Você está sempre adiando tarefas importantes? Deixar algo para depois tem se tornado um péssimo hábito para você?
Se sim, saiba que o seu “problema” é a procrastinação, que consiste no ato de adiar uma tarefa que precisa ser realizada simplesmente porque a atividade não te pareceu interessante no momento.
No artigo de hoje, vamos conhecer 6 dicas que vão te ajudar a parar de procrastinar, para que você consiga ser mais produtivo e alcançar seus objetivos. Vamos lá?
💪 1. Comece com o mais difícil
Geralmente, quando temos uma tarefa grande, mais difícil ou que demora muito tempo, nossa tendência natural é procrastinar ela até o último momento possível.
No entanto, quanto mais você enrola para fazer essa tarefa, pior é. Isso porque a nossa força de vontade é um recurso limitado que se esgota ao longo do dia.
Logo, ao reservar sua força de vontade para lidar com a tarefa mais difícil logo no início do dia, você aumenta suas chances de sucesso, já que neste momento você terá mais energia e disposição.
Além disso, concluir uma tarefa difícil logo no início do dia gera um sentimento de realização e confiança, e esse impulso positivo te motiva a continuar sendo produtivo ao longo do dia.
E caso você esteja tendo dificuldades em se motivar a fazer essa tarefa difícil, tente se lembrar do porquê ela é importante ou dividi-la em tarefas menores.
Ainda não tem nosso App Flynow baixado? Então clique aqui! 🚀
⏱️ 2. Conte até 3
Contar até três é uma técnica boba que te ajudará a curar a procrastinação.
Muitas vezes, procrastinamos porque estamos presos em um estado de inércia, no qual temos uma certa resistência em iniciar uma tarefa.
Assim, contar até 3, além de ajudar a quebrar essa inércia inicial, cria um senso de urgência, fazendo com que você tome uma ação assim que acabar a contagem.
E um outro ponto importante de contar até 3 é evitar a ruminação. Sabe quando você passa mais tempo pensando em motivos para não fazer a tarefa do que fazendo ela?
Contar até 3 interrompe esse padrão negativo, direcionando sua atenção para a ação imediata.
Por isso, da próxima vez que estiver enrolando muito para fazer algo, conte até três, se levante e tome uma ação.
📱 3. Retire estímulos
Muitas vezes, a procrastinação acontece porque tudo ao nosso redor praticamente implora para que a gente procrastine, seja um ambiente bagunçado, notificações constantes do nosso celular ou ruídos externos.
E o problema com estes estímulos é que eles acabam com o nosso foco e impedem que a gente alcance o estado de flow, aquele momento em que uma pessoa está completamente imersa em uma atividade, sentindo-se energizada, focada e totalmente absorvida por ela.
E tem mais! Todo esse excesso de estímulos pode causar sobrecarga cognitiva, dificultando o processamento de informações e o pensamento claro.
Por isso, se você quer parar de procrastinar, comece retirando todos os estímulos que podem atrapalhar seu foco.
Você pode começar colocando seu celular no silencioso e em um cômodo diferente do que você está, deixando seu ambiente de trabalho organizado e limitando o número de abas abertas no navegador.
💭 4. Empaque
Você já sentiu aquela sensação de saber exatamente o que fazer, mas seu cérebro não sabe como proceder?
Talvez você não saiba o que escrever em seguida na sua redação para a faculdade ou por onde começar um projeto, por exemplo.
No livro Faça Tempo, de Jake Knapp e Jhon Zeratsky, os autores chamam essa sensação de estar empacado.
Além disso, de acordo com eles, a maneira mais fácil de sair Empacópolis é fazer outra coisa, como pegar o celular ou ligar a TV e é isso que a gente geralmente faz, certo?
No entanto, essas medidas não ajudam você a continuar fazendo o que é preciso para alcançar seus objetivos.
Logo, opte por ficar empacado. Encare a tela ou o papel em branco.
Mesmo quando a sua mente consciente está frustrada, algum canto remoto do seu cérebro está processando informações e avançando.
Em algum momento, seu cérebro conseguirá reunir seu foco novamente e você vai desempacar. E aí você se sentirá grato por não ter desistido.
🙅♂️ 5. Diga adeus ao perfeccionismo
Apesar de parecer que o procrastinador e o perfeccionista são duas pessoas completamente diferentes, muitos procrastinadores são assim exatamente por causa do perfeccionismo.
Isso porque os perfeccionistas tendem a estabelecer padrões extremamente altos para si mesmos, e vivem adiando o início da tarefa até sentirem que tudo está 100% perfeito para alcançar esses padrões elevados.
Pare um instante e reflita comigo: como você vai conseguir terminar uma tarefa se você nem mesmo começa ela?
Esse pensamento perfeccionista, apesar de ser muitas vezes romantizado, na verdade, só atrapalha sua vida e impede que você saia do lugar.
Assim, da próxima vez que você estiver sendo perfeccionista demais, lembre-se dessa frase do autor Jodi Picoult:
“Você pode editar uma página ruim, mas não pode editar uma página em branco”.
Ou seja, comece, mesmo que não esteja tudo perfeito. Isso é melhor do que não fazer nada.
📜 6. 3 regras importantes
Por fim, a última dica do post de hoje para parar de procrastinar consiste em três regras importantes: a Regra dos Dois Minutos, a Regra dos Cinco Minutos e a Regra da Ativação da Mente.
Em primeiro lugar, a Regra dos Dois minutos diz que, se você possui uma tarefa que leva menos do que 2 minutos para ser feita, você deve fazê-la imeditamente. Isso vale para encher sua garrafinha, colocar um prato na pia e lavar ele, etc.
Já na Regra dos Cinco Minutos, você vai dizer para o seu cérebro: “Vou fazer essa tarefa por só 5 minutos. Depois, se eu quiser, eu posso parar.” Ao enganar seu cérebro, essa regra faz com que você quebre aquela resistência inicial e comece a tarefa. Além disso, depois de já ter começado, a probabilidade de continuar na tarefa é muito alta.
Por último, temos a Regra da Ativação da Mente, que é muito eficiente quando estamos em horário que não é tão produtivo assim para nós, como aquela fadiga pós-almoço. Dessa forma, esta regra consiste em fazer algo para ativar o seu cérebro, como tomar uma xícara de café, fazer algumas flexões (já que o exercício ativa o cérebro), ou tomar um banho, por exemplo.
👉 E se você gostou desse artigo, você também vai gostar desse outro sobre como o excesso de dopamina está destruindo nossas vidas. Então já clica nele em seguida para continuar aprendendo mais! 📚