Você já foi uma daquelas pessoas que disse a si mesmo que, para ter um dia mais produtivo, você precisaria muito mais do que 24 horas? Se esse fosse o caso, você acha que conseguiria cumprir todas as suas tarefas ou ia continuar sobrando mais tarefas ainda a executar?

A verdade é que temos tempo suficiente para cumprir as atividades da nossa rotina, o que nos falta, muitas vezes, é um gerenciamento melhor do tempo que temos. Duas horas para terminar um trabalho e enviá-lo pode ser muito tempo, porém, pode ser pouco tempo também, se estivermos mexendo no celular enquanto fazemos o trabalho.

Por isso, é importante que você organize a sua rotina e suas atividades de modo que você consiga promover um melhor uso do seu tempo e, além de tudo, um foco específico para cada atividade realizada. Neste post, vamos te contar 5 dicas essenciais para um melhor gerenciamento de tempo. Confira!

Dica nº1: Use a to-do list

foto1.jpg

Ter uma lista das tarefas e atividades que você precisa fazer é uma dica importantíssima quando se fala de gerenciamento de tempo. Afinal, se você quer ser mais produtivo, você deve começar sabendo o que precisa realizar naquele dia.

Não saber o que você precisa fazer, além de promover a procrastinação, irá fazer com que você se sinta ansioso e estressado pelo dia ter passado e você não ter feito nada. Por isso, não falhe na dica nº1!

Dica nº2: Destaque do dia

foto2.jpg

Nesta dica, basicamente o que você deve fazer é escolher uma única coisa, todos os dias, que deverá ser o seu destaque. Definir um destaque para o seu dia é importante para que você saiba quais são suas prioridades e se sinta feliz no fim do dia por ter realizado esta coisa.

Além disso, quando não definimos um destaque para o nosso dia, passamos o dia todo tão imersos em nossas listas de tarefas para chegar no fim do dia e não termos feito a coisa que era mais importante/urgente/satisfatória.

Por isso, se você sempre fica prolongando algo por não ter “tempo”, está na hora de você começar a definir destaques para o seu dia e provar daquele sentimento de vitória por estar fazendo algo que realmente é importante para você!

Dica nº3: Time Blocking

foto3.jpg

O bloqueio de tempo ou “Time Blocking” em inglês, é algo que Elon Musk faz o tempo todo. Basicamente, a ideia do Time Blocking é, quando você precisa muito fazer algo, você coloca blocos de tempo para esta atividade.

Vamos supor que seu destaque do dia é terminar aquele documento que você prometeu entregar ao seu cliente naquele dia. Nesse caso, você definiria um bloco de tempo para esta tarefa: “Terminar Relatório” das 8h às 10h, por exemplo.

Da mesma maneira, você pode fazer isso com outras tarefas do seu dia, além de poder fazer ajustes caso seja necessário. Além disso, combinar o Destaque do Dia com o Time Blocking é um match perfeito.

É claro que você vai realizar outras tarefas no dia que não sejam só o seu destaque. Mas pense comigo se, daqui em diante, você realizasse a única coisa mais importante do seu dia todos os dias? Imagina o impacto que isso teria na sua vida!

Dica nº4: Lei de Parkinson

foto4.jpg

A Lei de Parkinson diz: “O trabalho expande-se para preencher o tempo que alocamos para ele”. Isso significa que se você tem que fazer aquele documento do exemplo anterior e, se você se dá o dia inteiro para fazer ele, você gastará o dia inteiro.

Porém, se você se desse, por exemplo, 1h30 para fazer aquele documento e colocasse outras tarefas na sua to-do list para realizar naquele dia, provavelmente você ia dar um jeito de terminar o relatório em 1h30.

Logo, o conselho aqui é aproveitar os prazos, ou seja, se você tem algo que precisa ser feito, ao invés de dar uma janela de tempo muito grande para fazer esta coisa, defina um espaço de tempo específico e use o time blocking para organizar-se e fazer o que precisa ser feito.

Dica nº5: Proteção de tempo

foto5.jpg

Proteção de tempo significa escolher um horário do dia para trabalhar nas suas atividades sem o mínimo de interrupção. Dado o cenário atual, onde muitas pessoas estão trabalhando em casa e têm flexibilidade quanto às suas agendas, é comum você não ter um horário muito bem definido para realizar suas tarefas.

Por isso, você deve analisar qual é o seu período mais produtivo (a maioria das pessoas é pela manhã) e tentar trabalhar nas suas atividades sem a mínima interrupção.

Vamos supor que você alguém que é super produtivo pela manhã e que acorda às 7h30, por exemplo. Às 8h, você já está pronto para começar seu dia, após ter se arrumado e tomado um café da manhã saudável.

Se você aplicar este conceito de proteção de tempo e tirar as manhãs só para trabalhar nas suas coisas e, vamos supor que você fique até 12h trabalhando, você terá 4h de trabalho produtivo todos os dias. Imagine fazer isso 6 dias por semana durante um mês!

Estas 5 dicas podem parecer muito básicas para algumas pessoas, porém, muitas vezes, algo está dando errado porque não estamos fazendo nem o básico necessário. Pense comigo, se alimentar bem é o básico que você tem que fazer, mas muitas vezes não fazemos. Se exercitar também, é o básico que você deve fazer para manter uma vida saudável, mas também não fazemos.

Da mesma forma, gerenciar o seu tempo de uma maneira melhor, apesar de ser algo que todo mundo deveria fazer, a maior parte das pessoas não faz. Por isso, pegue estas 5 dicas e comece a aplicá-las.

Não precisa nem ser todas ao mesmo tempo, pode aplicando uma por uma e ir observando os resultados, você verá diferença! Muitas vezes a resposta está na nossa frente e é muito simples, mas estamos muito cegos para vê-la.

Por fim, se você deseja aprender mais sobre hábitos, planejamento e metas, temos dois ebooks que irão agregar muito a você. Basta clicar neste link para conferi-los!