De fato, muitas pessoas possuem dificuldade quando o assunto é criar o hábito da leitura. Esse problema se torna mais agravante em vista à sociedade cheia de distrações que estamos inseridos, o que tem tornando cada vez mais difícil manter a atenção nas páginas de um livro.

Entretanto, adquirir o hábito da leitura é algo que pode mudar a sua vida. Como você já deve saber, a leitura possui muitos benefícios, desde o fato de você obter mais conhecimento até ter melhor controle das suas emoções.

Por isso, se você têm problemas este hábito, esse post é para você. Nele, vamos te apresentar 5 passos que vão te ajudar a se tornar um leitor, além de uma dica bônus que também vai te ajudar nesse processo. Confira!

Dica 1: Leia sobre o que você gosta

https://images.unsplash.com/photo-1612477954469-c6a60de89802?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxzZWFyY2h8MTl8fHJlYWRpbmd8ZW58MHx8MHx8&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=500&q=60

Se você não tem o costume de ler, iniciar esse hábito com livros de assuntos que você goste é uma ótima ideia. Assim, você estará estabelecendo o hábito e também se divertindo.

Logo, se você gosta de filmes, por exemplo, você pode optar por livros que também possuem essas versões, como Harry Potter, O Hobbit, etc. Aqui vale qualquer assunto, só não vale escolher um livro de investimento, por exemplo, se você não gosta do assunto, senão o hábito se tornará um fardo e você não conseguirá mantê-lo.

Além disso, conforme seu hábito for se fixando, você pode incluir alguns livros sobre assuntos que você deseja aprender também.

Dica 2: Comece aos poucos e foque no longo prazo

https://images.unsplash.com/photo-1499257398700-43669759a540?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxzZWFyY2h8MzV8fHJlYWRpbmd8ZW58MHx8MHx8&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=500&q=60

Para adquirir os benefícios da leitura, você não precisa passar uma quantia de tempo muito longa lendo. Isso é perfeito para quem está começando e não consegue ler por muito tempo.

Logo, defina uma quantia de tempo mínima que esteja de acordo com você e tente ler durante este tempo. Pode ser 2 minutos, 5 minutos... enfim, não importa muito a quantidade no começo, já que o nosso foco é manter o hábito no longo prazo.

Dica número 3: Tenha um ritual fixo

https://images.unsplash.com/photo-1600818797017-d6e5027210bb?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxzZWFyY2h8NzR8fGJvb2tzfGVufDB8fDB8fA%3D%3D&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=500&q=60

Ter um ritual fixo é o que irá fazer o seu cérebro entender que está na hora de executar aquele hábito. Por isso, o ideal é que você defina previamente um horário e um local para sua leitura.

Por exemplo: "Todos os dias, às 9h da manhã, eu vou ler 3 páginas no sofá da minha sala enquanto bebo uma xícara de café". Dessa forma, toda vez que estiver próximo das 9h da manhã e você estiver no sofá da sua sala com uma xícara de café na mão, você saberá que está na hora de começar a ler.

Dica número 4: Defina fases para o seu hábito

https://images.unsplash.com/photo-1517673132405-a56a62b18caf?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxzZWFyY2h8NjB8fGJvb2tzfGVufDB8fDB8fA%3D%3D&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=500&q=60

Definir fases para o seu hábito é uma ótima maneira de evoluir nele, além de permitir que no começo você inicie pequeno. Dessa forma, conforme você for ficando mais confortável com o hábito, você poderá subir de nível.

Por exemplo, suponhamos que você deseje adquirir o hábito de ler 20 páginas por dia em 3 meses. Você pode dividir essa quantia de páginas e tempo em 3 fases:

  • Fase 1 (duração de 1 mês): ler 5 páginas por dia (ou 5 minutos).
  • Fase 2 (duração de 1 mês): ler 10 páginas por dia (ou 10 minutos).
  • Fase 3 (duração de 1 mês): ler 20 páginas por dia (ou 20 minutos).

Assim, conforme você for "passando de nível" você irá chegar na sua meta final do hábito que é a de ler 20 páginas por dia. Acima foi só um exemplo, você pode muito bem modificá-lo conforme a sua realidade.

Dica número 5: Use a regra dos dois dias

j-kelly-brito-PeUJyoylfe4-unsplash.jpg

Se você nunca ouviu falar na regra dos dois dias, ela estabelece que não se deve ficar mais do que dois dias sem realizar o hábito, podendo ficar até um dia, porém não mais do que isso. Em outras palavras, se você não realizar o hábito em algum dia, isso significa que, obrigatoriamente, você deve realizá-lo no outro dia.

Além desta regra poder cobrir alguns imprevistos que podem acontecer, ela permite que o hábito seja mantido no longo prazo, pois faz com que a sua execução possua uma certa constância.

Dica Bônus

Agora que você já sabe quais são os 5 passos para você adquirir o hábito da leitura, temos a nossa dica bônus. Esta dica é baseada nas 4 leis para criação de hábitos, um conceito elaborado no livro de James Clear, "Habitos Atômicos".

Conforme já mencionado no início deste post, quando estamos estabelecendo um hábito novo, temos muita dificuldade em mantê-lo. É por isso que precisamos usar alguns "truques" para facilitar este processo.

Logo, as 4 leis para criação de hábitos dizem que, para que possamos tornar um hábito fixo em nossa rotina, ele precisa cumprir 4 leis:

Lei número 1: Torne-o claro

Nesta parte, tudo o que você tem que fazer é deixar toda a metodologia de execução do hábito o mais claro possível. Isso foi explorado bastante quando falamos de criar um ritual, na dica número 3.

Além disso, no livro o autor também sugere o empacotamento de hábitos, que seria você colocar o hábito após algum outro hábito que você já possua. Por exemplo: "Após eu tomar o meu café da manhã (HÁBITO ATUAL) eu vou ler 5 páginas do meu livro (HÁBITO NOVO)".

Lei número 2: Torne-o atraente

Tornar o hábito atraente é tornar o hábito irresistível, ou seja, fazer com que você anseie em realizá-lo. Você pode fazer isso associando o hábito a alguma experiência positiva. Por exemplo: Após ler 10 páginas do livro, você tem direito a comer 3 quadradinhos de chocolate 70%.

Escolha algo que promova uma situação prazerosa e crie um ritual de motivação que te faça querer realizar o hábito.

Lei número 3: Torne-o fácil

Tornar o hábito fácil é facilitar a execução dele. Por exemplo, se você lê todo dia após acordar, uma ótima maneira de tornar esse hábito mais fácil é deixar o livro no criado-mudo do lado da sua cama, por exemplo.

Assim, todo dia quando você acordar e olhar para o livro, você vai lembrar do hábito.

Lei número 4: Torne-o satisfatório

Tornar o hábito satisfatório é fazer com que a execução dele te traga algum sentimento bom que o faça repeti-lo novamente da próxima vez.

Um meio de fazer isso é você rastrear o seu hábito, pois conforme você for dando "concluído" dia após dia no hábito, você se sentirá mais e mais motivado.

Você pode fazer isso no nosso app, inserindo na aba "Hábitos" o hábito de leitura. Lá você poderá ver o seu desempenho, o total de dias realizados, a maior sequência do hábito, etc.

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Abaixo, deixamos alguns posts sugeridos que podem te interessar: