Você já ouviu falar em kintsugi?
O kintsugi é a arte japonesa de reparar cerâmicas quebradas usando uma mistura de laca e ouro em pó.
Mais do que uma técnica, essa arte celebra a beleza da imperfeição e oferece uma poderosa metáfora para a vida: todos nós acumulamos feridas e perdas ao longo do nosso caminho.
Assim como uma xícara quebrada que não se recompõe, ter feridas faz parte da vida. No entanto, podemos nos recompor dando um novo significado ao que aprendemos com cada infortúnio ou fracasso.
Tal como uma delicada peça de porcelana, o coração humano também sofre com danos e adversidades, mas ocultá-los, independentemente da razão, não resolve o problema, uma vez que o que aconteceu conosco faz parte da nossa história e é o que nos trouxe até aqui.
Ao transformar nossas cicatrizes em algo valioso – metaforicamente falando, usando o brilho do ouro – não estamos só celebrando a beleza do que é imperfeito, mas mostrando que temos orgulho da nossa história, assim como a laca dourada nas cerâmicas japonesas.
Em outras palavras, o kintsugi nos ensina que não devemos ocultar nossos fracassos e infortúnios, mas sim conferir novos significados a eles. Afinal, ter problemas é sinônimo de estar vivo e, mais do que isso, e é justamente a existência dos momentos difíceis que nos permite valorizar os momentos felizes.
Para a próxima semana, reflita sobre a seguinte frase: 👇
"Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir." (Sêneca)
Até a próxima segunda,
Equipe Flynow. 💜