Deixa eu adivinhar: quando você começa um hábito novo você se sente super motivado e executá-lo é uma tarefa muito fácil. Porém, quando o assunto é como manter um hábito, a coisa é bem diferente. Acertei?
Mas, como manter um hábito? O que fazer para não desistir? Conheça 4 dicas essenciais para manter um hábito!
Como fixar um hábito?
Um hábito pode ser definido como um comportamento que ocorre de forma automática, após ser repetido diversas vezes dentro de um contexto específico.
O principal ponto para fixar um hábito é a repetição do comportamento propriamente dito.
Mas, quanto demora para fixar um hábito? Quantos dias de repetição são necessários?
Isso depende da complexidade do hábito, com a quantidade de dias podendo variar entre 18 a 256 dias. Porém, na média, são necessários 66 dias para formar um hábito.
Será que existem algumas dicas que podem auxiliar a não desistir do hábito e trabalhar cada vez mais para que ele se fixe?
Você perguntou certo! Abaixo estão 4 dicas para manter um hábito.
1. Comece com mini-hábitos
A primeira dica para fixar um hábito é começar por mini-hábitos.
Além de ser uma ótima opção para criar hábitos novos, utilizar mini-hábitos vai te ajudar a não ter tanta preguiça e executar o hábito mais vezes.
Isso acontece porque os mini-hábitos são versões muito menores dos seus hábitos atuais, quase impossíveis de não serem realizadas.
Quando você coloca hábitos muito complexos ou que exigem muita força de vontade para executá-los, você diminui a probabilidade de realizá-los.
Entretanto, se você colocar mini-hábitos, será muito mais fácil realizá-los e até mesmo fazer repetições extras quando você “quebrar” aquela resistência inicial.
Alguns exemplos de mini-hábitos são:
- Ler 1 página de um livro;
- Meditar por 1 minuto;
- Se exercitar por 5 minutos;
- Escrever 50 palavras, etc.
Adquira o livro Mini-Hábitos no link abaixo:
2. Empacotamento de hábitos
A segunda dica de como fixar um hábito vem do livro Hábitos Atômicos. O empacotamento de hábitos é uma estratégia que você pode usar para facilitar a execução do hábito.
Ela consiste em colocar o hábito que deseja adquirir logo após ou antes de um hábito que você já tem.
Vamos supor que você deseja começar com o mini-hábito de meditar por um minuto. Pensando no empacotamento de hábitos, uma opção seria:
“Após tomar meu café da manhã (HÁBITO ATUAL), irei meditar por um minuto na cozinha da minha casa (HÁBITO NOVO)”.
Assim, adquirir o hábito de meditar será muito mais fácil, pois além de empregar a tática de mini-hábitos, você ainda empacota o hábito junto com outro que já tem.
Portanto, conforme você for praticando mais repetições, assim que você terminar seu café da manhã você já vai saber que está na hora de meditar.
Adquira o livro Hábitos Atômicos no link abaixo:
3. Torne o ambiente favorável
Outro ponto extremamente importante para manter um hábito é tornar o ambiente favorável.
Vamos imaginar que o hábito que você queira adquirir seja o de se alimentar de forma mais saudável em 80% de suas refeições.
Você concorda comigo que, se na sua cozinha tiver salgadinhos, refrigerantes e outras guloseimas, será muito mais difícil se alimentar saudável do que se você mantivesse em casa apenas alimentos saudáveis?
Pois é! Esse é o poder do ambiente na hora de manter um hábito ou não.
Por isso, se você deseja manter o hábito no longo prazo, tornar o seu ambiente favorável irá facilitar o processo, uma vez que você precisará de muito menos força de vontade para executar o hábito.
Para tornar seu ambiente favorável você tem que tomar ações que facilitem a execução do hábito, como eliminar distrações e tornar os processos mais fáceis.
No caso de se alimentar melhor, eliminar distrações seria não trazer besteiras para casa e tornar os processos mais fácil seria deixar frutas já picadas e no jeito de comer na geladeira.
4. Use a regra dos dois dias
Por fim, uma última dica é utilizar a regra dos dois dias.
Esta regra diz que você nunca deve ficar mais do que um dia sem executar o hábito. Ou seja, se você não executar o hábito hoje, amanhã, obrigatoriamente, você deve executá-lo.
Assim como as outras dicas, a regra dos dois dias também te auxilia no processo de repetição do hábito, o que sabemos que é muito importante para fixá-lo mais tarde.
Aprenda a criar e manter bons hábitos para atingir seus objetivos com o nosso ebook Guia Completo sobre Hábitos. Confira o ebook neste link!
Ainda não tem nosso app instalado? Está perdendo a oportunidade de criar e gerenciar seus hábitos, hein? Se não quiser que isso aconteça, clique neste link e instale o app já!