Imagine que há uma bateria dentro de você. Toda sua energia está armazenada ali e, assim como a bateria do seu celular ou notebook, essa bateria pode estar 100% carregada ou acabar completamente.
Quando essa bateria acaba, você se sente exausto, esgotado e talvez até deprimido. E é aí que a probabilidade de se distrair com as redes sociais é maior, o que faz com que você se sinta pior ainda. Afinal, além de cansado, você ficaz irritado consigo mesmo por ter perdido tempo.
Você já se sentiu assim? Porque eu já.
Agora imagine a sensação de estar com a bateria cheia. Você está de bom humor e cheio de animação, se sentindo descansado, com a mente afiada, o corpo em alerta, vivo. Em outras palavras, pronto para encarar qualquer coisa.
A sensação é boa, não é?
No post de hoje, vamos entender como você pode experienciar essa sensação mais vezes e ter muito mais energia no seu dia para conseguir manter o foco e ser mais produtivo, com dicas baseadas no livro Faça Tempo, de Jake Knapp e John Zeratsky. Vamos lá?
Ainda não tem nosso App Flynow baixado? Então clique aqui! 🚀
O estilo de vida moderno é um acidente
Há cerca de duzentos mil anos, o Homo Sapiens surgiu na África e durante os primeiros 188 mil anos da espécie, todo mundo tinha o mesmo cargo: caçador-coletor.
Os dias dos nossos ancestrais eram praticamente os mesmos: caminhar, correr e transportar objetos por longas distâncias. Quando chegava o pôr-do-sol, eles estavam exaustos.
Então eles compartilhavam uma refeição de carne com o grupo, se aninhavam em uma espessa tira de pêlo de mamute, observavam as estrelas e, então, dormiam o melhor sono em anos.
No entanto, há 12 mil anos, os seres humanos começaram a cultivar alimentos e a maioria abandonou a vida nômade para se estabelecer em vilarejos e cidades. E assim, continuamos a evoluir.
Mudamos da lenha para os combustíveis fósseis. Dominamos a energia a vapor e a eletricidade. Criamos fábricas. Concebemos a TV e ficamos tão obcecados com ela a ponto de mudar nosso padrão de sono para assistir horas e horas de programação.
Mas por que eu estou falando isso tudo? Para chegar no ponto que, conforme dizem os autores, fomos feitos para um mundo, mas vivemos em outro.
Assim, a maneira mais eficiente de ter mais energia em nosso dia a dia é voltar ao básico, ou seja, fazer as coisas de forma mais parecida com que os nossos ancentrais pré-históricos faziam.
Para ter mais energia, aja como um homem das cavernas
De acordo com Jake e John, obter a energia necessária para manter o cérebro mais focado implica em cuidar do corpo, afinal, existe uma ligação entre o nosso cérebro e o nosso corpo.
Mas, como fazemos isso? Para os autores, precisamos agir como um homem das cavernas. Calma que vamos entender:
🚶Dica #1: Sempre em movimento
Lembra o que eu disse sobre como eram os dias dos nossos ancestrais caçadores-coletores? Eles estavam sempre caminhando, carregando ou levantando algo e trabalhando.
E de fato, nosso corpo e nosso cérebro funcionam melhor quando estamos em movimento.
Por isso, a primeira dica para aumentar sua energia e deixar sua bateria em 100% é movimentar seu corpo.
Mas, para isso, não é preciso treinar para uma maratona. De acordo com os autores, uma simples sessão de 20 a 30 minutos já pode fazer o seu cérebro trabalhar melhor, reduzir o estresse, melhorar o seu humor e facilitar o sono de qualidade, garantindo mais energia para o dia seguinte.
🍎 Dica #2: Coma comida de verdade
Estamos cercados por comidas industrializadas, que só causam picos de glicose no nosso sangue que nos deixam ainda mais cansados.
Por isso, aqui a dica também refere-se a voltar ao básico e comer comida de verdade.
Comer comida de verdade, além de fornecem os nutrientes essenciais que o corpo precisa para funcionar de maneira eficiente, também ajudam a manter os níveis de açúcar estáveis no sangue, prevenindo aquela fadiga e sensação de cansaço que muitas vezes segue um pico de açúcar.
Mas, o que é comida de verdade? Pense naqueles alimentos que sua avó ou bisavó reconheceriam como comida.
Será que elas reconheceriam a batata chips ou aquelas balinhas super coloridas e cheias de açúcar como comida? Ou é mais provável que elas reconhecesseem as carnes, legumes, verduras e frutas como comida?
☕Dica #3: Otimize a cafeína
A cafeína é uma droga levemente viciante que deve ser ingerida de forma consciente e não no piloto automático, como costumamos fazer.
No livro, os autores mencionam um sistema inventado por Ryan Brown (um dos maiores amantes de café no mundo. Ele até escreveu um livro sobre isso) para desfrutar o máximo possível do café, mantendo a energia estável sem prejudicar o sono.
Esse sistema consiste em:
- Acordar sem café;
- Tomar a primeira dose entre nove e meia e dez e meia da manhã;
- Tomar a última dose entre uma e meia e duas e meia da tarde.
A explicação para você acordar sem café é a de que, pela manhã, seu corpo produz níveis altos de cortisol. A cafeína, por sua vez, não tem muito efeito quando o nível de cortisol está alto.
Por isso, para se obter o nível ideal de energia, o horário perfeito para tomar a primeira xícara de café do dia é às nove e meia.
Além disso, Ryan também recomenda tomar a última dose entre 13h30 e 14h30, mas em diversos estudos, existe um consenso do horário máximo ser às 16h.
Aqui, é importante lembrar que a questão da cafeína é sua meia-vida de 6h. Logo, se você vai dormir às 22h, você deve parar de consumir cafeína às 16h.
📱Dica #4: Desligue-se de tudo
Vivemos em um mundo super-estimulado. Há sempre diversas novidades nas redes sociais que parecem impossíveis de resistir, que sugam toda a nossa energia e capacidade de concentração.
Assim, os autores relembram como era o mundo dos nossos ancestrais caçadores-coletores: quase nada acontecia. A não ser pelo contratempo ocasional de um mastodonte, não havia notícias urgentes e o silêncio era a regra.
Para tentar espelharmos esse estilo de vida dos nossos ancestrais, algumas dicas dos autores são:
- Fazer caminhadas na natureza;
- Definir momentos de meditação para dar uma pausa para o cérebro respirar;
- Deixar os fones de ouvido em casa e resistir à tentação de preencher os espaços em branco. Você pode fazer isso enquanto estiver caminhando na natureza, por exemplo.
- Fazer pausas das redes sociais. Você pode tanto fazer isso em pequenos momentos do seu dia como fazer desafios de 1 semana ou 15 dias, por exemplo.
🤝 Dica #5: Passe tempo com a sua tribo
Já dizia Aristóteles: “O homem é um animal social”.
Se pararmos para refletir sobre o estilo de vida dos nossos ancestrais caçadores-coletores, eles também eram assim, sempre tendo momentos de conexão cara a cara com sua tribo ao final do dia.
Hoje em dia, a maior parte das nossas interações são tela a tela. Mas, isso não significa que não podemos agir à moda antiga.
Algumas maneiras de fazer isso e passar mais tempo com nossa “tribo” é encontrar pessoalmente com nossos amigos ou aqueles pessoas que você sente que recarregam sua energia.
Além disso, também é importante procurar fazer refeições sem telas, procurando conversar mesmo com a sua família ou a pessoa que está à sua frente.
😴 Dica #6: Durma numa caverna
Fala a verdade: estava faltando essa dica, não é? De fato, ter um sono de qualidade é algo fundamental para ter mais energia e que não poderia ficar de fora da nossa lista.
Contudo, em nossa sociedade atual, existem diversos obstáculos para uma boa noite de sono, desde as telas até a cafeína.
Pense novamente num homem das cavernas. O ritmo das noites dele era previsível: ele dormia na escuridão e nunca acordava acelerado por causa de um e-mail.
Mas, como podemos replicar esse ritmo de noite deles?
Além de ter horários fixos para dormir e acordar, praticar atividade física com regularidade e ter cuidado com a cafeína, os autores dizem que é muito importante entender que o quarto foi feito para dormir.
Isso significa manter seu celular longe do quarto o tempo todo, além de remover todos os aparelhos eletrônicos, para que este cômodo sirva seu único propósito, que é dormir.
👉 E se você quiser conferir mais dicas, confira esse nosso blogpost com 12 dicas para dormir melhor baseadas no livro Por que nós dormimos.