Procrastinação é uma palavra que se tornou muito comum, afinal este problema está tão enraizado no ser humano. Mas o que é procrastinar? Procrastinar é apenas um termo bonito para “deixar para depois". Ou seja, é simplesmente o ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada.

Além disso, o ato de procrastinar pode ser consciente ou inconsciente. Porém, em ambos os casos nada mais é do que uma decisão de “empurrar” a atividade. Geralmente, procrastinamos quando deixamos de realizar uma atividade que precisa ser realizada para fazer algo de menor importância e muito mais prazeroso.

Vamos supor que você precise organizar, urgentemente, o seu quarto. A tarefa lhe parece muito chata e difícil. Por isso, o que você faz? Vai assistir um filme no Youtube ou um episódio daquela sua série favorita. Pronto, você procrastinou.

De fato, há muitos fatores que te fazem procrastinar. No entanto, neste post vamos enumerar 5 deles. Continue lendo e confira se você realiza algum deles e tente parar o quanto antes!

1) Navegar nas redes sociais sem limites

foto1.jpg

A coisa número 1 que te faz procrastinar é navegar nas redes sociais sem limites. Aposto que isso não te surpreendeu, afinal, você provavelmente já ficou navegando e navegando na internet e quando se deu conta já haviam passado duas horas.

Assim, quando você fica mexendo em suas redes sociais em momentos que você deveria estar trabalhando, você acaba perdendo noção do tempo e procrastinando o que você realmente precisava fazer.

2) Ter o celular perto de você

foto2.jpg

Ter o celular perto de você é outra atitude que faz com que você procrastine, principalmente se o seu celular não estiver no modo silencioso. Imagine que você está realizando uma tarefa super focado e do nada seu celular apita avisando que chegou uma nova mensagem. Você provavelmente vai se distrair e querer ver o que é.

Mesmo se o seu celular estiver no modo silencioso, se ele estiver perto de você, você ficará tentado a pegá-lo toda hora para “matar o tempo”. Além disso, a tela pode ficar acendendo toda vez que chega uma mensagem nova. Então não é boa coisa também.

Por isso, a dica é: quando você for trabalhar em alguma tarefa super importante, pegue o seu celular, o coloque no modo silencioso e deixe ele em algum outro cômodo da sua casa, que não seja o que você estiver trabalhando. Você vai perceber que, muitas vezes, você vai até se esquecer do seu celular.

3) Tentar ser multitarefa

foto3.jpg

Isso mesmo, tentar ser multitarefa também te faz procrastinar. Atualmente, está meio que numa onda de que “fazer mais de uma tarefa por vez mostra que você é mais eficiente”. Porém, isso não é nada verdade, uma vez que você está dividindo sua atenção e seu foco, o que fará com que você não faça as tarefas tão bem quanto as faria separadamente.

Além disso, aquelas pessoas que fazem mais de uma atividade por vez possuem desempenho pior porque possuem maior dificuldade de organizar seus pensamentos, filtrar emoções relevantes e acabam sendo mais lentas também.

4) Não saber o que precisa fazer depois

foto4.jpg

Não saber o que precisa fazer depois é uma coisa que te faz procrastinar e muito. Afinal, se você não sabe o que precisa ser feito, como você vai fazer aquela coisa, certo? E é por isso que um planejamento é tão importante, já que vai muito além da organização.

Além disso, não se planejar também te faz ficar irritado pensando: “O que eu preciso fazer agora?”. Aí, você se irrita e vai procurar algo para fazer, provavelmente algo que te dê prazer imediato. Pronto, você voltou para as redes sociais novamente.

Por isso, sempre comece seus dias sabendo quais são as atividades que você precisa realizar. Você pode fazer o planejamento semanal ou diário para evitar este tipo de problema.

5) Perfeccionismo

foto5.jpg

Outro fator importantíssimo que te faz procrastinar é o perfeccionismo. Todos nós temos uma tendência de “congelar” quando vamos realizar uma atividade, principalmente se for uma atividade nova.

Você acha que não dará certo, que não ficará perfeito, etc. Mas pense bem: como vai conseguir fazer alguma coisa se você nem começa, se nem dá tempo para as suas ideias amadurecerem?

Toda vez que você estiver sendo perfeccionista demais, lembre-se dessa frase do autor Jodi Picoult: “você pode editar uma página ruim, mas não pode editar uma página em branco”.