Existem hábitos que você pratica que não estão alinhados com quem você deseja ser? Então você precisa aprender a como eliminar hábitos ruins.

Mas, o que é um hábito “ruim”?

Um hábito ruim pode ser definido como aquele hábito que você pratica que não está de acordo com a pessoa que você quer ser ou que, de alguma forma, esteja te fazendo algum mal.

Alguns exemplos de hábitos ruins são:

  • Fumar;

  • Ter uma alimentação não saudável;

  • Procrastinar;

  • Beber muito café;

  • Ingerir muito açúcar, etc.

E se eu te dissesse que existe uma maneira de quebrar hábitos ruins baseada no livro Hábitos Atômicos?

Se você quer saber como eliminar hábitos ruins, continue lendo esse texto e confira nossas dicas!

Como eliminar hábitos ruins?

Em seu livro Hábitos Atômicos, James Clear fala sobre as 4 leis de mudança de comportamento que, de acordo com o autor, auxiliam na criação de hábitos.

Estas 4 leis são:

  1. Tornar o hábito claro;

  2. Tornar o hábito atraente;

  3. Tornar o hábito fácil;

  4. Tornar o hábito satisfatório.

Estas 4 leis auxiliam quando o assunto é como criar hábitos. Assim, a fim de adquirir um novo hábito, você pode seguir estas 4 leis.

Mas e se o caminho for inverso e você quer saber como eliminar hábitos ruins?

Estas 4 leis também funcionam! Porém, como o processo é inverso, você tem que fazer com que o processo seja o contrário, a fim te desestimular de praticar o hábito. Te explico.

Ao invés de tornar o hábito claro, você deve torná-lo invisível. Ao invés de torná-lo atraente, você deve torná-lo pouco atraente.

Ao invés de torná-lo fácil, você deve torná-lo difícil. Por fim, ao invés de torná-lo satisfatório, você deve torná-lo pouco satisfatório.

E como você deve fazer isso?

Como quebrar um hábito?

Para quebrar um hábito, você deve tornar o hábito invisível, pouco atraente, difícil e pouco satisfatório. Mas, o que significa fazer cada uma destas coisas?

Tornar o hábito invisível significa remover o que for um estímulo para que você queira realizar o hábito ruim.

Tornar o hábito pouco atraente significa associar o hábito a sentimentos negativos e associar a não execução do hábito como algo positivo.

Tornar o hábito difícil é estabelecer mais obstáculos para o hábito, a fim de que não seja fácil realizá-lo.

Por fim, tornar o hábito pouco satisfatório é gerar, de alguma forma, um sentimento não tão bom após realizar o hábito a fim de que você não o queira realizar novamente.

Vamos supor que você tem o hábito de fumar. Pensando nestas leis para eliminar um hábito ruim, como você poderia fazer cada etapa?

Para tornar o hábito invisível, vamos supor que você sinta a vontade de fumar quando esteja estressado ou ansioso.

Assim, você deverá trabalhar no que te promove ansiedade e estresse a fim de que você não tenha esse gatilho de fumar. Uma outra opção seria trocar a rotina.

Ao invés de executar o hábito de fumar, execute algum outro hábito no lugar, um hábito positivo, como sair para correr, etc.

Para tornar o hábito pouco atraente, você pode pensar no hábito de fumar como algo ruim.

Para isso, você pode escrever qual é o porquê forte que te fará não fumar, ou seja, qual será o benefício que você irá obter quando não fumar.

Você pode pensar que irá economizar dinheiro, que terá mais saúde para aproveitar sua vida ao lado da sua família, etc.

A fim de tornar seu hábito difícil, você precisa mudar seu ambiente, para que o mesmo NÃO seja favorável à execução do hábito. Isso significa não ter cigarros em casa ou em sua bolsa, mochila, etc.

Por fim, a fim de tornar o hábito pouco satisfatório, você pode tornar o hábito de não fumar algo satisfatório.

Por exemplo, a cada 2 dias que você não fumar, você irá pegar o dinheiro do valor de um maço de cigarro e guardar numa conta para comprar algo para você depois.

Qual a relação entre hábitos e identidade?

Outro ponto importante quando o assunto tanto eliminar quanto criar um hábito novo é a mudança de identidade.

De acordo com James Clear, o autor do livro Hábitos Atômicos: “a forma final da motivação intrínseca é quando um hábito se torna parte da sua identidade”.

Isso significa que, a fim de adquirir um hábito, você tem que fazer com que este hábito seja sua nova identidade.

No livro, ele cita o exemplo de pessoas que queriam parar de fumar. Quando algum cigarro era oferecido a essas pessoas, havia duas respostas possíveis:

  1. “Obrigado, mas eu não fumo”;

  2. “Obrigado, mas estou tentando parar de fumar”.

De fato, as pessoas que respondiam a frase número 1 quando lhes era ofertado um cigarro, tinham muito mais probabilidade de realmente parar de fumar.

Isso ocorre porque a frase número 1 incorpora o fato de não fumar a identidade delas.

Se você quer parar de construir hábitos autodestrutivos que colocam sua saúde em risco, como o de fumar, você precisa aprender a dominar os seus hábitos.

Adquira agora o nosso ebook Guia Completo sobre Hábitos e entenda como você pode criar hábitos que durem e como você pode eliminar hábitos ruins.

Ainda não tem nosso app instalado? Então clique neste link aqui agora e instale o nosso app para ser mais produtivo.