Existem hábitos que você pratica que não estão alinhados com quem você deseja ser? Então você precisa aprender a como eliminar hábitos ruins.
Mas, o que é um hábito “ruim”?
Um hábito ruim pode ser definido como aquele hábito que você pratica que não está de acordo com a pessoa que você quer ser ou que, de alguma forma, esteja te fazendo algum mal.
Alguns exemplos de hábitos ruins são:
-
Fumar;
-
Ter uma alimentação não saudável;
-
Beber muito café;
-
Ingerir muito açúcar, etc.
E se eu te dissesse que existe uma maneira de quebrar hábitos ruins baseada no livro Hábitos Atômicos?
Se você quer saber como eliminar hábitos ruins, continue lendo esse texto e confira nossas dicas!
Como eliminar hábitos ruins?
Em seu livro Hábitos Atômicos, James Clear fala sobre as 4 leis de mudança de comportamento que, de acordo com o autor, auxiliam na criação de hábitos.
Estas 4 leis são:
-
Tornar o hábito claro;
-
Tornar o hábito atraente;
-
Tornar o hábito fácil;
-
Tornar o hábito satisfatório.
Estas 4 leis auxiliam quando o assunto é como criar hábitos. Assim, a fim de adquirir um novo hábito, você pode seguir estas 4 leis.
Mas e se o caminho for inverso e você quer saber como eliminar hábitos ruins?
Estas 4 leis também funcionam! Porém, como o processo é inverso, você tem que fazer com que o processo seja o contrário, a fim te desestimular de praticar o hábito. Te explico.
Ao invés de tornar o hábito claro, você deve torná-lo invisível. Ao invés de torná-lo atraente, você deve torná-lo pouco atraente.
Ao invés de torná-lo fácil, você deve torná-lo difícil. Por fim, ao invés de torná-lo satisfatório, você deve torná-lo pouco satisfatório.
E como você deve fazer isso?
Como quebrar um hábito?
Para quebrar um hábito, você deve tornar o hábito invisível, pouco atraente, difícil e pouco satisfatório. Mas, o que significa fazer cada uma destas coisas?
Tornar o hábito invisível significa remover o que for um estímulo para que você queira realizar o hábito ruim.
Tornar o hábito pouco atraente significa associar o hábito a sentimentos negativos e associar a não execução do hábito como algo positivo.
Tornar o hábito difícil é estabelecer mais obstáculos para o hábito, a fim de que não seja fácil realizá-lo.
Por fim, tornar o hábito pouco satisfatório é gerar, de alguma forma, um sentimento não tão bom após realizar o hábito a fim de que você não o queira realizar novamente.
Vamos supor que você tem o hábito de fumar. Pensando nestas leis para eliminar um hábito ruim, como você poderia fazer cada etapa?
Para tornar o hábito invisível, vamos supor que você sinta a vontade de fumar quando esteja estressado ou ansioso.
Assim, você deverá trabalhar no que te promove ansiedade e estresse a fim de que você não tenha esse gatilho de fumar. Uma outra opção seria trocar a rotina.
Ao invés de executar o hábito de fumar, execute algum outro hábito no lugar, um hábito positivo, como sair para correr, etc.
Para tornar o hábito pouco atraente, você pode pensar no hábito de fumar como algo ruim.
Para isso, você pode escrever qual é o porquê forte que te fará não fumar, ou seja, qual será o benefício que você irá obter quando não fumar.
Você pode pensar que irá economizar dinheiro, que terá mais saúde para aproveitar sua vida ao lado da sua família, etc.
A fim de tornar seu hábito difícil, você precisa mudar seu ambiente, para que o mesmo NÃO seja favorável à execução do hábito. Isso significa não ter cigarros em casa ou em sua bolsa, mochila, etc.
Por fim, a fim de tornar o hábito pouco satisfatório, você pode tornar o hábito de não fumar algo satisfatório.
Por exemplo, a cada 2 dias que você não fumar, você irá pegar o dinheiro do valor de um maço de cigarro e guardar numa conta para comprar algo para você depois.
Qual a relação entre hábitos e identidade?
Outro ponto importante quando o assunto tanto eliminar quanto criar um hábito novo é a mudança de identidade.
De acordo com James Clear, o autor do livro Hábitos Atômicos: “a forma final da motivação intrínseca é quando um hábito se torna parte da sua identidade”.
Isso significa que, a fim de adquirir um hábito, você tem que fazer com que este hábito seja sua nova identidade.
No livro, ele cita o exemplo de pessoas que queriam parar de fumar. Quando algum cigarro era oferecido a essas pessoas, havia duas respostas possíveis:
-
“Obrigado, mas eu não fumo”;
-
“Obrigado, mas estou tentando parar de fumar”.
De fato, as pessoas que respondiam a frase número 1 quando lhes era ofertado um cigarro, tinham muito mais probabilidade de realmente parar de fumar.
Isso ocorre porque a frase número 1 incorpora o fato de não fumar a identidade delas.
Se você quer parar de construir hábitos autodestrutivos que colocam sua saúde em risco, como o de fumar, você precisa aprender a dominar os seus hábitos.
Adquira agora o nosso ebook Guia Completo sobre Hábitos e entenda como você pode criar hábitos que durem e como você pode eliminar hábitos ruins.
Ainda não tem nosso app instalado? Então clique neste link aqui agora e instale o nosso app para ser mais produtivo.