Acredito que todo mundo já ouviu a frase: “Ler faz bem!”. De fato, a leitura possui muitos benefícios e, por ser um hábito angular, é capaz de mudar a sua vida. Por isso, a leitura deveria ser um hábito cultivado desde cedo, porém, não é isso o que acontece.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, o Brasil é um país onde o hábito da leitura atinge pouco mais do que a metade da população: cerca de 56%.

Apesar do que muitas pessoas pensam, não é necessário ler por horas e horas para obter os benefícios da leitura. Você pode começar aos pouquinhos, lendo de 10 a 15 minutos por dia. Se você quiser saber mais sobre como adquirir o hábito de leitura, clique aqui.

Dito isso, se você quer saber quais os benefícios da leitura, este post é para você. Nele, vamos te apresentar 5 benefícios do hábito de leitura para te inspirar a praticar o hábito. Continue lendo e confira!

Quais são os benefícios da leitura?

https://images.unsplash.com/photo-1612477954469-c6a60de89802?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxzZWFyY2h8MTl8fHJlYWRpbmd8ZW58MHx8MHx8&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=500&q=60

Conforme dito anteriormente, a leitura possui diversos benefícios, que vão desde o fato de você obter mais conhecimento até auxiliar na concentração. Vamos conhecer 5 benefícios da leitura:

1. Aumenta o conhecimento

O primeiro benefício óbvio da leitura é obter conhecimento. Afinal, mesmo que sejam apenas poucas páginas por dia, você toma conhecimento de novas informações e novas palavras, o que faz com que você melhore sua capacidade de escrita, compreensão e até mesmo melhore o seu senso crítico.

Além disso, esta atitude de aprender coisas novas é algo que pode fazer com que você mude de vida, porque, com novos insights e ideias, você consegue pensar em maneiras diferentes de fazer algo, além de estar constantemente evoluindo.

2. Desenvolve a capacidade de concentração

A concentração nada mais é do que fixar sua atenção nas informações que estão sendo passadas. Para ler, você precisa estar concentrado e atento, a fim de que você entenda o que você está lendo.

Logo, com a prática da leitura, você irá desenvolver cada vez mais esta capacidade de concentração, treinando sua mente para se concentrar melhor em locais e em situações reais, como numa prova ou numa reunião, por exemplo.

3. Melhora o funcionamento do cérebro

Diversas pesquisas afirmam que ler aumenta as nossas capacidades neurais, fazendo com que o nosso cérebro funcione melhor. De acordo com uma pesquisa da Universidade Emory (EUA), a leitura afeta nosso cérebro como se realmente estivéssemos vivenciando aquele evento sobre o qual estamos lendo.

Além disso, outro estudo dos EUA, descobriu que a redução do funcionamento do cérebro na velhice pode ser reduzida em até 30% se a pessoa mantiver seu hábito de leitura, além de proteger contra outras doenças como o Alzheimer.

4. Estimula a criatividade

A leitura também estimula a criatividade. Quando estamos lendo, conseguimos pensar além do que aquilo que foi repassado, explorando informações. Assim, surge esta capacidade de criar novas condições e abrir possibilidades pouco imaginadas.

Este processo da mente viajar e começar a imaginar novas situações e possibilidades é ideal para que a criatividade aflore.

5. Provoca empatia

Um fato que pode parecer curioso: a leitura provoca empatia. De acordo com um estudo publicado na revista Psychology Today, a leitura tem essa capacidade de aumentar a nossa empatia. Isso porque, quando estamos lendo, nos conectamos com a realidade do outro e podemos tentar entender o que é ser aquela pessoa.

Assim, de forma literal, é mais fácil saber como é estar no lugar dela, se solidarizando com a realidade daquela pessoa, mesmo que ela seja tão diferente da nossa.

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Abaixo, deixamos alguns posts sugeridos que podem te interessar: