Por definição, a motivação nada mais é do que um impulso que faz com que as pessoas ajam para alcançar seus objetivos.

Mas, e se eu te contar que confiar 100% na motivação para praticar seus hábitos e executar os passos diários que te ajudarão a conquistar suas metas é uma grande furada?

No artigo de hoje, vamos conhecer a verdade por trás da motivação, e porque ela não é a sua melhor aliada para uma vida mais produtiva e exitosa.

Entendo a motivação

como sair da mediocridade.png

Para Stephen Guise, autor do livro Mini-Hábitos, existe um grande problema com a motivação: o fato de que ela só funciona às vezes.

Isso significa que, em alguns dias, você pode acordar super motivado e em outros simplesmente não.

Mas, o problema maior ainda é que, praticar seus hábitos ou os passos necessários para alcançar seus objetivos são ações que, em sua grande maioria, precisam ser executadas diariamente.

Logo, como você pode confiar na motivação se ela só funciona às vezes sendo que era necessário que ela funcionasse sempre?

Assim, de acordo com Stephen, apesar da motivação ser um sentimento importante, ela deve ser encarada apenas como um bônus, ou seja, algo que é bom quando acontece.

Isso porque ela possui algumas características que não são tão favoráveis:

Ela não é confiável

A motivação não é confiável porque ela se baseia na maneira como você se sente e já sabemos há muito tempo que as emoções humanas são fluídas e imprevisíveis e podem ser alteradas por fatores como:

  • Algum acontecimento;
  • Índice de glicose no sangue;
  • Saúde;
  • Hormônios.

Nem sempre você quer se motivar

Não é fácil (e às vezes é praticamente impossível) cultivar motivação sob demanda e basta olharmos para nossa própria experiência de vida para confirmarmos isso.

É fácil se motivar quando você está cansado? Ou doente? Ou com dor de cabeça? Ou quando prefere fazer algo mais divertido?

Ou seja, só é fácil nos motivarmos quando temos muita energia, uma mentalidade saudável e nenhuma tentação muito forte.

No entanto, caso o cenário pareça menos favorável na hora de agir, vamos simplesmente “deixar para amanhã”.

Mas, como podemos contornar isso? A resposta está no ciclo da motivação.

O Ciclo da Motivação

mudar de vida em 60 dias.png

Existe uma grande verdade por trás da motivação que pode mudar a sua vida: o fato de tudo o que basta para se sentir mais motivado é apenas tomar uma ação.

Isso porque a motivação é um ciclo e não uma linha reta.

Pense comigo:

Às vezes a motivação pode surgir do nada, certo?

Por exemplo, vamos supor que você vá receber visita na sua casa. Qual é o seu primeiro comportamento? Muito provavelmente limpar a casa.

Neste caso, a motivação veio de uma inspiração emocional, mas ela também pode vir da vontade de impressionar alguém ou de provar que alguém está errado.

Assim, muitas vezes é essa inspiração emocional que te dá a motivação necessária para levantar e fazer o que precisa ser feito.

Por isso, muitas pessoas pensam que a sequência da motivação é:

Inspiração -> Motivação -> Ação.

Ou seja, você experiencia uma inspiração emocional, se sente motivado, realiza alguma ação e pronto, tudo para por aí.

Mas a verdade é que não é bem assim que funciona.

Isso porque a motivação não é uma linha reta, mas sim um ciclo:

Inspiração -> Motivação -> Ação e aí tudo de novo.

Disso podemos tirar uma grande sacada: o fato de que você não precisa estar motivado para realizar seus hábitos ou cumprir com suas tarefas.

Basta começar, ou seja, tomar uma ação, que a motivação vem.

Afinal, uma ação também pode, muito bem, gerar inspiração emocional.

Por exemplo, quando você toma uma ação, como tomar banho ou escovar os dentes, você se sente inspirado por ter cumprido algo, o que te leva à motivação, o que te leva à ação de ir à academia, por exemplo.

Neste caso, a sua sequência foi: ação -> inspiração -> motivação -> ação.

Por isso, ressalto mais uma vez, você não precisa esperar por motivação ou inspiração para fazer algo, você precisa simplesmente TOMAR ALGUMA AÇÃO.

Você pode observar isso quando você vai se exercitar, por exemplo.

No começo, você pensa que não quer fazer e que está desanimado. Mas o simples ato de apenas COMEÇAR te faz continuar praticando atividade física e até te motivar a fazer ainda mais.

Por isso, quando estiver desanimado para fazer alguma tarefa ou executar um hábito, não pense muito, só comece.

Tenha calma que a motivação virá depois.

✨ Quer aprender a construir bons hábitos e se tornar a melhor versão de si mesmo? Então clique aqui para conhecer nosso curso sobre hábitos! 🧠