Você sente que faz muitas tarefas no dia, mas não tem tempo para as coisas realmente importantes? Se isso é algo comum na sua rotina, saiba que o problema é o fato de você não saber estabelecer prioridades.

De fato, estabelecer prioridades é o que realmente irá te levar além, afinal se para você tudo é prioridade, você não prioriza nada no fim das contas. Além do mais, priorizar é a chave para o seu sucesso, porque é assim que você vai direcionar sua energia para a tarefa certa, para a tarefa mais importante.

Muitas pessoas pensam que para arrumar tempo para as coisas importantes é preciso fazer mais. Assim, elas caem numa espiral de listas intermináveis de tarefas, metas e planos.

Porém, isso não te ajuda a criar mais tempo para o que realmente importa, muito pelo contrário, faz com que você se sinta mais sobrecarregado e ocupado e, quando estamos ocupados dia após dia, o tempo passa voando sem que a gente perceba.

Por isso, se você quer mudar de vida e aprender a estabelecer prioridades, este post é para você. Nele, vamos te contar 3 dicas, baseadas no livro Faça Tempo, para você estabelecer seu destaque, ou seja, a coisa mais importante do seu dia. Continue lendo e confira!

Por que estabelecer um destaque para o seu dia?

foto1.jpg

Você já parou para se perguntar: “Qual foi o ponto mais alto do meu dia”? Provavelmente não, e é por isso que existem tantas pessoas que sentem que sua vida não anda para frente e que, apesar de realizarem diversas tarefas no dia, sentem que não foram produtivos.

É essencial que você inicie seu dia pensando sobre qual ponto você espera ser o mais importante, ou seja, aquela atividade, realização ou momento que você irá saborear no final do dia. É se perguntar: “Qual atividade que, se eu realizar hoje, fará com que meu dia valha a pena?”, e isso é o seu destaque.

O Destaque não será, obviamente, a única coisa que você fará diariamente, afinal, muitas pessoas precisam responder a pedidos do chefe, à caixa de email, etc. Entretanto, escolher um destaque para o seu dia irá te dar a chance de ser proativo quanto à forma que você gasta seu tempo.

Adicionalmente, o destaque também te dá um ponto focal. De fato, diversas pesquisas mostram que a forma como encaramos o nosso dia e nossa rotina é determinada pelo que acontece conosco.

Isso significa que nós criamos nossa própria realidade ao escolhermos em quê nós prestamos atenção. Por mais que pareça óbvio, de fato, é possível planejar nosso tempo ao escolher em qual ponto direcionamos nossa atenção.

Por isso, quando você foca no seu destaque, você revela um caminho diferente: o de definir com intenção e foco como você gasta seu tempo, e isso é uma das melhores habilidades que você pode desenvolver.

Tendo tudo isso dito, agora vamos apresentar a você três formas diferentes com as quais você pode começar a estabelecer prioridades definindo o seu destaque. Elas são: Urgência, Satisfação e Alegria.

Urgência

foto2.jpg

A primeira tática que iremos apresentar a você é baseada na urgência, ou seja, pergunte a si mesmo: “Qual é a coisa mais crucial que eu preciso fazer hoje?”.

De fato, é bastante comum passarmos horas e horas resolvendo diversas coisas e assuntos para, no fim do dia, descobrirmos que não tivemos tempo para realizar aquela única coisa que REALMENTE precisávamos ter feito.

Por isso, se existe algo urgente que você precisa fazer, você pode eleger essa coisa como seu destaque. Selecione projetos que tenham prazo determinado, que sejam importantes e que tenham tamanho médio (ou seja, nada que leve menos do que dez minutos e nada que leve mais de dez horas).

Assim, alguns exemplos de destaques urgentes são:

  • Criar uma cotação de preços e enviá-la a um cliente que está esperando recebê-la;
  • Entregar um trabalho escolar;
  • Preparar e cozinhar o jantar antes que seus amigos cheguem, etc.

Satisfação

foto3.jpg

A segunda tática é baseada na satisfação, ou seja, pergunte a si mesmo: “No fim do dia, qual opção me deixará mais satisfeito?”. Dessa forma, ao contrário da primeira estratégia, esta trabalha com o que você quer fazer e não com o que deve ser feito.

Você pode começar pela sua lista de tarefas, imaginando qual será a sensação de realização deste determinado destaque. Além disso, procure por atividades que não sejam urgentes e que sejam projetos que você sempre quis se dedicar mas “nunca tinha tempo”.

É bem provável que você tenha uma habilidade específica ou até mesmo um projeto pessoal que sempre quis colocar em prática e que você sempre procrastinou. De fato, estas tarefas são muito fáceis de serem adiadas, uma vez que, mesmo importantes, não são urgentes.

Assim, alguns exemplos de destaques satisfatórios são:

  • Terminar a proposta de um novo projeto de trabalho;
  • Fazer um rascunho de 1.500 palavras do próximo capítulo do seu livro;
  • Começar a aprender aquela língua que você sempre quis;
  • Começar a fazer aquele curso que sempre adiou, etc.

Alegria

foto4.jpg

Por fim, a terceira estratégia é focada na alegria, ou seja, você deve se perguntar: “Quando eu refletir sobre o dia de hoje, o que me deixará mais feliz?”. De fato, quando você “injeta” pequenas doses de alegrias e coisas que você gosta de fazer no seu dia, você vive uma vida mais alegre e menos reativa.

Muitas vezes, estamos tão ocupados e presos em um monte de tarefas, que não temos tempo nem mesmo para fazer coisas que nos alegrem e que nos trazem felicidade. Esses momentos vão além do sentimento de felicidade, já que te permitem descansar e aproveitar a vida.

Destaques que trazem alegria são muito subjetivos. Para você, sentar-se em casa e ler um livro pode ser uma fonte imensa de felicidade, enquanto para outros pode ser perda de tempo. Porém, no fim das contas, nunca é perda de tempo. Perda de tempo mesmo é quando você gasta seu tempo de maneira inconsciente.

Assim, aqui vão alguns destaques que podem te trazem alegria:

  • Levar seu filho para brincar no parque;
  • Aprender a tocar uma música nova no violão;
  • Colocar as mãos na massa e criar uma receita nova;
  • Almoçar com aquele colega que você não vê há muito tempo;
  • Fazer palavras cruzadas;
  • Assistir uma partida de futebol, etc.