Ser criativo nada mais é do que inovar, criando algo do zero, ou até mesmo transformar algo já existente. No dicionário, a palavra “criativo” define aquele que se destaca pela imaginação e pela capacidade de criar.

Além disso, ser criativo é essencial em qualquer área de atuação, afinal problemas são diários e precisam ser resolvidos. Além de também impulsionar a capacidade de criação, conforme já falamos, a criatividade tem um impacto muito positivo quando o assunto é a habilidade de tomar decisões.

Por isso, se você quer exercitar o seu cérebro para ser mais criativo e ajudar a criar soluções para aquilo que você precisa, você está no lugar certo. No post de hoje, vamos te contar 4 maneiras de estimular a sua criatividade. Continue lendo e confira!

1) Deixe a mente vagar

foto1.jpg

Atualmente, nós temos uma concepção muito errada do que é ócio. Na Grécia Antiga, ócio significava ter tempo para pensar nas questões da vida e elaborar soluções para a vida em sociedade.

De fato, é no banho, cozinhando ou realizando atividades deste tipo que nossa mente costuma dar uma “escapada”. Esses momentos são importantes para que associações ocorram e sinapses se comuniquem.

Por isso, aproveite essas escapadas para refrescar a mente, fazer algo que possa agregar valor e anotar as ideias que surgirem.

2) Valorize toda e qualquer ideia

foto2.jpg

As ideias vêm de uma junção de estímulos e relações profundas. Por isso, não devemos descartar uma ideia a princípio porque ela não parece inovadora. Na verdade, ser criativo não está sempre ligado à capacidade de ser inovador e romper barreiras.

De fato, ser criativo tem muito mais a ver com a capacidade analítica e elaboração de soluções. Logo, qualquer ideia é bem vinda quando o foco dela é a resolução do problema, pois nada impede que ela possa ser aperfeiçoada. O que vale aqui é sempre se manter curioso e resiliente.

3) Descubra novas fontes de inspiração

foto3.jpg

Novas fontes de inspiração também te tornarão mais criativo. Por isso, esteja sempre aberto a novas amizades, converse com outras pessoas, leia livros, artigos da internet, pesquise, veja filmes, etc.

Estar aberto a outros pontos de vista enriquece a sua bagagem cultural, uma vez que permite que você veja coisas e situações de maneiras diferentes das quais já está habituado, algo que contribui muito para a criatividade e para pensar fora da caixa.

4) Fuja da rotina e valorize os momentos de lazer

foto4.jpg

Conforme já mencionamos, para estimular a criatividade, você deve exercitar o seu cérebro. Isso significa que você deve inserir à sua rotina novas formas de consumir conteúdos, além de outras atividades.

Por isso, faça dos seus momentos de lazer uma pausa, na qual você irá permitir que o processamento de informações levados ao cérebro tenha momentos para respirar e construir pontes para ideias criativas.