Você acredita ser refém do que acontece com você? Que as circunstâncias ao seu redor definem quem você é e ponto final?

Para Marco Aurélio: “Você tem poder sobre sua mente – não sobre eventos externos. Perceba isso e você encontrará sua força." 🧠

Esta frase nos ensina uma importante lição: mesmo diante de desafios, sempre há um espaço entre o que acontece conosco e como escolhemos reagir a isso. Em outras palavras: você sempre tem uma escolha.

Recentemente, eu assisti a série da Netflix sobre o Ayrton Senna, maior ídolo do automobilismo brasileiro. Senna é um exemplo claro de que uma das únicas coisas que estão sob nosso controle são nossas decisões.

Senna sabia que não poderia controlar o clima, as intensas pressões do esporte, as injustiças ou as decisões, muitas vezes, questionáveis da organização da Fórmula 1. Ao invés de focar nisso, ele focava no que estava sob seu controle: sua preparação, sua mentalidade de sempre querer vencer e suas decisões durante a corrida. 🏎️

Não é à toa que quando o assunto era situações adversas em uma prova, como fortes chuvas por exemplo, ele se destacava. Sua capacidade de manter o foco e agir estrategicamente em meio ao caos são grandes lições de como o poder interno pode superar as limitações externas.

A verdade é esta: nossa força não vem do controle que temos sobre o mundo exterior, mas da maneira como escolhemos pensar e agir. É isto que Stephen Covey afirma em sua frase: “Eu não sou um produto de minhas circunstâncias. Eu sou um produto de minhas decisões”.

Por isso, nesta semana, reflita sobre o que está consumindo seus pensamentos e sua energia. O que é externo e fora do seu controle? E o que está dentro de você, esperando uma decisão?

Lembre-se: você não é um espectador passivo da vida, mas um agente ativo, capaz de controlar sua própria jornada. 🌟

Para a próxima semana, reflita sobre a seguinte frase: 👇

“Se você faz o que sempre fez, vai ter o que sempre teve.” (Tony Robbins)