regra do dois dias, você consegue manter essa constância, aumentando as chances do hábito ser continuado no longo prazo.
Além disso, esta regra também ajuda a cobrir imprevistos. Isso porque, quando não realizamos o hábito em um dia, a probabilidade de não realizarmos ele no próximo dia é muito grande e com essa regra prevenimos isso.
🚀Adicionando um hábito no App Flynow
Quer facilidade no seu processo de criação de hábitos? Então fica comigo para entender como você pode criar todos seus hábitos no nosso app!
Na aba “Hábitos”, clique no botão de “+” localizado no canto inferior direito.
A tela Galeria de Hábitos apresenta os hábitos mais populares já pré-preenchidos e você pode escolher um destes hábitos e adaptá-lo ou pode criar um hábito do zero.
Para criar um hábito do zero, basta clicar em Criar próprio Hábito.
Em seguida, na tela Adicionar Hábito, insira as seguintes informações:
- Hábito: O hábito a ser realizado;
- Gatilho: O que te faz realizar o hábito, podendo ser uma ação realizada anteriormente, um sentimento ou um local;
- Recompensa: Benefício da realização do hábito;
- Categorias: Área da Roda da Vida relacionadas ao hábito;
- Dia: Data para a realização da tarefa;
- Horário: Intervalo da realização do hábito;
- Notificações: Lembretes para a realização da tarefa;
- Frequência: Frequência de ocorrência da tarefa. Ex: Só Hoje, Diária, Seg a Sex, Toda Segunda,Terça e Quarta;
- Meta diária: Como contabilizar a realização diária do hábito. Ex: 20 páginas, 2000ml, 10 repetições. Se não definido uma meta diária, a contabilização do hábito é o marcar como realizado ou não.
Para conhecer o tutorial completo do nosso App Flynow Produtividade, confira este nosso post.
🚀 Ainda não tem nosso App Flynow baixado? Então clique aqui!