Você sente que começa várias coisas e nunca termina? Que desiste muito fácil? Ou que não é tão persistente quanto deveria?
Neste artigo, vamos falar sobre 3 conceitos fundamentais que vão te ajudar a ter mais constância em seus hábitos, objetivos e metas. Vamos lá?
Ainda não tem nosso App Flynow baixado? Então clique aqui! 🚀
A constância
De acordo com o dicionário, a constância é a qualidade daquela pessoa que é persistente, insistente e obstinada.
Em outras palavras, podemos dizer que a constância se refere a garantir uma certa frequência em determinadas atividades para alcançar determinados objetivos.
Por exemplo, se você quer perder peso, você precisa ser constante em ações como ir à academia 5x por semana e se alimentar bem na maior parte das vezes para alcançar seu objetivo.
Isso significa que você precisa ser regular e não variar muito. Ou seja, não vai adiantar você ir à academia só 1 vez em uma semana e na outra nem ir.
Você precisa ter frequência. Você precisa ter constância.
Só que aqui vem um ponto muito importante sobre a constância que muitas pessoas entendem errado, então presta atenção!
A constância não é sobre não falhar, mas sim voltar para o jogo o quanto antes.
Talvez você já conhece alguém ou até já foi aquela pessoa, que está andando bonitinho com algum objetivo e aí acontece algum imprevisto e pronto! Ela joga todo o progresso que ela já fez para o alto.
Talvez essa pessoa estava seguindo a alimentação certinha, mas teve a festa da filha dela e ela acabou exagerando nos docinhos.
No dia seguinte, ao invés de pegar a bússola dela (metaforicamente falando) e recalcular a rota, essa pessoa prefere continuar só jacando mesmo, afinal, ela já falhou um dia, então o progresso dela foi todo para o espaço, certo?
ERRADO!
Da mesma forma que o Google Maps ou o Waze recalcula a rota se você pega uma caminho errado, você precisa fazer o mesmo com os seus objetivos!
Afinal, a constância não é sobre não falhar nunca, mas sim trabalhar com um processo de melhoria contínua.
Kaizen x Kaikaku
Para que a gente entenda melhor esse conceito de melhoria contínua da constância, vamos falar de dois termos japoneses: Kaizen e Kaikaku.
Vamos pensar um pouco. Quando você começa um novo estilo de vida, você é aquela pessoa que quer fazer uma mudança radical e drástica do nada?
Se sim, usando termos didáticos aqui, você tem uma mentalidade do estilo Kaikaku.
A questão com esse tipo de mentalidade é que mudanças radicais e drásticas são difíceis de serem mantidas no longo prazo.
Na prática, uma pessoa com uma mentalidade Kaikaku é aquela que começa várias dietas restritivas diferentes da moda, mas nunca consegue perder peso de verdade.
Ela se empolga com uma dieta X e começa super animada. Mas aí acontece algum imprevisto, ela se perde no caminho e esquece completamente da dieta.
Já uma mentalidade do tipo Kaizen, de melhoria contínua, é focada no longo prazo. Ou seja, você faz pequenas mudanças aqui e ali, testa, usa os aprendizados para melhorar algo e vai seguindo esse caminho de melhoria contínua.
Na prática, uma pessoa da mentalidade Kaizen é aquela que passa a reduzir o açúçar no café aos poucos, por exemplo. Se antes ela colocava uma colher, ela vai reduzir para meia colher. Depois de um tempo para ¼ e assim por diante.
E aí ela vai progredindo aos poucos até conseguir tomar o café sem açúcar completamente.
Ou, usando a mesma analogia da dieta, é uma pessoa que tenta ter pelo menos uma refeição saudável em seu dia. E vai progredindo assim, com o passar do tempo, até tornar a alimentação saudável o novo normal.
E ela usa essa mentalidade para tudo. Para praticar mais atividade física, ela não começa correndo 10km do nada, mas sim dando uma caminhadinha pelo bairro. Para ler mais, ela não começa lendo 30 páginas por dia, mas sim 1 ou 2 por dia.
E esta mentalidade de focar na melhoria contínua, de fazer pequenas mudanças aqui e ali e ir evoluindo, é o que te garante mais constância.
Gradiente de opções
Lembra da definição de constância? Constância é ter frequência, ou seja, continuar dando seus passos, aprendendo e continuar evoluindo no caminho.
Vamos pensar em um outro exemplo prático. Vamos supor que você quer praticar mais atividade física.
E aí você começou a ir à academia esse ano e estava indo bonitinho de segunda à sexta.
Mas aí você tem uma viagem marcada para a praia e você vai ficar numa casa alugada com seus amigos e lá não tem academia.
E então: o que você faz? Pára todo seu progresso?
Não! Você dá seus pulos e encontra maneiras de se manter constante com a atividade física.
Você poderia encontrar treinos curtinhos no YouTube ou correr na praia de manhã, por exemplo.
Ou seja, dentro das opções que você tinha, você encontrou uma maneira de ser constante, de ter uma frequência.
E quando você exercita essa mentalidade de não ver as coisas como 8 ou 80, mas sim como um gradiente de opções, você tem um insight que é fundamental para você conquistar qualquer coisa.
E tudo tem a ver com enxergar a vida como um processo de melhoria contínua Kaizen.
Ou seja, se você cair ou falhar com algum objetivo, hábito ou meta, você aprende a lição, pega a sua bússola, recalcula a rota e se levanta novamente o mais rápido possível.
Pensa só em uma coisa. Você acha que as pessoas de sucesso que você admira tinham um plano perfeito desde o começo?
Muito provavelmente não. Aquela pessoa foi executando e melhorando, usando os aprendizados para melhorar mais um pouco e assim por diante. Isso sem falar que ela não desistiu, apesar das adversidades.
Logo, se você quer ter mais constância, você precisa mudar sua mentalidade para a melhoria contínua.
Isso significa não procurar a escolha perfeita, mas sim ir executando, aprendendo e melhorando, encontrando opções dentro do seu gradiente de opções para manter a constância e não desistir dos seus objetivos.
Hábitos elásticos
Um outro conceito muito importante relacionado à constância de manter bons hábitos são os hábitos elásticos.
Os hábitos elásticos nada mais são do que versões flexíveis de um hábito para você usar em momentos que tiver desanimado, cansado ou acontecer imprevistos.
Lembra do exemplo que eu dei da viagem para a praia? De encontrar outras maneiras de se exercitar dentro das opções que você tinha? Aquilo era um exemplo de hábito elástico.
E, para cada hábito seu, você pode pensar nessas versões mais flexíveis.
Por exemplo, se seu hábito padrão é fazer um treino na academia por 1 hora, você pode ter como hábitos elásticos fazer abdominais em casa, dar uma volta de bicicleta ou uma caminhada pelo bairro.
Ou se você tem o hábito de ler por 40 minutos, hábitos elásticos relacionados a esse comportamento seriam ler 2 páginas, ler por 10 minutos ou escutar 10 minutos de um audiobook enquanto lava a louça.
Todas estas opções são válidas dentro de um gradiente de opções que te ajuda a manter a constância.
Lembre-se, a vida não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona. Por isso, foque na melhoria contínua e na mentalidade Kaizen. Esse é o segredo para ter mais constancia.
👉 E se você gostou do artigo de hoje, você também vai gostar desse outro que fala sobre como a excelência é mudana, ou seja, conquistada através de ações que realizamos diariamente.