Você já ouviu falar em crenças limitantes, corrida dos ratos e empreendedorismo? Essas são algumas das principais lições do livro Pai Rico, Pai Pobre.
Mesmo tendo sido escrito em 1997, os ensinamentos apresentados são atemporais e até os dias de hoje impactam leitores ao redor do mundo.
Ficou interessado no assunto? Nesse post, vamos te apresentar os principais ensinamentos de Pai Rico, Pai Pobre. Vamos lá?
Quais lições podem ser aprendidas com o livro Pai Rico, Pai Pobre?
O livro Pai Rico, Pai Pobre, possui uma trama que se desenvolve com a apresentação de dois pais: um pai mais afortunado e outro menos afortunado.
O pai rico possui uma visão empreendedora, enquanto o pai pobre possui uma visão de escassez e negatividade sobre o dinheiro.
Ao escolher ouvir e absorver lições do pai rico, Robert Kiyosaki obteve alguns insights que o ajudaram a transformar sua mentalidade.
A seguir, conheceremos algumas destas lições.
1. Saia da corrida dos ratos
Você sabe o que é a chamada “corrida dos ratos”? De acordo com o autor, há dois sentimentos comuns, frequentemente presentes na classe média: medo e ambição.
Devido ao medo de não ter dinheiro, as pessoas trabalham sem parar e quanto mais ganham, mais gastam. E aí o ciclo volta novamente: trabalham muito para manter o padrão de vida. Se recebem um aumento de salário, elas querem gastar ainda mais.
Ou seja, estão sempre vivendo um degrau acima do que poderiam e trabalhando muito para manter este estilo de vida de gastar mais do que podem.
Por isso, o primeiro passo para mudar sua mentalidade para uma mentalidade rica é ir na direção oposta: ao invés de trabalhar para o dinheiro, faça ele trabalhar para você.
2. Há diferença entre “estar quebrado” e “ser pobre”
Os verbos “ser” e “estar” têm muito poder em uma frase.
Reflita sobre o que você tem dito e pensado a seu respeito, e então me diga: você é pobre ou está quebrado?
Se você respondeu que é pobre, você continuará nessa posição, ou seja, já faz parte de você.
No entanto, ao responder que está quebrado, você está falando de uma situação passageira, que pode ser mudada.
3. Não pare de estudar
A terceira lição do livro Pai Rico, Pai Pobre é: nunca pare de estudar.
De fato, estudar, além de te trazer conhecimento, te ajudará a crescer, a melhorar sua situação financeira e se manter atualizado frente a um mercado que está sempre mudando.
Você pode estudar sobre assuntos que te interessem, como o mercado, sua área ou hobbies, por exemplo.
Mas não fique com o conhecimento só para si: utilize-o de forma inteligente para transformá-lo em dinheiro.
4. Entenda o que são ativos e o que são passivos
Muitas pessoas tendem a confundir ativos e passivos. No livro Pai Rico, Pai Pobre esse tema é abordado de forma clara:
- Ativos: são aqueles que te dão mais dinheiro, ou seja, que fazem o seu patrimônio crescer. Exemplos são títulos, ações, imóveis e etc;
- Passivos: aqueles que tiram seu dinheiro, ou seja, que farão com que você tenha gastos. Exemplos disso são carros, casas e etc.
Assim, é muito simples: basta investir nos ativos. Isso não significa que você não possa comprar passivos, mas sim que deve focar em enriquecer primeiro.
Quando você já tiver um bom retorno, pode pensar em adquirir os passivos.
5. Não acredite em crenças limitantes
Para obter mudanças em nossa vida, tudo começa pela nossa mente.
A verdade é que, ao longo da vida, todos nós desenvolvemos certas crenças que nos impedem de evoluir: as chamadas “crenças limitantes”.
Em relação ao dinheiro, é comum ouvir que ele é a raíz de todo mal, ou que “ter dinheiro” é algo negativo.
Esta situação pode fazer com que você, mesmo de forma inconsciente, prefira fugir do dinheiro, impedindo que você enriqueça.
6. Seja um empreendedor e um investidor
Outra lição do livro Pai Rico, Pai Pobre é a importância de estudar sobre empreendedorismo.
De acordo com ele, existem quatro perfis de pessoas: empregados e autônomos de um lado, empreendedores e investidores do outro.
A maioria das pessoas se encontra do lado dos empregados e autônomos, mas a boa notícia é que esses estados não são imutáveis, ou seja, quem está no primeiro lado pode passar para o lado dos empreendedores e investidores através da busca pelo aprendizado.
7. Eduque-se financeiramente
Por fim, a última lição do livro Pai Rico, Pai Pobre é educar-se financeiramente.
Isso significa estudar sobre finanças e procurar aprender como você pode investir melhor seu dinheiro.
Você pode buscar diversas fontes, como livros, vídeos no YouTube e podcasts, por exemplo.
Lembre-se: o importante é se manter informado sobre o tema.
Quer descobrir como criar e manter hábitos no longo prazo de forma fácil? Então conheça o nosso curso "Domine seus Hábitos: A chave para uma vida extraordinária" e mude de vida!