Por que algumas pessoas conseguem enfrentar tão bem situações adversas? Por que algumas pessoas tendem a ser mais vulneráveis em situações de risco? Como algumas pessoas conseguem se recuperar de grandes perdas, sejam elas materiais ou emocionais? A resposta é: devido à capacidade de ser resiliente.

Ser resiliente é descobrir a capacidade de enfrentar traumas, crises, perdas e desafios sem se fazer de vítima e culpar os outros. Ou seja, é a capacidade do indivíduo de se sobrepor e de se construir positivamente frente às adversidades.

Pensa comigo: frente a uma situação difícil, o que você faz? Grita? Chora? Coloca a culpa em alguém? Se vitimiza? Foge? Lamenta? Desanima? Ou você vai lá e enfrenta, fazendo o que é possível para resolver a situação e conseguir sair dela?

Pois é, ser resiliente, apesar do que algumas pessoas pensam, é algo que pode ser desenvolvido. Neste post, vamos te explicar melhor o que é resiliência, além de dar dicas de como você pode desenvolvê-la. Continue lendo e confira!

Por que resiliência é importante?

foto1.jpg

Diariamente, interpretamos e damos significados às situações que acontecem ou surgem no nosso caminho. Dessa forma, reações e respostas temos diversas, mas o importante é focar naquelas reações e respostas que são voltadas para enfrentar os problemas, superar os obstáculos, se beneficiando destes desafios, aprendendo e crescendo emocionalmente.

Este tipo de pessoa são as pessoas resilientes. Resiliência é um termo que tem origem na Física e que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma pressão.

As Ciências Humanas, por sua vez, interpretam a resiliência como a capacidade de um indivíduo manter uma conduta sã mediante uma dificuldade, se sobrepondo e se desenvolvendo positivamente frente às adversidades.

É claro que a pessoa resiliente também sofre, afinal, ela é humana. Porém, ela não se deixa abater facilmente ou se vitimiza, ao invés disso, ela age. A maioria dos seres humanos é comodista, reclama das situações e, no momento em que é necessário uma iniciativa para mudar algo, não consegue agir.

A importância de ser resiliente vai muito além da capacidade de ser bem-sucedido pessoal e profissionalmente. Ser resiliente irá te proporcionar ver situações por outra ótica, enxergando o lado bom dos momentos ruins, aprendendo com as dificuldades e não cedendo e perdendo a cabeça por elas.

O modo como você reage às situações diárias é muito mais importante do que as situações em si. Todo mundo passa por dificuldades e ter a capacidade de superá-las e de conseguir aprender e se moldar dependendo da adversidade é importante para que você siga em frente e não fique se lamentando e remoendo o que deveria ter sido.

8 dicas para desenvolver a resiliência

foto2.jpg

Agora que você sabe o que é resiliência e sabe a importância de ser resiliente, temos 8 dicas para que você desenvolva essa capacidade de superar as adversidades. Continue lendo e confira como você pode se tornar mais resiliente!

Dica #1: Esteja próximo de pessoas batalhadoras, otimistas e que não se vitimizam

foto3.jpg

Você já ouviu aquela famosa frase de que você é a média das pessoas com as quais você convive? Pois é, algumas pessoas têm a capacidade de nos motivar nos colocar para cima, enquanto outras, têm a tendência a nos fazermos sentir sugados.

Por isso, escolha estar perto de pessoas otimistas, que batalham e vão atrás do que quer e que não se vitimizam. Pessoas assim são pessoas resilientes e estar perto delas te inspira a ser como elas.

Dica #2: Tenha flexibilidade para lidar com mudanças

foto4.jpg

Conforme já mencionado, na Física, resiliência é a capacidade de um material voltar ao seu estado inicial após ter sofrido uma pressão externa. Da mesma maneira, se você deseja ser uma pessoa mais resiliente, você precisa aprender a ser flexível para lidar com mudanças.

Ninguém está isento de mudanças. De uma hora para a outra, a situação pode mudar e precisamos aprender a tirar o melhor da situação. Por exemplo, ninguém imaginaria que iria acontecer uma pandemia que iria nos manter em casa e muito menos que muitas pessoas passariam a trabalhar em home-office.

Porém, algumas pessoas, as resilientes é claro, viram essa adversidade como oportunidade e criaram diversos negócios, sem mencionar aquelas que inovaram no seu negócio e lucraram muito mais do que antes.

Dica #3: Tenha ousadia para enfrentar os riscos necessários

foto5.jpg

Ter ousadia para enfrentar os riscos necessários é outra dica para você desenvolver a resiliência. Ter a capacidade de ousar para enfrentar riscos vai acostumar o seu emocional a lidar com situações de pressão e de dificuldades.

Ao invés de você ficar na sua zona de conforto e com medo, você irá analisar a situação e refletir quais ações você precisa tomar para enfrentar aquele desafio. Agir dessa maneira é ser resiliente e saber que algumas situações precisam ser enfrentadas e, por isso, enfrentá-las com ousadia e visando aprender algo novo.

Dica #4: Seja realista e perceba oportunidades nas adversidades

foto6.jpg

Ser resiliente também é ser realista e perceber oportunidades nas adversidades, afinal, pode ser uma oportunidade de se desenvolver e se tornar emocionalmente mais forte e também aprender.

Para que você consiga enfrentar os desafios, você precisa ser realista. Enxergar o problema de forma racional e pensar qual é o melhor caminho para resolvê-lo. Muitas vezes, em nossa mente, nós tornamos o problema pior do que ele aparenta.

Dica #5: Saiba recomeçar quando necessário

foto7.jpg

Saber recomeçar é saber lidar com o fracasso que pode acontecer algumas vezes. Muitas pessoas temem o fracasso e deixam de tentar diversas oportunidades por medo de falharem. Porém, o fracasso é um melhor professor do que o sucesso.

Por isso, se você quer ser resiliente, aprenda a recomeçar. Você estava ansioso com aquela ideia e não deu certo? Está tudo bem, permita que você recomece. Você pode utilizar os aprendizados deste negócio que não deu certo e usar no próximo.

Dica #6: Lembre-se de situações já superadas

foto8.jpg

Quando surge algum problema, tendemos a duvidar da nossa própria capacidade de resolvê-lo. Nestes momentos, é necessário que nos lembremos das situações que já superamos, para que isso nos inspire a resolver o problema que está na nossa frente.

É bem difícil que até hoje você não tenha passado por algum problema na sua vida. Essas coisas acontecem mesmo e lembrar da superação é algo que irá despertar sua força interior e irá te ajudar a lidar bem com qualquer adversidade.

Dica #7: Desafie-se sempre

foto9.jpg

Desafiar-se sempre é atrever-se a fazer algo inusitado, a experimentar uma nova técnica ou aplicar um novo conceito. Tomar a iniciativa de desafiar a si mesmo sempre irá te ajudar a lidar com o “desconforto saudável” de sempre ter que lidar com algo novo.

Estar muito acomodado na nossa zona de conforto é algo prejudicial, que te impede de crescer, evoluir e correr atrás dos seus sonhos e objetivos. Assim, se você quer desenvolver a resiliência, você deve ser capaz de lidar com qualquer desafio e obter o melhor dele.

Dica #8: Busque aprender com as adversidades

foto10.jpg

Por fim, a última dica é: aprenda com as adversidades. Isso significa buscar se conhecer e recorrer às lições aprendidas. Isso te fará olhar com outros olhos para a adversidade e para sempre aplicar o que você aprendeu para lidar melhor com a próxima dificuldade.

Além disso, o aprendizado é algo que deve ser diário e que irá te ajudar a evoluir e a crescer, porque se você está sempre tentando tirar lições de situações que você passou, você se tornará uma pessoa muito mais preparada para a vida e resiliente.

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Ainda, deixamos outras sugestões de posts com temas relacionados que você pode gostar: