Focar no que você pode controlar. Conhecer a si mesmo profundamente. Buscar o autoconhecimento. Estas são apenas algumas das grandes lições estóicas que vão mudar sua vida a partir do momento em que você conhecê-las.

No artigo de hoje, trouxemos estes e outros conselhos desta filosofia que te ajudarão a mudar a sua maneira de pensar e aumentar sua força mental. Continue lendo!

O que é o estoicismo?

image 12.png O estoicismo pode ser definido como uma corrente filosófica que surgiu na Grécia por volta de 300 a.C. e que tem como alguns de seus princípios:

  • O caminho para a felicidade reside na virtude;
  • A razão universal natural e divina é quem governa o universo;
  • Tudo ao nosso redor acontece mediante uma lei de causa e efeito;
  • A pessoa deve sempre priorizar o conhecimento e buscar agir com a razão;
  • Buscar focar apenas no que pode ser modificado e está no seu controle, etc.

Assim, a partir destes princípios, podemos dizer que uma pessoa considerada estóica é aquela que não se deixa levar por crenças e sentimentos na hora de agir, buscando sempre lidar com as situações de forma racional.

É claro que o estoicismo não precisa ser levado à risca, mas existem alguns ensinamentos desta filosofia que são super válidos e podem ajudar você a fortalecer sua mente.

Quais ensinamentos podemos colher hoje do estoicismo?

image 13.png

Na visão dos estóicos, a chave para a felicidade e a paz interior está no desenvolvimento de uma mentalidade calma e racional, que te ajudará a enfrentar qualquer adversidade ou desafio.

A seguir, vamos conhecer 5 lições estóicas que vão mudar a sua vida.

1. Foque no que você tem controle

“Você tem poder sobre sua mente - não sobre eventos externos. Perceba isso e você encontrará sua força." (Marco Aurélio)

De acordo com o estoicismo, é preciso aprender a compreender que existem coisas que estão no nosso controle e coisas que não estão.

Ao entendermos isso, evitamos desperdiçar tempo e energia no que não está nas nossas mãos e focar no que podemos fazer para extrair o máximo de uma situação.

Por exemplo: ao invés de reclamar que seus vizinhos estão fazendo muito barulho e que você não consegue estudar (algo que está fora do seu controle), você pode tentar acordar mais cedo (algo que está no seu controle).

2. Não se preocupe antes do necessário

“Nada é tão lamentável e nocivo como antecipar desgraças." (Sêneca)

Não se preocupar antes do necessário é uma extensão do princípio anterior de focar no que você tem controle.

Pense: quantas vezes você já perdeu o sono por causa de situações que ainda nem aconteceram?

Talvez você tinha uma prova muito difícil no dia seguinte e não conseguiu dormir porque estava preocupado.

Existe uma frase de Sêneca que pode ser utilizada como um guia para estes momentos:

“O homem que se preocupa antes do necessário se preocupa mais do que o necessário.”

Lembre-se: você não tem controle de quais questões cairão na sua prova, mas você tem controle sobre estudar e se esforçar ao máximo para aprender a matéria.

3. Busque o autoconhecimento

“Vá fundo dentro de si mesmo, pois há uma fonte de benevolência preparada para fluir se você continuar." (Marco Aurélio)

Conhecer a si mesmo é um dos passos mais importantes para uma vida feliz.

Afinal, é quando você se conhece que consegue identificar situações e pessoas que são compatíveis com o que você almeja na vida, sabe dizer não para o que não condiz com o que quer e consegue alcançar o sucesso.

A verdade é que, quando estamos desalinhados com o nosso interior, toda nossa vida parece desalinhada também.

4. Confie em si mesmo

“Nem um vento sopra a favor de quem não sabe aonde ir." (Sêneca)

Em um artigo sobre tranquilidade, Sêneca defina eutimia, uma palavra de origem grega, como:

“Acreditar em si mesmo e confiar que está no caminho certo, não ficar em dúvida com a grande quantidade de caminhos daqueles que vagam em todas as direções.”

Assim, a partir desta definição, podemos compreender a importância de saber para onde estamos indo e confiar em nós mesmos, além de não nos deixarmos distrair pelas outras pessoas.

5. Desconstrua o ego

“Ninguém chegou a ser sábio por acaso.” (Sêneca)

Você sabe qual é a pessoa que não pode mais aprender? Aquela que acha que já sabe tudo.

Sócrates sabia disso e, por isso, escreveu sua tão célebre frase: “Só sei que nada sei”.

Todos nós sempre podemos aprender algo e deixar nosso ego ou arrogância falar mais alto é um erro que pode nos impedir de aprender coisas magníficas.

Quer descobrir como criar e manter hábitos no longo prazo de forma fácil? Então conheça o nosso curso "Domine seus Hábitos: A chave para uma vida extraordinária" e mude de vida!