O foco nada mais é do que um estado mental onde sua atenção se concentra no presente. Dessa forma, você se encontra em pleno fluxo, completamente envolvido e mergulhado no momento.

Quando estamos fazendo algo que gostamos e estamos com energia para nos concentrarmos, o foco simplesmente emerge. A não ser que você se distraia, algo que é bastante comum na sociedade que estamos inseridos hoje.

Por isso, se você tem dificuldade para ter foco e direcionar sua atenção para tarefas realmente importantes, o post de hoje é para você! Nele, vamos te apresentar 3 táticas para ter mais foco baseadas no livro Faça Tempo, dos autores Jake Knapp e John Zeratsky. Confira!

Tática número 1: Mande no seu telefone

mandenoseutelefone.jpg

A primeira tática de foco mencionada no livro é mandar no seu telefone. Isso significa você organizá-lo de uma maneira que seja possível ignorar as distrações (ou fazendo com que elas não existam). Dessa forma, você é quem estará no comando e não sentirá a necessidade de ser sugado para algum aplicativo ou plataforma.

Dentro desta tática, há algumas dicas importantes que devem ser consideradas, como experimentar um celular sem distrações, zerar as notificações e limpar sua tela inicial. Vamos falar um pouco sobre elas…

Experimente um celular sem distrações

foto1.jpg

Um celular sem distrações é um celular livre de piscinas infinitas - nomenclatura utilizada pelos autores para designar aplicativos e outras fontes de conteúdo infinitamente renováveis, como Instagram, Facebook, E-mail, Netflix, etc. Em suma, se der para atualizar utilizando o dedo, é uma piscina infinita.

Além disso, é um celular sem distrações que irá permitir que você se torne mais eficiente no trabalho e, em geral, aproveite melhor seu dia. Isso acontece porque você não estará sendo bombardeado constantemente pelas novas informações das piscinas infinitas, podendo manter o foco por muito mais tempo.

Para ter um celular sem distrações e, consequentemente, obter mais foco, os autores indicam alguns truques que você pode usar, como:

1) Exclua os aplicativos de redes sociais

foto2.jpg

Considere excluir o Facebook, Instagram, Twitter, etc. Se você perceber que muitas vezes perde tempo mexendo nesses apps quando deveria estar fazendo alguma tarefa importante, desinstalá-los é o primeiro passo para obter mais foco. E você não precisa se preocupar, se mudar de ideia depois e precisar usar o app novamente, é só instalá-lo de novo.

2) Exclua outras piscinas infinitas

foto3.jpg

Se você ainda está na dúvida sobre o que é piscina infinita, pense em tudo que traga uma quantidade infindável de conteúdo. Por isso, além das redes sociais, considere excluir também jogos, aplicativos de notícia, etc. Mais uma vez: se precisar usá-los, basta instalá-los novamente.

Zere as notificações

foto4.jpg

Zerar as notificações é outra dica excelente para você obter mais foco, uma vez que quando as notificações ficam só pulando na tela, é muito mais fácil você clicar nelas sem mesmo perceber.

Por isso, se você quer se sentir livre destas “ladras” incessantes de atenção, você pode desabilitar quase todas as notificações do seu celular, deixando habilitadas somentes aquelas realmente cruciais e úteis.

Limpe a sua tela inicial

foto5.jpg

Uma tela inicial vazia irá te proporcionar serenidade toda vez que você usar o seu celular. Além disso, funcionará como um obstáculo para se distrair. Se você pegar seu celular por puro reflexo e desbloquear ele, vai encontrar somente a foto de seu fundo de tela.

Por isso, você pode mudar os seus ícones para as telas seguintes, deixando somente a sua imagem de fundo na tela inicial. Assim, toda vez que você pegar o celular, você pode fazer a seguinte reflexão: eu quero mesmo me dispersar agora?

Tática número 2: Mantenha distância de piscinas infinitas

foto6.jp

A segunda tática para obter mais foco é manter distância das piscinas infinitas. Nessa parte, os autores sugerem algumas dicas para você conseguir realizar isso, como suspender a espiadinha matinal, bloquear a kryptonita da distração e estabelecer um limite de tempo para a internet.

Suspenda a espiadinha matinal

foto7.jpg

Quantas vezes mal acordamos e já fomos direto para o celular ver o que tinha de novo no Instagram ou Facebook? É sobre isso que os autores falam aqui. De acordo com eles, devemos aproveitar o nosso cérebro descansado e a sensação de calma e repouso para entrar no modo foco.

Bloqueie a kryptonita da distração

foto8.jpg

A kryptonita da distração é uma piscina infinita específica que você é fragilizado, assim como o Super-Homem é fragilizado pela kryptonita propriamente dita. Dessa forma, para obtermos mais foco, é essencial sabermos bloqueá-la.

Há várias formas de fazermos isso. Se a sua kryptonita é uma rede social ou alguma coisa que exija senha, você pode fazer logoff para diminuir o problema, assim toda vez que for entrar, vai ter que colocar todos os dados novamente, o que torna o processo chato.

Além disso, se for um site específico, você pode bloqueá-lo ou se desconectar por completo da internet por certos momentos. Se você quiser ir além, pode excluir o aplicativo, a conta ou o navegador do seu celular.

Estabeleça um limite de tempo para a internet

foto9.jpg

Apesar de ser uma coisa maravilhosa, a internet muitas vezes pode dificultar o processo de foco, uma vez que possui um número infinito de possibilidades a milésimos de distância.

Assim, estabelecer um limite de tempo para a internet é essencial. Você pode desabilitar o Wi-Fi do notebook e colocar o celular em modo avião, por exemplo. Também existem diversos softwares para bloquear a internet temporariamente.

Tática número 3: Mantenha-se concentrado

foto10.jpg

Por fim, a terceira tática é ser manter concentrado. Para isso, os autores enumeram algumas dicas para você permanecer nesse estado. Algumas delas são:

Faça uma lista de perguntas aleatórias

foto11.jpg

Quando estamos tentando nos concentrar, é normal sentir uma necessidade urgente de acessar o celular ou o navegador. Por exemplo, quando você deveria estar focando na sua tarefa, a sua mente vai estar tentando se lembrar do nome daquele ator daquele filme.

De acordo com os autores, ao invés de você reagir a cada impulso, você pode escrever as perguntas em um pedaço de papel. Assim, será possível permanecer no modo foco, com a segurança de que aqueles tópicos foram registrados para pesquisa futura.

Empaque

foto12.jpg

Aqui, é preciso esclarecer que empacar é diferente de entediar-se. Estar entediado é não ter nada para fazer enquanto estar empacado é saber o que se quer fazer, embora seu cérebro não saiba bem como proceder.

Dessa forma, talvez você não saiba o que escrever em seguida, ou como começar um novo projeto, por exemplo.

Além disso, o caminho mais fácil para sair desse estado é fazer outra coisa: mexer no celular, checar o email, etc. Essas atividades só atrapalham o tempo que você separou para focar na sua atividade importante.

Por isso, quando se sentir empacado, opte por continuar neste estado. Encare a tela em branco, passe a trabalhar no papel ou faça uma caminhada, mas mantenha o foco no projeto. Em algum momento você vai desempacar e agradecer por não ter desistido.

Tire uma folga

foto13.jpg

Por fim, se você já tentou algumas técnicas para ter foco e mesmo assim não chegou a lugar nenhum, você não precisa se desesperar. Talvez você só precise de descanso.

A nossa energia tende a oscilar durante o dia, principalmente a energia criativa. Por isso, experimente fazer longas pausas no decorrer do dia. Você também pode mudar para outra tarefa que o ajudará a ganhar mais energia.

Essas foram as 3 táticas para aumentar o seu foco. Lembre-se de que você não é obrigado a testar todas elas, escolha algumas que você ache que funcione para você e as utilize.

Se você gostou do livro e quer lê-lo, você pode adquiri-lo no link abaixo:

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Quer começar 2022 com o pé direito sendo mais produtivo, definindo metas e planejamentos realmente eficientes e definindo os hábitos corretos para se tornar a sua melhor versão? Então não deixe de conferir os nossos ebooks Guia Definitivo para a Produtividade, Metas e Planejamento e Guia Completo sobre Hábitos clicando aqui.