Você já começou um novo hábito, cheio de motivação, mas desistiu dele após alguns dias e então o que parecia uma nova fase na sua vida logo se transforma em mais uma tentativa frustrada?
Existem alguns motivos muito claros e comuns que fazem com que a maioria das pessoas não consiga manter seus hábitos e, ao saber quais são esses motivos e aprender a lidar com eles, você aumenta a probabilidade de manter esses comportamentos no longo prazo.
Neste artigo, vamos falar dos três principais motivos que fazem com que as pessoas abandonem seus hábitos tão rapidamente. Vamos lá?
1. Falta de um ambiente favorável
O nosso ambiente influencia e muito o nosso comportamento. Sem um ambiente favorável, você acaba se autossabotando sem nem mesmo perceber.
É por isso que se você quer se alimentar de forma mais saudável, mas só tem besteiras e alimentos nada nutritivos em casa, será impossível criar este hábito.
Quando você tem um ambiente favorável à criação de algum hábito, o que você faz é reduzir o esforço cognitivo de criar este comportamento que é novo para você e começa a nadar a favor da maré.
E como você pode criar um ambiente favorável? Pense em maneiras de tornar este hábito fácil para você, de automatizá-lo! Alguns exemplos são:
- Para beber mais água, deixe uma garrafinha de água grande perto de você;
- Para seguir a dieta certinho, só tenha alimentos saudáveis em casa e considere fazer marmitas saudáveis no domingo;
- Para não faltar no seu treino, deixe a roupa e o tênis separado na noite anterior;
- Para ler mais, deixe seu livro na cabeceira do lado da sua cama, para que quando você acorde, você veja o livro e se lembre de ler.
2. Você não percebe os benefícios
Um outro grande desafio de manter um hábito é que, no começo, os resultados não são tão perceptíveis.
Você vai na academia durante uma semana, mas não tem nenhuma alteração física no seu corpo ainda. O mesmo vale para hábitos como seguir uma dieta ou estudo.
E se você não percebe benefício no hábito que você está realizando, a probabilidade de você se desmotivar e abandonar o comportamento é muito alta.
Muitas vezes, essa nossa dificuldade em perceber o benefício acontece porque temos a tendência de focar apenas no resultado final. Se você quer emagrecer 10kg, você só percebe o benefício se emagrecer os 10kg.
Pensar dessa maneira, que a recompensa só acontece quando você chegar em tal lugar, é o ingrediente perfeito para a frustração.
Ao invés disso, você precisa aprender a apreciar o processo, entender que você está evoluindo e aí que está a recompensa.
Se você está a tantos dias realizando o hábito consistentemente ou se você está treinando e isso está te fazendo dormir melhor e ser menos ansioso, essa é a recompensa e perceber estes benefícios é fundamental para te motivar a continuar realizando o hábito.
Por exemplo, quando você criar um hábito no App Flynow Produtividade e vai realizando ele, você tem todo o seu progresso neste determinado comportamento e pode usar isso como uma forma de se motivar, de que você está sendo constante com este hábito e cumprindo com o que você se propôs.
3. Expectativas irrealistas
A vida é uma maratona e não uma corrida de 100m e se você vive criando expectativas irrealistas para os seus hábitos, será muito difícil você ser constante com eles.
Ao invés disso, diminua as expectativas e comece aos poucos, com versões muito menores do hábito que você deseja praticar:
- Se você quer começar a se exercitar mais, comece com 5 ou 10 minutos de atividade física;
- Se você quer ler mais, comece lendo 1 ou 2 páginas por dia;
- Se você quer se alimentar melhor, comece com 1 refeição saudável por dia.
O foco é ser 1% melhor todos os dias. Por isso, comece pequeno para que você vá se acostumando e conforme você for evoluindo, você pode ir aumentando a dificuldade dos seus hábitos.
Criando um hábito no App Flynow
Agora vamos entender como você pode criar um hábito de forma bem simples dentro do App Flynow Produtividade.
(Para ver o tutorial completo dentro do app, assista o vídeo do começo do artigo no minuto 04:01 😀)
Na aba Hábitos, clique no ícone de + localizado no canto inferior direito. Na Galeria de Hábitos, você pode tanto escolher um hábito pré-preenchido e adaptá- lo às suas necessidades, quanto criar um hábito do zero em Criar Próprio Hábito.
Na tela Adicionar Hábitos, você precisará preencher as seguintes informações sobre o seu hábito:
- Hábito: A rotina a ser realizada;
- Gatilho: Ação, emoção, local ou horário anterior a realização do hábito;
- Recompensa: Benefício da realização do hábito;
- Categorias: Referente à Roda da Vida, ou seja, a área da vida relacionada ao hábito;
- Frequência: que pode ser diária, Seg a Sex, Semanal, Mensal ou Personalizada;
- Meta diária: que seria como você vai contabilizar o hábito. Se você deixar essa opção não marcada, significa que você vai contabilizar o hábito como concluído ou não concluído. Você também pode contabilizar em unidades específicas. Por exemplo, para o hábito da leitura, você pode contabilizar pela quantidade de páginas que quer ler;
- Horário: Horário de início e fim da realização do hábito;
- Notificações: Lembretes para a realização da tarefa.
Depois de adicionar o seu hábito, conforme você for realizando ele, você terá acesso a diversas estatísticas sobre ele.
Para visualizar estas estatísticas, basta clicar no hábito em questão e vir na aba Estatísticas.
Para baixar o App Flynow Produtividade, acesse aqui! 🚀
👉 E se você gostou desse artigo, você também vai gostar desse outro sobre as 6 práticas do Milagre da Manhã. Então já clica nele em seguida para continuar aprendendo! 📚