Você se lembra da frase de reflexão da nossa última newsletter?
“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.”
Esta ideia, atribuída à Sêneca, resume uma verdade poderosa: sem um objetivo claro, é como se estivéssemos à deriva em alto-mar, sem uma mapa ou bússola. Em outras palavras, completamente perdidos e imóveis.
A verdade é que se você não sabe o que quer (o que não quer de jeito nenhum também pode ser útil) ou onde quer chegar, mesmo as circunstâncias mais favoráveis não te levarão a lugar nenhum e, neste caminho, muitas oportunidades serão perdidas.
Na Regra 2 do livro Além da Ordem de Jordan Peterson, o autor explora exatamente essa ideia. A regra sugere que você deve imaginar quem poderia se tornar e mirar esse alvo com determinação.
E como fazemos isso? Escolhendo o melhor alvo que pudermos imaginar hoje. Caminhando, mesmo que hesitante, em direção a ele. Observando nossos erros e equívocos ao longo do caminho, enfrentando-os e corrigindo-os.
Quando você define um alvo, mesmo que ele esteja distante e seja desafiador, você começa a traçar um caminho para alcançá-lo. Com isso, você pára de se afogar na incerteza, na imprevisibilidade e no caos. E é aí que o vento começa a soprar a seu favor!
💭 Agora, reflita: quem você poderia ser se usasse todo o seu potencial? Qual é o seu objetivo? Que vida deseja construir? E o que te impede de começar a se mover nessa direção? Lembre-se, o vento só será útil se você souber para onde está navegando.
Para a próxima semana, reflita sobre a seguinte frase: 👇
“O que você nega te submete, o que você aceita te transforma.” (Carl Jung)
Até a próxima segunda,
Equipe Flynow. 💜