Entender o que são hábitos e como eles funcionam é essencial para você escolher o direcionamento da sua vida. Como você provavelmente já sabe, existem hábitos bons e hábitos ruins.

Por isso, entender como os hábitos se criam e como se desfazer de hábitos ruins é parte imprescindível para você moldar a pessoa que você deseja ser.

No post de hoje, vamos explicar a você o que são hábitos, como eles se formam e também te daremos uma dica extra de como você pode fazer para fixar os seus hábitos. Vamos lá?

Afinal, o que é um hábito?

habito.png

Um hábito nada mais é do que um comportamento que ocorre de forma automática, após ser repetido diversas vezes diante de um contexto específico. Dessa forma, o ponto crucial na criação de um hábito é a repetição do comportamento.

Além disso, por ser um comportamento de forma “automática” e não ser necessário pensar muito sobre a atividade que estamos realizando, os hábitos são essenciais para vida, já que poupam nossos neurônios de trabalhar em atividades simples, “liberando” nossa mente para aprender coisas novas.

O ponto principal do hábito é o comportamento propriamente dito. Entretanto, estudos indicam que a quantidade necessária de repetições para adquirir o hábito pode variar, uma vez que depende da complexidade dele. Dessa forma, a quantidade de dias pode oscilar entre 18 a 256 dias. Porém, na média são necessários 66 dias.

Como os hábitos se formam?

comooshabitosseformam.png

Segundo Charles Duhigg, autor do livro “O Poder do Hábito”, um hábito é formado por um processo de três etapas: gatilho, rotina e recompensa. Essas três etapas formam o loop do hábito.

Loop do hábito

loopdohabito.png

O loop do hábito nada mais é do que um ciclo que ocorre formado pela deixa, rotina e recompensa.

A deixa pode ser descrita como o gatilho que te faz realizar o hábito. Geralmente, pode ser um lugar, um horário, um estado emocional, etc. Já a rotina é o comportamento frequente do hábito em questão, ou seja, o comportamento que é realizado frequentemente. Por sua vez, a recompensa é o que você “recebe” com esta determinada rotina.

Desse modo, o gatilho ativa a rotina e com a realização desta rotina, a pessoa obtém uma recompensa. Além disso, a recompensa estimula a repetição do hábito. Consequentemente, é a repetição destas 3 etapas que deixa o hábito mais forte.

Por isso, ao entender o loop do hábito, você é capaz de identificar a causa de muitos de seus maus hábitos e poder quebrar a rotina trocando-a por outra atividade.

Por exemplo, suponha que você tenha uma tendência a querer comer algo doce 1 hora após o almoço e você sempre satisfaz esse seu desejo.

Logo, seu loop do hábito é:

desejo por doce (deixa) -> ingestão do doce (rotina) -> prazer emocional por comer algo doce depois do almoço (resultado)

Porém, você sabe que este hábito não irá te agregar no longo prazo e por isso, você deseja mudá-lo.

Uma possível sugestão seria trocar o doce por alguma fruta, uma maçã por exemplo. Dessa forma, você estaria suprindo o seu desejo de comer algo mais doce com uma opção muito melhor para a sua saúde.

Se você gostaria de ler o livro "O poder do hábito", você pode adquiri-lo no link abaixo:

Dica extra: use mini-hábitos

minihabitos.png

Quando estamos falando da criação de um hábito, a repetição é muito mais importante que a intensidade. Por isso, se você quer criar hábitos que realmente permaneçam no longo prazo, a dica é usar mini-hábitos.

Por exemplo, se você quiser adquirir o hábito da leitura, você não concorda comigo que é muito mais fácil iniciar lendo 2 páginas por dia? Além de ser mais fácil, ler duas páginas por dia é muito melhor do que ler 15 páginas, 3 dias na semana. Mais uma vez, lembre-se que a repetição é muito mais importante que a intensidade.

Portanto, para começar a criar um hábito, defina uma rotina que seja fácil de ser cumprida e com o passar do tempo, aumente a intensidade desta rotina.

Ainda pensando no exemplo de criar o hábito de leitura, uma sugestão seria:

  • 1ª semana: 2 páginas por dia;
  • 2ª semana: 4 páginas por dia;
  • 3ª semana: 6 páginas por dia;
  • 4ª semana: 8 páginas por dia e assim por diante até você chegar no número de páginas que você deseja.

Se você gostou do tema "Mini-hábitos" e gostaria de lê-lo, você pode adquiri-lo no link abaixo: