Imagine atingir o ápice da produtividade. Imaginou? Este é o estado de flow, ou estado de fluxo, momento em que você está tão focado em alguma atividade que “perde” a noção do tempo.

No estado de flow, a mente humana fica totalmente engajada em alguma tarefa, superando barreiras físicas de foco total.

Por isso, deixa eu te perguntar: você já teve aquela sensação de estar tão focado em alguma atividade e quando vê se passaram horas e você jurava que eram apenas alguns minutos? Se sim, provavelmente você já experimentou o estado de flow.

Quer saber mais sobre o estado de flow, sobre sua teoria e como dominá-lo para atingir a máxima produtividade? Então continue lendo e confira!

O que é a teoria do flow?

O conceito de flow surgiu em 1975, por meio de estudos do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que descreve o estado de flow como uma “imersão completa no que se faz e uma consequente perda do sentido de espaço e tempo.”

O estudo de Mihaly foi conduzido logo após o período da 2ª Guerra Mundial e objetivava entender como profissionais de diversas áreas (cirurgiões, músicos, atletas, etc) se mantinham satisfeitos com a vida mesmo diante de um cenário tão adverso.

Assim, com este estudo, ele chegou a algumas conclusões, como o fato de que estas pessoas tinham em comum a dedicação a atividades que realmente possuíam interesse.

Além disso, durante estas pesquisas, surgiu-se o termo flow, que designava um estado de plenitude, sendo citado, principalmente, quando as pessoas se referiam a tarefas desafiadoras e com um propósito maior.

Quando o estado de flow é atingido?

O estado de flow possui 6 características, sendo elas:

  1. Concentração intensa na atividade à sua frente;
  2. União de ação e consciência, o que faz com que o ser e fazer se torne uma coisa só;
  3. Perda de consciência de si mesmo;
  4. Senso de plenitude, ou seja, um senso de controle pessoal sobre a situação;
  5. Distorção na percepção de tempo, ou seja, aquela sensação de que pareciam apenas alguns minutos mas que na verdade se passaram horas;
  6. Percepção da atividade ser em si recompensadora, não o resultado dela. Ou seja, você se sente recompensado pelo simples fato de estar executando aquela atividade.

Outro ponto que vale a pena destacar é a presença de um certo desafio e nível de habilidade. Neste caso, ocorre-se a expansão das capacidades para que a dificuldade seja superada.

Ou seja, é nesta combinação de desafio e habilidade que reside a nossa satisfação, felicidade e crescimento.

Como entrar em estado de flow?

Você que leu até aqui deve estar se perguntando como entrar em estado de flow. Bom, desde a publicação do estudo de Mihaly, o estado de flow virou tema de diversas pesquisas, principalmente quanto aos fatores que levavam a este estado de fluxo.

De acordo com pesquisadores da área, os principais fatores são:

Elimine as distrações

Para atingir o estado de flow de concentração total você precisará eliminar as distrações.

Sei que este passo parece difícil dada a era de tecnologia e informação que estamos vivendo, mas se você quer atingir este estado de fluxo, deixe longe os celulares, tablets ou qualquer outro dispositivo que possa roubar sua atenção.

Isso porque, para entrar no estado de flow, você irá precisar de alguns minutos para ficar completamente concentrado, algo que é difícil se sempre tem algo atrapalhando esse processo.

Adeque o seu ambiente

O seu ambiente também tem impacto no estado de flow. Por isso, garanta que ele seja um ambiente tranquilo, que propicie criatividade e foco.

Se possível, elabore rotinas que mantenham o ambiente limpo e organizado.

Caso esteja em algum lugar com mais pessoas, você pode simular a quietude com fones de ouvido e sons ambientes, calmos e naturais.

Adquira bons hábitos

Para atingir o estado de flow, você também precisa estar em dia com a sua saúde, ou seja, não estar se sentindo cansado, exausto ou com sono, por exemplo.

Por isso, cuide da sua alimentação e do seu sono, fuja do sedentarismo e reserve momentos para o lazer.

Não se esqueça das ferramentas de gestão

O estado de flow está ligado a hábitos e pensamentos, mas isso não significa que a tecnologia não possa ser utilizada ao nosso favor.

Além de te auxiliar na organização das atividades do dia a dia e poder dar prioridade a elas, certos aplicativos também permitem que você determine certos prazos de atenção (Pomodoro), essenciais para auxiliar no estado de flow.

O App Flynow te auxilia nestas duas coisas, permitindo que você organize as suas atividades e determine períodos de foco com a Técnica Pomodoro. Caso queira instalá-lo, basta clicar aqui.

Imagine sua melhor versão, sendo mais produtivo, definindo metas e planejamentos eficientes e criando hábitos que realmente duram. Imaginou? Pois temos a solução para você nesses ebooks aqui. Clique no link e confira!