Em um post há alguns dias, te contamos 3 táticas para ter mais foco baseadas no livro Faça Tempo, do John Zeratsky e do Jake Kapp. Hoje, o post é mais um conteúdo deste livro incrível: 3 táticas para ter mais energia. Mas a pergunta que não quer calar é: por que ter energia é tão importante?

Ter energia é uma forma ainda mais básica de arrumar tempo, afinal, se você conseguir aumentar a sua energia todos os dias, você será capaz de transformar momentos que poderiam ser perdidos para a fadiga em tempo útil para as coisas que realmente importam.

Imagine que exista uma bateria dentro de você. Toda sua energia é armazenada nela e, assim como seu notebook e seu celular, ela pode estar 100% carregada ou acabar completamente.

Quando essa bateria acaba, você se sente totalmente exausto, esgotado e até mesmo deprimido. Nesse momento, a probabilidade de você se dispersar em piscinas infinitas (Instagram, Facebook e até mesmo Youtube) é muito maior.

Agora imagine que esta bateria está cheia. Você se sente de bom-humor, cheio de animação, descansado, com a mente afiada e com o corpo em alerta, vivo. Com a bateria carregada, você consegue estar presente, pensar com clareza, focar nas prioridades de maneira bem fácil e evitar distrações. A sensação é boa, não é?

Mas como é possível ter mais energia? É sobre isso que vamos falar neste post, te contando 3 táticas infalíveis para que você se sinta mais disposto e energizado durante o seu dia. Continue lendo e confira!

Tática número 1: Sempre em movimento

foto1.jpg

Se analisarmos nossos ancestrais (vulgo homem das cavernas) é possível perceber que eles sempre estavam em movimento, seja caminhando, carregando ou levantando algo e até mesmo trabalhando. De fato, tanto o nosso corpo quanto o nosso cérebro atuam melhor quando estamos em movimento.

Logo, para carregar sua bateria, movimentar o seu corpo é a melhor maneira. Porém, não é necessário que você treine para uma maratona, basta uma simples sessão de vinte a trinta minutos para você fazer com que seu cérebro trabalhe melhor, para que se reduza o estresse e até mesmo para facilitar o sono de qualidade.

Para acrescentar movimento ao seu dia a dia, você pode procurar se exercitar todos os dias (você pode encaixar um treino super rápido) e também bater perna, afinal laudos de Harvard e da Mayo Clinic mostraram que caminhar ajuda a perder peso, evitar doenças cardíacas, reduzir o risco de câncer, etc.

Tática número 2: Otimize a cafeína

foto2.jpg

Hoje em dia, é muito fácil ficar preso no hábito de default da cafeína, como o de tomar café toda vez que fazemos uma pausa no trabalho para esticar as pernas. Entretanto, como a cafeína é uma droga levemente viciante, comportamentos triviais podem se tornar hábitos quimicamente reforçados.

Por isso, uma vez que ela possui efeito direto nos nossos níveis de energia, a cafeína deve ser ingerida de forma consciente e não no piloto automático.

No livro, os autores mencionam um sistema perfeito inventado por Ryan Brown (um dos maiores amantes de café no mundo, ele até escreveu um livro sobre isso) para desfrutar o máximo possível do café, mantendo a energia estável sem prejudicar o sono. Esse sistema consiste em:

  • Acordar sem café (ou seja, sair da cama, comer algo e iniciar o dia sem café);
  • Tomar a primeira dose entre nove e meia e dez e meia da manhã;
  • Tomar a última dose entre uma e meia e duas e meia da tarde.

A explicação para você acordar sem café é a de que, pela manhã, seu corpo produz níveis altos de cortisol (hormônio que ajuda a pessoa a se levantar). A cafeína, por sua vez, não tem muito efeito quando o nível de cortisol está alto. Por isso, para se obter o nível ideal de energia, o horário perfeito para tomar a primeira xícara de café do dia é às nove e meia.

Entretanto, o complicado da cafeína é que, se você esperar ficar cansado para ingeri-la, será tarde demais. Por isso, tomar a sua última dose do dia de cafeína à tarde é ideal, pois é o momento em que a energia da maioria das pessoas normalmente cai.

Tática número 3: Durma numa caverna

foto3.jpg

De fato, a maioria das pessoas não dorme o suficiente e isso acontece porque o nosso mundo impõe diversos obstáculos para uma boa noite de sono, das telas aos cronogramas, passando pela cafeína.

Pense novamente num homem das cavernas. O ritmo das noites dele era previsível: ele dormia na escuridão e nunca acordava acelerado por causa de um email. Por isso, nesta parte, falaremos sobre como podemos seguir o exemplo dele e conseguir descansar melhor, sentir-se melhor e pensar melhor.

A primeira dica é: entenda que o quarto foi feito para dormir. Muitas vezes sabotamos o processo gradual da chegada do sono mexendo em redes sociais, no email ou vendo notícias antes de dormir. Ao invés de relaxar, você está acelerando seu cérebro, sem falar que você engana seu cérebro com a luz azul do celular, induzindo ele a pensar que ainda é dia e, consequentemente, fazendo com que você demore horas para dormir.

Por isso, a dica dos autores é manter seu celular longe do quarto o tempo todo, além de remover todos os aparelhos eletrônicos do seu quarto. Assim, este cômodo servirá única e exclusivamente para seu propósito: dormir.

A segunda dica é: dê um jeito de tirar uma soneca. De fato, alguns estudos mostram que as sonecas nos deixam mais espertos, uma vez que elas melhoram a vigilância e o desempenho cognitivo na parte da tarde.

Você não precisa nem cair no sono, na verdade. Apenas deitar e descansar por dez a vinte minutos já é uma ótima forma de abastecer a energia.

Se você gostou do livro e quer lê-lo, você pode adquiri-lo no link abaixo:

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Quer começar 2022 com o pé direito sendo mais produtivo, definindo metas e planejamentos realmente eficientes e definindo os hábitos corretos para se tornar a sua melhor versão? Então não deixe de conferir os nossos ebooks Guia Definitivo para a Produtividade, Metas e Planejamento e Guia Completo sobre Hábitos clicando aqui.