O Ikigai nada mais é do que um termo japonês que descreve a motivação para viver, ou seja, a razão pela qual alguém levanta da cama todos os dias. Além disso, a palavra Ikigai possui um significado dinâmico, envolvendo a procura constante por atividades que proporcionem satisfação individual e coletiva.
É esta ferramenta japonesa que faz com que os moradores centenários, felizes e motivados do Sul do Japão vivam uma vida longa, mais feliz e com propósito. Da mesma maneira, você pode encontrar o seu propósito através da mandala elaborada com os pilares da vida.
Neste post, vamos te contar o que é o Ikigai e como utilizá-lo para garantir uma vida mais feliz e com propósito. Continue lendo e confira!
O que é o método Ikigai?
O termo Ikigai surgiu em Okinawa, um local formado por um conjunto de ilhas no sul do Japão. O local é habitado por diversos moradores centenários, que afirmam que o segredo para a longevidade é o próprio Ikigai.
Assim, o Ikigai envolve todo um processo reflexivo de si próprio. A partir desta ferramenta de autoconhecimento formada por uma mandala, você consegue identificar as diversas áreas da sua vida e também as intersecções entre a sua vida pessoal e profissional.
A mandala é formada pelos seguintes quatro círculos que se sobrepõem:
- O que amo fazer
- O que posso fazer bem
- O que posso ser pago para fazer
- O que o mundo precisa
Ao centro destes quatro círculos, haverá a intersecção principal: o próprio Ikigai. Assim, a ferramenta auxilia na identificação da correlação entre estes aspectos e no alinhamento das suas aspirações pessoais e profissionais.
Como descobrir o Ikigai?
Preencher a mandala do Ikigai é um processo bastante simples. Você pode fazê-lo manualmente em uma folha de papel, a fim de ter uma visão melhor de todos os aspectos.
Assim, comece questionando-se acerca das quatro perguntas mencionadas anteriormente:
1. O que amo fazer
Nesta primeira etapa, você pode se questionar:
- Qual é a sua motivação mais profunda?
- Qual a sua paixão?
- O que você ama?
Nesta primeira etapa, pense naquilo que você gosta de fazer e o que faria se não precisasse de dinheiro.
2. O que posso fazer bem
No próximo passo, se questione:
- No que você é bom?
- Quais são os seus pontos fortes?
- O que você sabe fazer bem?
Nesta etapa, o foco é aproximar-se da sua vocação. Você pode até mesmo perguntar para amigos, familiares e colegas.
3. O que posso ser pago para fazer
Na terceira seção, se questione:
- Onde você pode trabalhar?
- Qual profissão estaria relacionada com o que você refletiu anteriormente?
- O que você faz que os outros poderiam pagar?
O intuito da terceira seção é ser mais realista e elaborar o maior número de trilhas possível.
4. O que o mundo precisa
Por fim, na última seção você deve se perguntar:
- Qual a sua missão na Terra?
- O que você pode fazer para tornar o mundo melhor?
- Como você pode agregar valor social?
Apesar de ser bem mais abstrata, esta seção não é menos importante. Aqui, você pode validar as trilhas identificadas anteriormente e torná-las reais.
Além disso, é essencial que você não se pressione! O certo é ser honesto consigo mesmo e não focar em encontrar respostas “certas ou erradas”. O seu ikigai, ou seja, o seu propósito e motivação para viver, estará na intersecção das respostas destas quatro perguntas, sendo algo que você ama fazer, que pode fazer bem, ser pago e que o mundo precisa.
Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!
Quer começar 2022 com o pé direito sendo mais produtivo, definindo metas e planejamentos realmente eficientes e definindo os hábitos corretos para se tornar a sua melhor versão? Então não deixe de conferir os nossos ebooks Guia Definitivo para a Produtividade, Metas e Planejamento e Guia Completo sobre Hábitos clicando aqui.