Você se sente muito estressado? Não sabe lidar com isso? Então você precisa conhecer alguns hábitos para diminuir o estresse!

O estresse nada mais é do que uma reação do nosso organismo ao lidar com situações que exigem grande esforço emocional para serem superadas. Porém, o “problema” acontece quando o estresse passa dos limites, se tornando exagerado e contínuo.

Mas, você sabia que existem alguns hábitos que você pode praticar para diminuir o estresse? Continue lendo e confira 7 destes hábitos.

Como lidar com o estresse do dia a dia?

Conforme mencionado, o estresse é uma reação do nosso organismo a circunstâncias súbitas e ameaçadoras.

Neste caso, a fim de se adaptar a essa nova situação, o corpo libera alguns hormônios, entre eles, a adrenalina, nos deixando em “estado de alerta” e em condições de agir.

Entretanto, viver estressado não é normal e pode ser muito prejudicial para a sua saúde, tanto física quanto emocional.

Existem alguns hábitos para diminuir o estresse que você pode praticar visando diminuí-lo. São eles:

1. Faça pausas e descanse quando necessário

O primeiro hábito para diminuir o estresse é fazer pausas e descansar quando necessário.

As pausas são essenciais para você pensar em soluções novas, estimular a criatividade e diminuir o estresse. Por isso, faça questão de tirar pequenas pausas durante o seu dia.

Já descansar quando necessário é primordial. Sempre que possível, tire um dia ou um final de semana para descansar, recarregar as energias e fazer suas atividades preferidas.

2. Fique um tempo offline

Outro hábito importante para diminuir tanto o estresse quanto a ansiedade é ficar um tempo offline.

Apesar de estarmos conectados o tempo todo e recebermos informações o tempo é uma coisa boa, quando exageramos na quantidade de tempo que passamos online, podemos estar prejudicando a nossa saúde.

Estresse, ansiedade e até mesmo a depressão são condições muito comuns em pessoas que usam as redes sociais em excesso.

Por isso, visando diminuir o seu estresse, você pode determinar certos períodos offline. Algumas dicas são:

  • Iniciar a primeira e a última hora do dia sem checar as redes sociais e mexer no celular;

  • Tirar um dia ou o fim de semana sem o Instagram, por exemplo, a fim de apenas descansar e curtir o momento;

  • Definir limites de tempo para os aplicativos de redes sociais, etc.

3. Pratique alguma atividade que goste

Existe alguma atividade que, quando você pratica, você perde a noção do tempo? Se sim, tente inserir esta atividade mais vezes durante a sua semana.

Geralmente, quando estamos praticando alguma atividade que nos dê prazer, como um hobby, por exemplo, nos esquecemos dos problemas e nos sentimos muito melhor.

Por isso, seja a atividade que for (tocar violão, correr, cozinhar, ler, etc), reserve momentos durante a semana para realizar esta atividade e reduzir o estresse.

4. Journaling

Outro ótimo exemplo de hábito para diminuir o estresse é o journaling. Se você não está familiarizado com esta prática, journaling é apenas escrever em um caderno sobre seus pensamentos, sentimentos, etc.

Assim, sempre que estiver estressado, experimente escrever em algum caderno sobre o que está sentindo e o que está passando na sua cabeça.

Apesar de ser uma prática simples, o hábito de escrever como você está se sentindo num papel é quase como se você estivesse “tirando” a preocupação da sua cabeça e estivesse colocando em outro lugar.

Além disso, você pode usar o journal para refletir e aprender mais sobre si mesmo.

De vez em quando, você pode voltar lendo o que você escreveu em determinado dia e que parecia que não tinha solução para aprender a lidar melhor com esta situação caso ela ocorra novamente.

5. Não tente controlar tudo

Já dizia Sêneca: “O homem que se preocupa antes do necessário, se preocupa mais do que o necessário” e é por isso que você tem que eliminar este hábito de tentar controlar tudo.

Quando queremos que, constantemente, as coisas saiam exatamente do jeito que planejamos, além de estarmos nos preocupando antes do necessário, estamos criando muita expectativa.

Mas a verdade é que não podemos controlar tudo. Você não pode controlar como será determinada prova ou o que o seu chefe irá pensar da sua sugestão.

Ao invés de focar no que você não pode controlar, tente focar no que pode. Está no seu controle estudar da melhor forma possível dentro dos seus limites e está no seu controle dar a sua sugestão para o seu chefe, mesmo que ele não concorde.

Quando você tenta controlar tudo e as coisas não saem como você esperava, é muito mais provável que você sofra com o estresse.

6. Pratique atividade física

Praticar atividade física é outro exemplo de hábito para diminuir o estresse. Isso porque, após a prática do exercício físico, o nosso corpo libera endorfina, o hormônio do bem-estar, o que faz com que você se sinta super bem.

Existem pessoas que quando estão em uma situação de estresse ou ansiedade usam o exercício físico como uma válvula de escape, o que é algo que faz muito bem.

Além de fazer com que você se esqueça da situação de estresse momentânea, você tem aquele sentimento de bem-estar e ainda estará cuidando da sua saúde.

Da próxima vez que estiver muito estressado, experimente sair para uma caminhada ou corrida e você verá como o exercício pode ser uma atividade que ajuda a eliminar o estresse.

7. Medite

Por fim, um último hábito que te ajudará a reduzir o estresse é a meditação. Isso porque, ao meditar, você passa por um estado de relaxamento, onde você não está focando nas preocupações.

Algumas dicas para meditar são:

  • Defina um momento do dia para meditar;

  • Escolha um local tranquilo;

  • Sente-se em uma posição confortável;

  • Respire profundamente;

  • Caso não consiga focar, utilize uma meditação guiada do YouTube.

Ainda não tem nosso app instalado? Então clique neste link aqui agora e instale o nosso app para ser mais produtivo.

Imagine sua melhor versão, sendo mais produtivo, definindo metas e planejamentos eficientes e criando hábitos que realmente duram. Imaginou? Pois temos a solução para você nesses ebooks aqui. Clique no link e confira!