Você gostaria de procrastinar menos? De ver o seu dia de trabalho render? De ter mais tempo para aquele projeto importante que você deseja tirar do papel? Se a sua resposta foi “sim” para algumas dessas perguntas, saiba que a solução são hábitos produtivos.

Ser produtivo não é nenhum bicho de sete cabeças e nem precisa de nenhuma invenção mirabolante. Muito pelo contrário, para ser mais produtivo, você precisa empregar alguns hábitos simples que, no fim do dia, te ajudam a procrastinar menos e gerenciar seu tempo de maneira adequada.

Se você quer saber quais hábitos são esses, continue lendo! Neste artigo, vamos te apresentar 5 hábitos para ser mais produtivo a fim de que você consiga render no seu trabalho e fazer muito mais com menos. Confira!

O que fazer para ser mais produtivo?

https://images.unsplash.com/photo-1500989145603-8e7ef71d639e?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxzZWFyY2h8Mjd8fGNvZmZlZXxlbnwwfHwwfHw%3D&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=500&q=60

Todo mundo conhece pessoas extremamente produtivas, que estão sempre tendo tempo para fazer diversas coisas. Isso faz com que elas pareçam robôs ou até mesmo máquinas.

Porém, a verdade é que, conforme eu disse anteriormente, a produtividade é um conjunto de técnicas simples e nada mirabolantes. Isso significa que pessoas extremamente produtivas fazem o básico bem feito e possuem os hábitos produtivos certos.

Mas, quais são os hábitos certos para ser mais produtivo?

1. Planeje o seu dia

O primeiro hábito produtivo que você deve desenvolver é o de planejar o seu dia. De fato, quando não nós planejamos, somos muito mais suscetíveis à procrastinação, porque já que não sabemos o que deve ser feito, acabamos não fazendo nada no fim das contas.

Pessoas produtivas possuem lista de tarefas diárias e sabem escolher e priorizar quais tarefas são mais importantes que outras, afinal, nem tudo é prioridade.

Quando você cria o hábito de se planejar e de priorizar o que é mais importante, você aumenta a sua produtividade e consegue alcançar mais, porque, dessa forma, você estará direcionando a sua energia e foco para aquilo que irá te trazer mais resultado.

Por isso:

  • Planeje o seu dia todos os dias ou na noite anterior;
  • Analise as suas tarefas e estabeleça prioridades;
  • Inicie o seu dia com a tarefa mais prioritária.

2. Não seja multitarefa

O segundo hábito para ser mais produtivo é não ser multitarefa. Apesar de muitas pessoas acharem que fazer muitas coisas ao mesmo tempo é ser produtivo, isso não é verdade. Quando você faz muitas coisas ao mesmo tempo, você tem menos foco, uma vez que está desviando sua atenção para diversas coisas diferentes.

Assim, ao invés de ser produtivo, você faz tarefas com menos qualidade, o que pode gerar um retrabalho depois. Por isso, para ser mais produtivo, direcione o seu foco para uma tarefa só por vez a fim de que você faça aquela atividade da melhor maneira possível.

3. Elimine distrações

O terceiro hábito produtivo é eliminar distrações. Isso porque, se estamos em um ambiente totalmente desfavorável e que nos distrai a toda hora, será muito mais difícil focar no que estamos fazendo, uma vez que sempre vamos ter algo “roubando nossa atenção”.

Dessa maneira, se você quer ser mais produtivo, você precisa eliminar todas as distrações possíveis. Algumas maneiras de fazer isso são:

  • Desligar as notificações do celular e o colocar em outro cômodo da casa;
  • Não deixar muitas abas abertas no navegador;
  • Tentar deixar seu ambiente de trabalho limpo e organizado;
  • Tentar encontrar um espaço de trabalho com menos distrações (muito barulho, pessoas passando toda hora), etc.

4. Faça pequenas pausas durante o dia

Outro hábito produtivo é o de fazer pausas. Um dos mitos da produtividade é que você deve estar ocupado o tempo todo e não parar para nada. Porém, a verdade é que pausas são essenciais para você recarregar suas energias e dar um “descansinho” para o seu cérebro.

Você pode fazer uma pausa de 10 minutos a cada hora, 1 pausa longa de 30 minutos pela manhã e uma pausa longa de 30 minutos à tarde, ou no ritmo que esteja de acordo com a sua possibilidade e realidade.

Nestas pausas, tente não ficar navegando nas redes sociais. Ao invés disso, prefira descansar mesmo, não fazendo nada. Você pode tomar um café, aproveitar para encher a sua garrafinha de água ou até mesmo dar uma caminhada.

5. Cuide do seu corpo

Por fim, a sua saúde é algo que está extremamente associado à sua produtividade. Primeiramente, quando não dormimos bem, não somos produtivos. Afinal, se você não tem um sono reparador que te permita acordar descansado e pronto para o dia à sua frente, será muito mais difícil ser produtivo.

Em segundo lugar, sua alimentação e a regularidade com que você se exercita também influenciam a sua produtividade. Se você está sempre se alimentando mal comendo coisas açucaradas e industrializadas, você não irá se sentir bem.

Da mesma forma, se você não se exercita e não movimenta o seu corpo, você não terá disposição e ânimo. Isso porque o nosso corpo foi feito para o movimento e, portanto, quando nós praticamos alguma atividade física, ela influencia positivamente no nosso humor, memória e até mesmo produtividade.

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Abaixo, deixamos alguns posts sugeridos que podem te interessar: