Você se sente sempre cansado? Passa o dia todo com sono e, quando vai dormir, seu sono desaparece? Você considera todas as suas atividades difíceis porque você não tem energia suficiente para realizá-las?

Aqui, é importante ressaltar que, se sentir cansado e indisposto às vezes é normal. Porém, se você se sente assim sempre, com certeza tem algo errado. Provavelmente tem algo que você precisaria estar fazendo e não está.

Neste post, vamos te contar 5 motivos pelos quais você pode estar se sentindo assim. Mas saiba que não existe uma fórmula mágica, ou seja, não adianta realizar mudanças por um ou dois dias e achar que tudo vai se resolver sozinho, porque não vai.

Mudanças não acontecem da noite pro dia e isso não irá acontecer com você. Para que as mudanças realmente tenham efeito, é necessário que você as implemente por dias e até mesmo semanas, então nada de pressa! Sem mais delongas, continue lendo e confira 5 motivos que podem ser a causa de você estar sempre cansado.

Motivo nº1: Ignorar a Tríade Alimentação - Exercício Físico - Sono

foto1.jpg

O primeiro motivo pelo qual você está sempre cansado é ignorar a Tríade Alimentação - Exercício Físico - Sono. Esta é a tríade principal de saúde e todo mundo sabe disso, mas ignora. Além disso, na maior parte dos casos, se você está cumprindo esta tríade com louvor, o problema se resolve.

Alimentação

foto2.jpg

A alimentação é extremamente responsável pelo seu nível de energia e produtividade. Afinal, se você se alimenta mal, ingere muito açúcar e vive pulando refeições, você não terá energia suficiente para se manter mais focado e ser produtivo.

Por isso, você deve estar bem atento às suas refeições, garantindo que você está ingerindo alimentos que realmente nutram seu corpo e que te permitam dar o máximo de si em qualquer projeto ou emprego que você estiver.

Além disso, 3 dicas para melhorar sua alimentação são:

  • diminuir o consumo de açúcar, pois irá diminuir as flutuações de açúcar no sangue e, consequentemente, dos picos de energia;
  • aumentar o consumo de gorduras boas, pois estas são fontes de energia que o corpo absorve mais lentamente;
  • aumentar a ingestão de água.

Exercício Físico

foto3.jpg

Que nosso corpo foi feito para o movimento, você já sabe. De fato, movimentar-se traz diversos benefícios não só para o corpo, mas também para a mente, promovendo saúde, melhora dos níveis de ansiedade e estresse, etc.

Além disso, a prática de exercícios físicos está diretamente relacionada aos seus níveis de energia. De fato, não são as pessoas que mais possuem energia que se exercitam e sim as pessoas que se exercitam que possuem mais energia.

Por isso, encontre uma atividade física que lhe dê prazer de praticar e pratique um pouquinho todos os dias. Se você estiver tendo muita resistência interna para começar a se exercitar, recorra aos mini-hábitos.

Sono

foto4.jpg

Sono também é outro pilar que tem influência direta com o seu sono. Afinal, se você dorme mal, aperta o botão de soneca até o último minuto, você mostra que quem está no controle da sua vida claramente não é você.

Existem muitas maneiras de você melhorar a qualidade do seu sono, como ter horários fixos para dormir e acordar, tentar evitar a luz azul dos celulares e notebooks antes de dormir, ter cuidado até que horário você consome cafeína (vários estudos indicam que o máximo é até às 16h) e, dependendo do seu caso, suplementar com melatonina.

Motivo nº2: Você não foca nas atividades essenciais e elimina o resto

foto5.jpg

Focar somente nas atividades essenciais e eliminar o resto é primordial para evitar ansiedade, burnout e desgaste de energia desnecessário. E como você pode fazer isso? Aprendendo a dizer não para as atividades que não importam!

Para aprender a dizer não, você deve ser seletivo em relação a quais atividades você deve realizar e quais não. Além disso, você também precisa ter clareza dos seus objetivos e saber muito bem quais atividades você precisa realizar para alcançar seu objetivo final e focar nelas.

A dica aqui é: reveja seu planejamento e seus objetivos e se questione se as atividades que você está realizando diariamente estão contribuindo para que você alcance a meta final.

Motivo nº3: Você mantém pessoas tóxicas em sua vida

foto6.jpg

De fato, há pessoas que te somam e te agregam energia, enquanto há outras que somente sugam sua energia. Lidar com pessoas que sugam energia gera um gasto muito alto de energia, principalmente pelo stress envolvido.

Você já conversou com alguém e, após a conversa, se sentiu super drenado e cansado? Pois é, lidar com pessoas tóxicas não é algo que deve ser feito. Para que você evite que sua energia seja sugada, o melhor jeito é evitar essa pessoa.

Por isso, preste bem atenção nas pessoas com as quais você interage e seja seletivo com as pessoas que você mantém perto, tanto amizades quanto pessoas que você segue no Instagram, por exemplo.

Motivo nº4: Você busca a validação EXTERNA e não a INTERNA

foto7.jpg

Ter cada vez mais clareza do que VOCÊ valoriza, saber o que é importante para VOCÊ e ter isso como um parâmetro bem definido é ideal para que você pare de cair na armadilha de tentar agradar outras pessoas.

Não me leve a mal, eu sei o quão difícil isso é, afinal, nós seres humanos sempre estamos querendo ser aceitos, amados e valorizados. Porém, ficar tentando obter validação externa o tempo todo é algo que sugará demais a sua energia.

De fato, vale muito mais você focar nos seus princípios e nos seus valores. As pessoas que não compactuam com isso irão se afastar, enquanto pessoas com princípios e valores parecidos irão se aproximar de você e é esse tipo de pessoa que você quer ter por perto.

Motivo nº5: Você não resolve seus problemas

foto8.jpg

Existem muitos problemas na vida que são invenções nossas, ou seja, histórias que a gente cria na nossa própria cabeça devido a certos tipos de medos e anseios. Na verdade, a maioria dos problemas são estas invenções e, se eles forem, você deve resolvê-los na sua mente. Além disso, se você precisar, pode até procurar a ajuda de um psicólogo.

Entretanto, se forem problemas reais, você deve agir com auto-responsabilidade, colocando toda sua energia em resolvê-lo e não ficar reclamando, que é outra coisa que suga muita energia. Dessa forma, encare o problema com responsabilidade até que ele seja resolvido.

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Ainda, deixamos outras sugestões de posts com temas relacionados que você pode gostar: