Você começa várias coisas e não termina? Está sempre procrastinando ou evitando situações desafiadoras? Se pune pelos seus erros ou fracassos ao invés de aprender com eles? Tem uma autoimagem negativa e acredita que não merece o sucesso e a felicidade?

Se você respondeu sim a alguma destas questões, saiba que você é um autossabotador. 😟

A autossabotagem nada mais é do que agir contra si mesmo, sabotando atividades e situações importantes que nos fazem crescer, evoluir e alcançar nossos objetivos.

Através deste ato, quase que inconsciente, vamos agindo no sentido oposto às nossas necessidades e desejos.

Além disso, a autosabotagem, muitas vezes, surge de padrões de:

  • Pensamentos negativos;
  • Baixa autoestima;
  • Medo do fracasso;
  • Medo do sucesso;
  • Culpa;
  • Vergonha;
  • Ansiedade;
  • Ou outros problemas emocionais.

Esses padrões podem se desenvolver ao longo do tempo devido a experiências passadas, traumas ou mensagens negativas internalizadas da sociedade, família ou amigos.

Mas, o que precisamos fazer para pararmos de nos autosabotar? Algumas dicas são: 👇

1) Pratique a autoconsciência

Esteja atento aos seus pensamentos e comportamentos para saber quando estiver se autosabotando. Identificar padrões de autosabotagem é o primeiro passo para mudá-los.

2) Desafie seus pensamentos negativos

Ao perceber pensamentos autodestrutivos, questione-se se esses pensamentos são realmente verdadeiros ou se são apenas crenças limitantes. Em seguida, substitua-os por pensamentos positivos e realistas.

3) Cerque-se de pessoas disciplinadas

Nós somos a média das pessoas com as quais mais convivemos. Por isso, se você quer deixar a autosabotagem de lado, escolha ser amigo de pessoas que possuem disciplina e que correm atrás dos seus objetivos.

4) Torne seu ambiente favorável

Quando o ambiente facilita e não dificulta o nosso sucesso, tudo se torna mais fácil. Assim, procure eliminar hábitos que não condizem com o que você deseja alcançar e substitua-os por hábitos positivos.

5) Acolha-se

Reconheça que todos cometem erros e que falhas fazem parte do processo de crescimento e evolução. Também procure ser gentil consigo mesmo e aprenda a perdoar seus próprios erros.

Para a próxima semana, reflita sobre a seguinte frase do livro O Pequeno Príncipe: 👇

“Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para fazê-lo feliz quando a contempla".

Até a próxima segunda,

Equipe Flynow 💜