Para Josh Billings:

“Metade dos problemas da vida decorrem de dizer sim depressa demais e não dizer não cedo o suficiente.”

Vamos refletir um pouco?

Pense aí: quantas vezes você já respondeu “sim” a um pedido sem pensar direito? Ou quantas vezes você se arrependeu de ter se comprometido a fazer alguma coisa, sem entender por que aceitou a tarefa? Quantas vezes disse “sim” só para agradar? 🤔

Para Greg Mckeown, autor do livro Essencialismo, é só quando nos permitimos parar de tentar fazer tudo e dizer sim a todos que conseguimos oferecer nossa contribuição máxima àquilo que realmente importa.

A verdade é que sempre que dizemos “sim” para algo, dizemos “não”, automaticamente, para outra coisa.

👉 Se você diz “sim” para procrastinar nas redes sociais o tempo todo, você diz “não” para progresso em projetos importantes e alcançar metas de longo prazo.

👉 Se você diz "sim" para compras impulsivas e gastos desnecessários, você diz "não" para economizar dinheiro ou investir.

👉 Se você diz "sim" para um estilo de vida sedentário, você diz "não" para saúde e bem-estar físico, além de energia e disposição no dia a dia.

E assim por diante.

Mas, como podemos exercitar essa habilidade de dizer não? Para Greg, algumas formas de dizer não de maneira gentil e elegante são:

1. Aproveitar as pausas

Ao invés de ser controlado pela ameaça de um silêncio desagradável, use ele como ferramenta. Você pode parar um instante e contar até três antes de dar o veredito ou deixar que a outra pessoa preencha o vazio.

2. O “não, mas…”

Quando receber um convite, você pode dizer algo como: “Hoje não posso pois estou ocupado trabalhando em um projeto importante, mas que tal dia x? Funciona para você?”.

3. “Sim, mas o que devo deixar de fazer em troca?”

Vamos supor que seu chefe te procure e peça para você fazer uma tarefa x, mas você já estava com outras tarefas importantes para fazer. Assim, você pode responder ao pedido dele com: “Tudo bem, posso priorizar isso. Mas quais outras tarefas eu poderia deixar de lado?”.

4. “Vou conferir a agenda e te dou um retorno”

Essa simples frase vai te dar tempo para parar, refletir e, por fim, responder. Tudo isso sem aquela pressão de responder sim automaticamente.

Lembre-se: aprender a dizer não, assim como qualquer outra habilidade, é algo que ficamos melhores com o tempo.

Para a próxima semana, reflita sobre a seguinte frase: 👇

“O homem é tão grande quanto a medida do seu pensamento.” (Napeleon Hill)