Para ser produtivo, você deve trabalhar sem pausas, ter uma lista gigante de tarefas e estar sempre ocupado. Certamente, você já ouviu alguns, senão todos, estes mitos sobre produtividade.

Mas não, estas afirmações não são verdadeiras. Aliás, é muito pelo contrário: ser produtivo é fazer o seu trabalho render e ainda assim ter tempo livre.

Se você quer entender sobre estes e outros mitos sobre produtividade, continue lendo que vamos te contar 6 deles!

Quais são os 6 mitos sobre produtividade?

Existem diversas dificuldades quando o assunto é produtividade. Por isso, diversos mitos surgem, na tentativa de entender como ser mais produtivo.

Porém, estes mitos, na verdade, mais atrapalham do que ajudam as pessoas a serem mais produtivas.

Mas, quais são os 6 mitos sobre produtividade?

1. Ser produtivo é estar sempre ocupado

O primeiro mito é o de que ser produtivo é estar sempre ocupado.

Quando pensamos em alguém super produtivo, é normal pensarmos que essa pessoa está sempre ocupada e nunca tem tempo para nada.

No entanto, precisamos aprender a diferença entre estar ocupado e ser produtivo. Entenda: você pode estar ocupado o dia inteiro e não ser produtivo.

Isso porque, para ser produtivo, você deve fazer o seu trabalho render através da execução das tarefas importantes e do gerenciamento correto do seu tempo.

De nada adianta você estar ocupado o dia inteiro e não resolver nada que seja importante.

É claro que podem existir momentos da vida em que você estará numa situação em que esteja ocupado o tempo todo. Talvez você estude e trabalhe ou talvez você trabalhe e seja pai ou mãe.

Entretanto, nestes momentos, é importante que você tente encontrar maneiras de ser mais produtivo.

Uma opção é tentar priorizar as tarefas importantes a fim de que você não tenha aquela sensação diária de que passou o dia e você não fez nada.

2. Ser produtivo é ter uma lista gigante de tarefas

O segundo mito é o de que ser produtivo é ter uma lista gigante de tarefas.

Este mito vai de acordo com o mito anterior: você pode estar ocupado o dia inteiro com sua lista gigante de tarefas, mas não ter realizado nenhuma atividade essencial para o seu sucesso.

Ser produtivo NÃO é ter uma lista grande de tarefas. Ser produtivo NÃO é sobre fazer mais coisas pelo simples ato de fazer, mas sim saber focar nas tarefas importantes que realmente trazem o resultado que você almeja.

Para decidir quais tarefas são importantes, você pode utilizar diversas opções de priorização de tarefas, como a Matriz GUT, o ICE SCORE, a Matriz de Eisenhower e a Tríade do Tempo, por exemplo.

É claro que vão existir tarefas não importantes e que precisam ser realizadas. Porém, tente fazer com que na maior parte do seu tempo você esteja trabalhando com tarefas importantes.

3. Você deve dormir menos para trabalhar mais horas

Muitas vezes, quando tentamos ser mais produtivos, procuramos coisas mirabolantes ao invés de tentar o básico.

O sono é um destes básicos, uma vez que influencia e muito na sua produtividade e é por isso que você deve priorizá-lo.

Quando não dormimos bem nos sentimos exaustos, irritáveis, com falta de concentração e nenhuma energia. Imagine conseguir ser produtivo assim. Não dá, não é mesmo?

Por isso que o fato de que você deve dormir menos para trabalhar mais horas é um mito sobre produtividade.

Um sono de qualidade é essencial para a produtividade. Quem dorme melhor tem mais disposição e capacidade mental, além de um nível menor de fadiga e uma melhora do desempenho em suas atividades diárias.

4. Você deve trabalhar sem pausas

Outro mito sobre produtividade é o de que temos que trabalhar sem pausas para ser mais produtivo.

Na verdade, tirar pequenos momentos de descanso durante o dia é essencial para sermos mais produtivos, uma vez que nesses momentos nosso cérebro tem um pequeno descanso.

Quem nunca estava tão fixado em uma tarefa que não conseguia fazer de jeito nenhum e quando estava fazendo alguma outra coisa que não tinha nada a ver conseguiu pensar em uma solução?

Isso acontece porque uma das maneiras de estimular a criatividade é deixar a mente vagar.

Assim, ter estes pequenos descansos durante o dia além de te fazerem recarregar a energia podem te ajudar a encontrar a solução para algum problema.

5. Ser multitarefa é ser eficiente

Ser multitarefa é ser mais eficiente é outro mito sobre produtividade muito comum.

Mas, por que ser multitarefa não é ser produtivo?

Porque quando estamos realizando diversas tarefas ao mesmo tempo, dispersamos nosso foco e atenção, o que faz com que tenhamos um desempenho pior do que se estivéssemos focados em uma única tarefa.

Quando você foca em muitas tarefas, você dispersa sua energia em todas elas. Porém, quando você foca em uma única tarefa, você direciona toda sua energia para uma tarefa só e consegue executá-la de maneira melhor, sendo mais produtivo.

essencialismo.png

Por isso, esqueça essa história de fazer diversas tarefas ao mesmo tempo e foque apenas em uma tarefa por vez se você quer ser mais produtivo.

6. Você deve negligenciar sua saúde para ser mais produtivo

Um último mito sobre produtividade é que você deve negligenciar sua saúde (não se importar mais com ela) para ser mais produtivo.

Isso é um mito porque os seus hábitos (o que você come, se você se exercita, se dorme bem, etc) influenciam na sua produtividade.

Se você só se alimenta mal, vai estar sempre se sentindo cansado e com sono pelo excesso de açúcar dos alimentos.

Se você não se exercita com regularidade, você não terá mais disposição e energia para ser mais produtivo.

Se você dorme mal, conforme vimos, você está sempre cansado e não consegue prestar atenção em nada.

Não veja a sua saúde com um gasto de horas desnecessário, mas sim como um investimento para viver melhor e ser mais produtivo.

Para produzir mais, você não precisa ter uma lista de tarefas gigantes, um dia cheio de reuniões, fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo e, muito menos, não ter tempo para nada. Para produzir mais, você precisa aprender a ser mais produtivo!

Aprenda a ser mais produtivo com nosso ebook Guia Definitivo para a Produtividade e faça seu trabalho render mais, procrastinar menos e tenha mais tempo para passar com a sua família. Clique no link aqui para conferir o ebook!

Ainda não tem nosso app instalado? Então clique neste link aqui agora e instale o nosso app para ser mais produtivo.