Com a pandemia, o home office se tornou uma realidade. Porém, muitas pessoas possuem dificuldade em serem mais produtivas, afinal, em casa, muitas vezes o ambiente tende a ser menos propício, já que há muitas distrações e situações que podem nos interromper.

No entanto, ser produtivo em home office é algo totalmente possível. Afinal, você só precisa trabalhar com as estratégias corretas e de maneira consciente para que você consiga alcançar suas metas.

Neste post, vamos te apresentar 6 estratégias que você pode utilizar para tornar seu home office mais produtivo. Continue lendo e confira!

1) Tenha uma lista de tarefas

foto1.jpg

O primeiro passo para ser mais produtivo no home office é ter uma lista de tarefas. Afinal, se você nem sabe o que deve ser feito no dia, como você será produtivo? Ter uma lista de tarefas é o que irá te ajudar a se guiar pelo seu dia de trabalho.

Além disso, quando você se planeja e tem uma lista de tarefas, você não fica perdido e tem que lidar com aquele estresse de “não saber o que precisa ser feito”. Se você quer ser mais produtivo no home office, não deixe de ter uma lista de tarefas todos os dias!

2) Defina um horário

foto2.jpg

Outro ponto muito importante para ter um home office mais produtivo é definir um horário. Ou seja, você precisa definir de que horas a que horas você irá trabalhar e encaixar cada tarefa nesses espaços de tempo.

Definir um horário de trabalho irá te ajudar a ser mais organizado, uma vez que você saberá o que deve ser feito em tal horário. Assim, fica mais fácil executar o que já foi planejado previamente.

3) Vista-se apropriadamente

foto3.jpg

Vestir-se apropriadamente irá ajudar a fazer seu cérebro entender que não é mais tempo de descanso. Por isso, ao acordar, o ideal é trocar o seu pijama por uma roupa que você usaria para sair de casa ou ir trabalhar.

Isso pode parecer uma dica simples, mas só o fato de você se “arrumar” faz com que você tenha a impressão de que está separando a sua vida profissional da pessoal. Além do mais, ficar o dia inteiro de pijama é um hábito que pode sabotar seus resultados!

4) Elimine distrações

nadine-shaabana--M_f3f8DGRg-unsplash.jpg

Eliminar distrações é essencial para ter mais foco. Afinal, se você está trabalhando e está constantemente sendo interrompido pelas notificações do seu celular, você não conseguirá manter o foco e atingir o estado de flow.

Por isso, quando você estiver trabalhando, tente entrar no “work mode” e:

  • Desligue as notificações do seu celular e o coloque longe de você;
  • Tente deixar seu espaço de trabalho organizado;
  • Evite deixar diversas abas abertas no seu navegador;
  • Tente encontrar um ambiente tranquilo para trabalhar.

5) Faça pausas

foto5.jpg

Fazer pausas também faz parte de uma rotina produtiva. Muitas vezes, estamos procrastinando algo porque estamos cansados. Assim, estabeleça intervalos de tempo para que você possa descansar, comer algo e até mesmo se alongar.

Estes momentos irão permitir que você descanse, recarregue suas energias e possa continuar seu dia de trabalho sem exaurir seu corpo.

6) Estabeleça um horário de encerramento das atividades

foto6.jgp

Assim como ter um horário definido para trabalhar, você também precisa ter um horário definido para encerrar suas atividades. Eu sei que pode ser difícil fazer isso quando você trabalha para alguém, mas defina um horário máximo, por exemplo: “Vou trabalhar somente até às 18h” e tente fazer suas atividades mais cedo.

Trabalhar até no horário de dormir irá te fazer ter uma noite de sono ruim, pois você não irá dar um momento de descanso para o seu cérebro. Entretanto, uma noite de sono é essencial para uma maior produtividade. Se você não dorme bem, não conseguirá ser produtivo, pois seu corpo estará constantemente cansado.

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.