Você já ouviu falar em estoicismo? 🤔
O estoicismo pode ser definido como uma corrente filosófica que surgiu na Grécia por volta de 300 a.C.
Assim, os chamados “estóicos” (ou seja, pessoas que praticavam o estoicismo) pregravam que, dentre outros temas, a chave para a felicidade e paz interior está no desenvolvimento de uma mentalidade calma e racional, que te ajudará a enfrentar qualquer adversidade ou desafio.
Na nossa última newsletter, eu pedi que você refletisse sobre uma frase, você se lembra dela?
“Você tem poder sobre sua mente - não sobre eventos externos. Perceba isso e você encontrará sua força."
A frase acima, de Marco Aurélio, representa uma das principais lições do estoicismo: focar apenas no que podemos controlar.
A verdade nua e crua é que existem algumas coisas que estão no nosso controle e outras que simplesmente não estão.
Ao entendermos isso, evitamos desperdiçar tempo e energia no que não está nas nossas mãos e podemos focar em extrair o máximo de uma determinada situação.
E é assim para inúmeras coisas na nossa vida.
Ficou meio confuso? Então vamos ver alguns exemplos: 👇
- Ao invés de se preocupar com sua prova do dia seguinte, foque em aprender o máximo da matéria.
- Ao invés de reclamar que seus vizinhos fazem muito barulho e que você não consegue ler, foque em acordar mais cedo ou escutar uma música lo-fi.
E tem mais. Focar em apenas o que você pode controlar é essencial para seguir seus sonhos e não ficar apenas no “e se tal coisa der errado?”.
Vamos imaginar que uma pessoa deseja começar um canal no YouTube, mas vive se preocupando sobre o que as pessoas vão falar, se vão surgir haters e nunca começa, de fato, o canal.
Neste caso, o que estaria no controle dela? Gravar um vídeo - da melhor maneira que ela conseguir - e apenas publicar, sem tentar controlar demais o resultado final. 🎥
Parece simples, não é? Mas a verdade é que não é tão bem assim.
Isso porque o que acontece com essa e com outras situações em nossa vida, é que passamos tanto tempo dentro das nossas cabeças criando cenários irreais, que acabamos não fazendo nada.
E é aí que está o problema, pois é assim que abandonamos sonhos, deixamos de nos desafiar e de viver uma vida com mais significado.
Por isso, da próxima vez que você se encontrar em uma situação similar, faça a seguinte reflexão: o que aqui está no meu controle?
Em seguida, foque apenas nessa sua resposta, tentando dar o seu melhor dentro do que você pode controlar, e lembre-se:
“O homem que se preocupa antes do necessário se preocupa mais do que o necessário.”
Muitas vezes, não terá como controlar o resultado final, mas você pode controlar suas ações.
E entender isso não só ajudará a reduzir o estresse e a ansiedade diante de diversas situações da vida, mas também te tornará uma pessoa mais forte (mentalmente) e resiliente.
Para a próxima semana, reflita sobre a seguinte frase: 👇
“Nem um vento sopra a favor de quem não sabe aonde ir." (Sêneca)
Até a próxima segunda,
Equipe Flynow. 💜