Você sabia que existem 6 mentiras que afastam você do seu sucesso? Sim, é verdade e isto é falado no livro A única coisa, dos autores Gary Keller e Jay Papasan. De acordo com os autores, estas 6 mentiras são crenças que ouvimos tantas vezes que tendemos a entendê-las como verdade.

Além disso, muitas vezes essas crenças confundem nossos pensamentos, desencaminham nossas ações e desviam nosso sucesso. E o fato de estes mitos e mentiras serem lançados tão frequentemente, começamos a tomar decisões baseados neles.

Pense em quantas vezes você já ouviu as seguintes frases:

  • “Tenho muita coisa para fazer”
  • “Farei mais coisas se fizer tudo ao mesmo tempo”
  • “Preciso ser uma pessoa mais disciplinada”
  • “Eu deveria conseguir fazer o que eu quero sempre que eu quero”
  • “Preciso de mais equilíbrio na vida”
  • “Talvez eu não devesse sonhar tão alto”.

De acordo com os autores, basta repetir esses pensamentos com frequência para que estas mentiras te impeçam de potencializar seu potencial. E é por isso que você precisa colocá-las para dormir, mas antes você precisa conhecer quais são essas seis mentiras:

  1. Tudo importa igualmente
  2. Multitarefa
  3. Uma vida disciplinada
  4. A força de vontade está sempre à disposição
  5. Uma vida balanceada
  6. Grande é ruim

Mentira nº1) Tudo importa igualmente

foto1.jpg

De fato, a igualdade é um ideal sempre buscado quando o assunto é justiça e direitos humanos. Porém, no mundo real, as coisas nem sempre são iguais. Não importa como os professores deem notas, dois estudantes não são iguais. Não importa quão talentosas sejam, duas pessoas não são iguais.

É claro que as pessoas devem ser tratadas de modo igual, mas o ponto dos autores aqui é que, no mundo das conquistas, nem tudo importa igualmente. Ou seja, a igualdade é uma mentira. Ao compreender isso, você será capaz de tomar melhores decisões.

Assim, o livro nos dá algumas dicas para lidarmos melhor com essa mentira. A primeira delas é ser simples, ou seja, não se preocupar em acumular tarefas, permitindo que o mais importante direcione o seu dia (lembre-se da Regra de Pareto, de que 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços).

A segunda dica é ir ao extremo. Isso significa descobrir o que é mais importante e ir perguntando até encontrar uma única coisa. Outra dica é dizer não, afinal você precisa dizer não para qualquer coisa que você poderia fazer ao invés de concluir o que é mais importante.

Por fim, a última dica é não se prender ao jogo do “ok, feito”. De fato, tendemos a agir desse modo quando acreditamos que as coisas importam igualmente, sendo direcionados pela ideia de que tudo tem que ser feito. Mas não, o sucesso vem quando nos preocupamos apenas com o que é mais importante.

Mentira nº2) Multitarefas

foto2.jpg

Deixa eu te fazer uma pergunta: Se fazer a coisa mais importante é o mais importante, por que você tenta fazer qualquer outra coisa ao mesmo tempo? Já parou para pensar nisso?

De fato, quando tentamos fazer duas coisas ao mesmo tempo, ou não dá certo ou fazemos ambas mal. Como diria a frase de Publilius Syrus: “Fazer duas coisas ao mesmo tempo não é fazer nenhuma delas”. Ou seja, se você tentar ser multitarefa, você será medíocre em tudo.

Por isso, os autores ressaltam que você precisa fazer as pazes com a distração. Todo mundo se distrai, é algo natural. Porém, essa situação é ainda mais agravada quando você tenta fazer duas coisas ao mesmo tempo.

Logo, depois de passar pela mentira anterior e descobrir de verdade o que mais importa no momento, você pode e deve direcionar sua atenção nisso.

Mentira nº3) Uma vida disciplinada

foto3.jpg

De acordo com os autores, uma das maiores mentiras é a de que a pessoa bem-sucedida é aquela que é “disciplinada” e leva uma vida igualmente disciplinada. Na verdade, não precisamos de mais disciplina do que já temos, só precisamos direcioná-la e manejá-la um pouco melhor.

De fato, quando você se disciplina, está na verdade treinando para agir de um modo específico. Ao manter essa ação por certo tempo, ela se tornará rotineira (famoso hábito). Ou seja, você não precisa ser disciplinado para ter sucesso, você só precisa escolher o hábito certo e reunir disciplina suficiente para estabelecê-lo.

Por isso, algumas dicas são: não tente ser uma pessoa disciplinada, seja uma pessoa de hábitos poderosos e use disciplina para desenvolvê-los. Construa um hábito por vez, desenvolvendo poucos hábitos significativos. Um por vez. Aos poucos.

Além disso, você precisa dar a cada hábito um tempo suficiente. Caso você não saiba, um hábito leva, em média, 66 dias para se formar. Assim, uma vez que o hábito estiver consolidado, você pode incrementá-lo ou partir para a construção de outro.

Mentira nº4) A força de vontade está sempre à disposição

foto4.jpg

A sua força de vontade não está sempre à disposição. Isso é uma mentira. Por mais que sua motivação esteja com tudo, sua força de vontade não estará simplesmente esperando você chamá-la. É por isso que a chave para você comandar a sua força de vontade é saber quando usá-la.

Assim, algumas dicas são: não gaste toda a sua força de vontade, escolha o que é mais importante e a reserve para isso, afinal você tem um estoque limitado dela. Além disso, outra dica importante é se alimentar bem e regularmente, para que você tenha combustível para auxiliar sua força de vontade.

Por fim, dê um horário para sua tarefa. Para isso, você deve fazer o que for mais importante primeiro, todos os dias, quando sua força de vontade está no máximo. Quando você emprega sua força de vontade primeiro no que é importante, você pode sempre contar com ela.

Mentira nº5) Uma vida equilibrada

foto5.jpg

De acordo com os autores, uma vida equilibrada é um mito, ou seja, um conceito enganador que muitas pessoas aceitam como objetivos válidos e conquistáveis sem parar para pensar. De fato, resultados extraordinários requerem atenção focada e tempo. Um tempo gasto com uma coisa, significa tempo perdido com outra. Logo, uma vida equilibrada é impossível.

Além disso, no livro, os autores passam uma metáfora interessante: “Imagine que a vida é um jogo no qual você manuseia cinco bolas. As bolas são chamadas de trabalho, família, saúde, amigos e integridade. E você mantém todas no ar. Porém, um dia, você descobre que o trabalho é uma bola de borracha. Se você derrubá-la, ela quica de volta. As outras quatro são feitas de vidro. Se derrubar uma, ela será irrevogavelmente arranhada, rachada, talvez até se estilhaça de vez”.

Por isso, os autores indicam que você separe sua vida em dois baldes, a sua vida pessoal e profissional. Assim, você deve balancear os dois baldes, deixando as coisas certas tomarem a frente quando necessário, voltando-se ao restante quando se é possível.

Mentira nº6) Grande é ruim

foto6.jpg

Pensar grande é essencial para que você tenha resultados extraordinários. De fato, sucesso requer atitude e atitude requer pensamento. Porém, a pegadinha é: as únicas ações que se tornam trampolins para o sucesso são aquelas advindas de pensar grande.

Por isso, não se limite ao cardápio. Várias pessoas de sucesso como Albert Einstein, Gandhi e Pablo Picasso não escolheram dentre as opções disponíveis, imaginaram resultados pensados por mais ninguém.

Porém, só pensar grande também não adianta em nada, você precisa ser ousado. Grandes ideias não chegam a lugar nenhum sem grandes atitudes. Por último, você precisa aprender a não ter medo do fracasso, afinal ele faz parte da sua jornada em busca de resultados extraordinários tanto quanto o sucesso.