Em um famoso anúncio da Nike, Michael Jordan diz o seguinte:

“Eu errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos.

Em 26 diferentes finais de partidas fui confiado para fazer o arremesso da vitória... e falhei.

Eu falhei de novo e de novo e de novo em minha vida.

E é por isso que tenho sucesso.”

Michael Jordan é um excelente exemplo de aprender a usar as falhas como impulsos para ajustar as estratégias e se aprimorar a cada dia.

No livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, Carol Dweck conta como a mentalidade de crescimento de Jordan – ou seja, de que suas habilidades podem ser desenvolvidas e melhoradas – o ajudou a ter sucesso.

Ao ser cortado da equipe de basquete na escola, Jordan ficou arrasado. Mas sua mãe lhe disse uma frase muito importante: “Volte lá e seja disciplinado”. E ele a ouviu.

Jordan saía de casa às seis da manhã para treinar antes das aulas. Na Universidade da Carolina do Norte, ele trabalhava constantemente para aperfeiçoar suas fraquezas. Dada a sua disposição e seu empenho maiores do que qualquer outro jogador, Jordan deixou seu técnico espantado.

Uma vez, depois que sua equipe perdeu o último jogo da temporada, ele foi treinar arremessos durante horas, pois já estava se preparando para o ano seguinte. Mesmo em seu auge de sucesso e fama, sua obstinação nos treinos se tornou lendária.

A história de Michael Jordan nos ensina três principais lições valiosas:

1) O fracasso é parte essencial do sucesso

Jordan falhou inúmeras vezes, mas usou cada derrota como uma oportunidade para se aprimorar.

2) Acredite que você pode melhorar

Como Carol Dweck descreve em Mindset, Jordan acreditava que suas habilidades podiam ser desenvolvidas com esforço e persistência. Você precisa acreditar o mesmo!

3) Dedique-se constantemente

A dedicação de Jordan nos treinos, mesmo após conquistas, mostra que o sucesso é resultado de um trabalho contínuo, de procurar ser sempre 1% melhor todos os dias.

Para a próxima semana, reflita sobre a seguinte frase: 👇

“O que importa não é o que acontece, mas como você reage.” (Epicteto)

Até a próxima segunda,

Equipe Flynow. 💜