Você sente que desanima muito fácil? Que começa várias coisas e nunca termina? Se você se identificou com alguma destas duas perguntas, saiba que está faltando constância. Quando falamos de mudanças duradouras, estamos falando de algo que leva um certo tempo e não que acontece de uma hora para outra.

Nestes casos, é necessário ter consistência e realizar micropassos diários, porque o que irá te trazer sucesso não é algo que você faz de vez em quando, mas sim algo que você faz diariamente. Já dizia Aristóteles: “Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um feito, e sim um hábito”.

Por isso, se você quer aprender a ter mais constância em seus objetivos, você está no lugar certo. Neste artigo, vamos te apresentar 5 dicas incríveis para você ser mais consistente e alcançar suas metas e sonhos de vida. Continue lendo e confira!

1) Saiba o seu porquê

foto1.jpg

A primeira dica não é surpresa para ninguém. Afinal, se você precisa executar micropassos diariamente, você precisa entender o porquê isso é importante. Caso contrário, a probabilidade de você executar esta atividade é mínima.

Logo, faça questão de enxergar um porquê forte nos seus objetivos. Por que você deseja emagrecer? Por que você deseja executar aquele hábito? Por que você está naquele trabalho? Por que você deseja deixar essa carreira e mudar de vida?

Entender a razão pela qual estamos fazendo algo é muito importante. Se você não consegue encontrar um porquê para aquela atividade, simplesmente se desapegue dela. Não há motivo para fazer algo que não é importante para nós só para agradar a sociedade.

2) Transforme o seu objetivo total em pequenos passos alcançáveis

foto2.jpg

Uma das razões que mais desmotivam as pessoas e as impedem de ter constância é ficar o tempo todo pensando em “quanto falta para chegar lá”. Assim, toda vez você analisa a situação e se desanima por ainda faltar muito.

Porém, se você quer ser mais consistente com seus objetivos, você precisa tirar o foco de “Quanto falta para chegar?” e pensar em “O que eu posso fazer hoje para alcançar meu objetivo lá na frente?”. Para isso, você precisará dividir o seu objetivo todo em passos menores e alcançáveis.

Vamos supor que o seu objetivo seja perder 10kg em 5 meses. Logo, você pode dividir esse objetivo por meses, do tipo “Preciso perder 2kg por mês” e objetivos diários “Me alimentar melhor”, “Praticar 30 minutos de exercícios físicos diários”, “Não trazer comidas não saudáveis para a minha casa”, etc.

Em suma, o ponto aqui é ir dividindo seu objetivo grande em partes menores, até você saber o que você precisa cumprir diariamente para obter sucesso. Isso te ajudará a manter constância, uma vez que você precisa pensar em “somente” qual micropasso você precisa dar naquele dia.

3) Exercite a disciplina

foto3.jpg

Outra dica muito importante é exercitar a disciplina. Afinal, vão haver dias (na verdade, muitos dias) em que você não estará nenhum um pouco motivado. Porém, depender apenas da motivação é uma armadilha, já que ela depende de diversos fatores, coisas que você não pode controlar.

E quando não temos motivação, o que precisamos fazer é chamar a disciplina. Ou seja, você vai fazer algo porque você precisa fazer, mesmo que você não esteja motivado ou com vontade. Ter disciplina é o que te ajudará a manter constância, fazendo com que você cumpra diariamente o que foi proposto.

Aqui vão algumas dicas para você exercitar a disciplina:

  • Execute primeiro, pense depois
  • Tente facilitar a execução da atividade (por exemplo, deixando sua roupa de caminhada perto da cama para que assim que você acordar, você se lembre de praticar exercício)
  • Use a Regra dos Cinco Minutos, etc.

4) Foque em superar a si mesmo

foto4.jpg

Jon Acuff tem uma frase muito incrível que se relaciona com esta dica número 4: “Don’t compare your beginning to someone else' s middle”. Traduzindo para o português, a frase seria algo como “Não compare o seu começo com o meio de alguém”.

Isso significa que temos que resistir à necessidade constante de nos compararmos com outras pessoas. Ao invés de ficar analisando a sua vida e comparando com a de outra pessoa, compare-se com si mesmo. Quem era você um ano atrás? Quais lições você aprendeu? Em qual área ou áreas você obteve melhorias?

Para ter mais constância, você terá que focar em superar a si mesmo, olhando para você meses atrás e vendo o quanto você evoluiu. Pensar dessa maneira irá te dar mais motivação, além de mais vontade de continuar lutando para conquistar seus objetivos.

5) Aprecie as pequenas vitórias

foto5.jpg

Por fim, aprecie suas pequenas vitórias e se recompense por isso. Se você é crítico demais consigo mesmo e sempre acha que os esforços que faz não valem a pena, você não irá conseguir se manter no caminho, afinal, você já acha que não vale a pena!

Não se esqueça que qualquer progresso já é um progresso em si. Por isso, quando você cumprir algum micropasso diário, comemore! A vida é sobre equilíbrio, trabalhando duro quando é preciso e descansando e aproveitando quando é preciso também.

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Ainda, deixamos outras sugestões de posts com temas relacionados que você pode gostar: